Autor Tópico: Bom exemplo na Venezuela  (Lida 2712 vezes)

LeandroTelesRocha

  • Visitante
Bom exemplo na Venezuela
« Online: 24 de Abril de 2012, 00:01 »
Vejam isso: http://canaima.softwarelibre.gob.ve/  

Enquanto o Governo da Venezuela apoia o software livre e o sistema operacional Linux, o Brasil (que possui empresas como SERPRO, COBRA e Itautec), compra, cada vez mais, serviços e produtos do Google e da Microsoft, como o serviço de DNS brasileiro. O Canaima é o Linux venezuelano.

O que acham? Parece uma imitação do Ubuntu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 01:32 »
Ola

Citar
Page Canaima Educativo
    Contenidos educativos del proyecto CANAIMA según los lineamientos del Ministerio del Poder Popular para la Educación (MPPE).


Ainda fico com o Linux Educacional => https://launchpad.net/lineduc

Brasileiro, voltado às crianças de Lingua Portuguesa e derivado do Ubuntu.

Não esquecendo o corolário de Portugal, o Caixa Magica Magalhães=> http://comunidade.magalhaes.caixamagica.pt/index.php?pagina=homepage

Em minha humilde opinião, melhores, pois falam a nossa língua.

Quanto a SERPRO ele tem uma boa parte de seus esforços direcionados os SL => https://www.serpro.gov.br/downloads

Já a Cobra apesar de uma subsidiária do Banco do Brasil, é uma empresa de capital privado como sociedade anonima de capital fechado, sendo assim pode e tem autonomia para utilizar o software e a solução de TI que bem entender.
Porém, também disponibiliza varios aplicativos desenvolvidos de forma livre => http://www.cobra.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=147&Itemid=111

Finalmente, a Itautec é privada, uma empresa da holding Itausa e que deve dar satisfações unicamente ao seu conselho de adminstração e a seus acionistas. A Itautec é desenvolvedora e mantenedora da distribuição Linux Librix.

Não vejo como comparar instituições com personalidades jurídicas tão díspares porém todas, indistintamente, em maior ou menor grau estão envolvidas com o software livre.

como o serviço de DNS brasileiro.
Não entendi. Quem controla os dominios no Brasil é O comitê gestor da Internet, congrega o RNP ( rede nacional de pesquisas ) e o registro.br
DNS é apenas um banco de dados com interoperabilidades. Que eu saiba, o Google ou a Microsoft nunca tiveram ou têm um servidor de nomes no Brasil.

90% dos servidores de nomes utilizam o bind (uma solução livre)

[]'s
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, 01:47 por Tota »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 01:49 »
A sessão de Depoimentos

Citar
Depoimentos
Coloque aqui seu depoimento de como conheceu o Ubuntu Linux, o que achou do sistema e como foi (ou está sendo) sua adaptação.

Não se presta a este tipo de debate.

Por favor, observe as regras do forum, e procure postar nas sessões corretas do fórum.

Movido para => Café com Ubuntu

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 07:28 »
Vejam isso: http://canaima.softwarelibre.gob.ve/  

Enquanto o Governo da Venezuela apoia o software livre e o sistema operacional Linux, o Brasil (que possui empresas como SERPRO, COBRA e Itautec), compra, cada vez mais, serviços e produtos do Google e da Microsoft, como o serviço de DNS brasileiro. O Canaima é o Linux venezuelano.

O que acham? Parece uma imitação do Ubuntu.

Nooosssaa!!!

Só de ler a mensagem "Ministerio del Poder Popular"

Já me deu urticária e vertigem!

Sai de reto satanás!!!!

Nada que venha do Huguinho faz bem!!!!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2012, 13:45 »
Nada contra a Venezuela, mas o Brasil não deve nada para ninguém no desenvolvimento de software livre, como sempre pode melhorar, mas somos bons nisso.
Basta acompanhar a luta do Brasil contra a Microsoft pelo formato .odt, o reconhecimento do odt pela ABNT, o apoio oficial do presidente Lula e agora da Presidenta Dilma e do Ministro Mercadante ao software livre, as experiências de telecentros com linux, a troca do windows pelo linux nas urnas eletrônicas, as estatais BB, Petrobras, Metrô SP, Itaipú, governos Gaúcho e carioca, além do exército e da importância do Portal do software público:
http://www.softwarepublico.gov.br/
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2012, 11:06 »

Então compre um computador Apple... ou um notebook com Windows Seven Original...

O projeto deles é legal... gostei.

Eu não gosto do Ubuntu. Acho uma porcaria... o Fedora é muito mais sério, na minha opinião. Esse do governo venezuelado é muito bom....

Detesto Apple. Detesto Windows Seven Original.

Adoro linux. Adoro Ubuntu (Ubuntu é linux). E este é um fórum voltado exclusivamente para usuários do ubuntu.

Detesto qualquer projeto do Governo Chaves.

Nada contra a Venezuela, mas o Brasil não deve nada para ninguém no desenvolvimento de software livre, como sempre pode melhorar, mas somos bons nisso.
Basta acompanhar a luta do Brasil contra a Microsoft pelo formato .odt, o reconhecimento do odt pela ABNT, o apoio oficial do presidente Lula e agora da Presidenta Dilma e do Ministro Mercadante ao software livre, as experiências de telecentros com linux, a troca do windows pelo linux nas urnas eletrônicas, as estatais BB, Petrobras, Metrô SP, Itaipú, governos Gaúcho e carioca, além do exército e da importância do Portal do software público:
http://www.softwarepublico.gov.br/


Concordo plenamente com o texto do Adriano.
Gerencio a seção de informática de 3 unidades do Exército. Seguindo diretrizes do Comando, iniciamos a 3 anos atrás um plano de migração para software livre. 80% por cento do nosso parque computacional já se encontra rodando linux. Ubuntu nos desktop e Debian nos servidores.
O Exército assinou o protocolo de Brasília que, em síntese, adotou o formato open source para documentos(odp, ods, odt).
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2012, 11:54 »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2012, 20:13 »

Já testou o Fedora? É melhor que o Ubuntu.

