Acho que ter deixado meu problema (que é relativo à MFC-7440N) neste tópico relativo à DCP 7040 pode estar causando confusão, mas não sei como desmembrar isso agora, desculpem.
Mesmo assim, dei uma olhada nos links e vi que esse arquivo sobre o Debian conduz a uma configuração que já tenho presente, que é o brsaneconfig3 -q (a MFC7440N usa brsane3 e não 2) acusando a instalação do driver. Esse passo está, portanto, feito e conferido. Infelizmente o outro link também não acrescenta nenhum passo que eu já não tenha tentado. Praticamente tudo que fiz está na página da Brother, algumas coisas tentei que não estavam lá e não deram resultado (todas relatadas acima).
O que acho que pode trazer luz a esse problema e que, infelizmente, não tenho competência para tal, é comparar o modo como o ubuntu 11.10 e o 10.10 tratam a localização dos recursos para os aplicativos. Afinal, a instalação dos drivers não tem erros, o programa de diagnóstico localiza a Brother e envia ping para ela com sucesso. A Brother não tem defeitos, pois a instalação com o sistema velho continua funcionando.
Tentei achar algo nesse sentido na internet e não consegui, alguma sugestão?
Obrigada,
Acris