Se o senhor é um profissional de T.I., deveria conhecer o Fedora. Eu não sou... sou bacharel em Direito e aluno do curso de Física. Mas entendo um pouco de informática e computação.

Acho o Ubuntu coisa de amador. E por que só 80%? Se fosse o Fedora, tenho certeza que mais de 90% dos computadores estariam utilizando o O.S. Linux.

Pelo menos teste o CD Live...

Já testei várias distros. Comecei no Conectiva Red Hat Linux Marumbi 2.0 - Maio de 1998. Hoje em dia não tenho nem mais tempo, nem mais saco pra ficar testando distro.
PQ a escolha do ubuntu nos Desktop?
Para usuários que gostam de mexer na configuração do micro, mas não teem conhecimento suficiente pra saber nem clicar e que são robotizados pelo Windows. O Ubuntu é uma boa pedida. O Ubuntu é pra esta rapaziada e eu presto suporte pra eles, então tenho que comer com farinha.
Eu que já fui usuário de "Linux from Scratch" não presto atenção nestes pormenores. Se o kernel é linux, faço ele dançar conforme minha música.
Ubuntu é linux. ;)
80% é algo excepcional para um parque computacional voltado pro Windows. Vc não sabe como a galera se agarra neste maldito mundo e não consegue fazer nada se só for removido um programa estilo office e colocar um libreoffice.

Recomendo vc a adotar uma postura de não desprestigiar nenhuma distro linux. Todas são linux, fazem o que vc quiser se vc souber o que está fazendo.
Este Canaíma que vc citou não tem nada de sobrenatural. O sobrenatural é justamente o governo que vc citou que está por trás disso. Falar em software livre em países que pregam o controle da impressa livre é meio surrealista. Imagina software livre na china, aonde o governo anda bloqueando a palavra "cego" ou "Chen Guangcheng" por que um cego falou que lá é uma merd....

Esta sua citação abaixo é de quem não conhece o desenvolvimento do software livre no Brasil e a sua aplicação em várias empresas públicas fazendo uma enorme economia aos seus cofres.
Citar
Enquanto o Governo da Venezuela apoia o software livre e o sistema operacional Linux, o Brasil, compra, cada vez mais, serviços e produtos do Google e da Microsoft
.

Eu levei 12 anos pra me livrar da cultura Windows. Uma empresa deve levar o dobro ou o triplo disso.

Complementando o que escrevi, procurei este texto de um ano atrás de alguém que respeita a filosofia do software livre e que eu concordo em grau, número e genero.

ReFiSeFuQui: O que é isso?? - Glennard Howard Hummes
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, 23:37 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Bom exemplo na Venezuela
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2012, 14:02 »
Não precisa ficar ofendido... eu conheço o Serviço Público, já fui servidor público e onde eu trabalhava (para a União) eles trocaram os computadores Dell com Windows XP e BrOffice por computadores Dell com Windows Seven e Microsoft Office 2010. Eu aprendi a gostar do BrOffice no meu trabalho, achei uma pena.
Não fiquei ofendido.
Nas licitações atuais existe legislação exigindo computadores sem sistema operacional pré-instalado.
Alguns orgãos burlam estas leis.

Antes de usar o Word da Microsoft, eu usava outro, chamado Microsoft Works... era para o Windows 95. Muito bom... e bem melhor que o Word 97 que existia na época. Eu demorei para me acostumar com o Word 2003 e ai surgiu essa nova versão do Microsoft Office, totalmente diferente... ai tive que adaptar novamente.
O se adaptar novamente é interessante! Abre novos horizontes.

Como eu já disse aqui no fórum, as pessoas compram computadores da marca Apple, com Mac OS, mas não compram computadores econômicos, de baixo custo, com sistema operacional Linux.

O usuário comum na maioria das vezes quer o melhor que o seu dinheiro pode comprar e por desconhecimento do que é o melhor navega de acordo com a propaganda.
Aple nunca vai deixar de ser maçã podre pra mim.

Para você que gosta de menosprezar os outros países, saiba que a Índia fabrica telefones celulares, computadores e automóveis de baixo custo, super econômicos, porque é um país pobre. Um dia a Índia vai estar melhor que o Brasil. Foi assim com a China, com outros países asiáticos, com a Rússia e o Brasil, que possui um potencial muito maior, não utiliza esse potencial porque prefere importar tudo e plantar árvores.

Não gosto de menosprezar país nenhum. Já fui na Venezuela. Adoro aquele país. Não gosto do seu governo.
Índia não é um país pobre. A maioria da sua população é que se encontra em condições dantescas.
Mas, sinceramente, espero que eles acabem por resolver seus problemas. Só não devemos colocar a China neste balaio, sabemos como enriquecem países deste tipo.
A Coréia do Sul que todos devemos nos espelhar. Investiu em educação, desenvolveu sua indústria auxiliados pelos EUA e hoje matam de inveja o seu irmão pobre metido a besta.

Você diz isso porque é militar e eu respeito os militares, mas acho que não é por ai e você não conhece a realidade de outros órgãos do governo federal brasileiro.

Obrigado pelo respeito! A realidade de alguns orgãos que incentivam o software livre eu conheço. Todos os orgãos não. Mais todos eles já deviam ter adotado o software livre. É uma diretriz do governo!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049