Autor Tópico: Versão ubuntu 12.04 Netbook  (Lida 14668 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2012, 07:13 »
Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8191SEvA Wireless LAN Controller (rev 10)

Ola

Faça uma pesquisa na sessão => Internet, Redes e Segurança

Tem instruções de como configurar sua placa de rede.

[]'s

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2012, 10:17 »
Sim Tota,

Já tinha pesquisado e tentado, mas não deram certo as dicas que vi. Talvez seja pq eram de outras versões mais antigas do Ubuntu. Uso a 12.04. Até pesquisando no Google não achei nada com a mesma placa q a minha, sendo usado o 12.04.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2012, 12:43 »
Ola

Acredito que tanto faz a versão, o procedimento é o mesmo.

Ou se procura o driver da comunidade para a versão do Ubuntu ou se utilizam os drivers do windows.

[]'s

Offline juniorteleco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #18 Online: 12 de Maio de 2012, 12:44 »
Na tentativa de criar uma partição dentro do windows acabei criando uma "Partição não Alocada" e agora não consigo instalar o Lubuntu dentro do desta parte.
Conto com a ajuda dos amigos do fórum.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #19 Online: 12 de Maio de 2012, 16:24 »
Na tentativa de criar uma partição dentro do windows acabei criando uma "Partição não Alocada" e agora não consigo instalar o Lubuntu dentro do desta parte.
Conto com a ajuda dos amigos do fórum.
Olá,  juniorteleco,  inicie  o  computador  com  o  live-cd  do  Lubuntu.
Abra  o  gparted.
Apos  abrir  o  gparted,  selecione  a  partição  não  alocada  e  clique  em  novo,  e  se  tiver  ali  partição  primária,  dexie  como  primária,  e  em  sistemas  de  arquivos  selecione  EXT4, e  feito  isso  clique  em  Adicionar.
Depois  clque  em  aplicar.  Já  estará  criada  uma  partição  em  EXT4.
Agora  feche  o  gparted  e  inicie  o  instalador  do  Lubuntu.  Selecione  modo  avançado,  e  na  tela  que  aparecer  selecione  a  partição  que  está  em  EXT4,  a  partição  que  há  de  instalar  o  lubuntu  e  clique  em  alterar.
Selecione  EXT4,  selecione  formatar  e  selecione o  ponto  de  montagem  /.
Depois  é  só  instalar  tranqûilamente  o  seu  lubuntu.
Espero  te-lhe  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline juniorteleco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #20 Online: 12 de Maio de 2012, 17:32 »
Agora que finalmente instalei o lubuntu ele não esta reconhecendo meu mouse, webcam e mic.
O que fazer?

Offline juniorteleco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #21 Online: 12 de Maio de 2012, 17:34 »
Na tentativa de criar uma partição dentro do windows acabei criando uma "Partição não Alocada" e agora não consigo instalar o Lubuntu dentro do desta parte.
Conto com a ajuda dos amigos do fórum.
Olá,  juniorteleco,  inicie  o  computador  com  o  live-cd  do  Lubuntu.
Abra  o  gparted.
Apos  abrir  o  gparted,  selecione  a  partição  não  alocada  e  clique  em  novo,  e  se  tiver  ali  partição  primária,  dexie  como  primária,  e  em  sistemas  de  arquivos  selecione  EXT4, e  feito  isso  clique  em  Adicionar.
Depois  clque  em  aplicar.  Já  estará  criada  uma  partição  em  EXT4.
Agora  feche  o  gparted  e  inicie  o  instalador  do  Lubuntu.  Selecione  modo  avançado,  e  na  tela  que  aparecer  selecione  a  partição  que  está  em  EXT4,  a  partição  que  há  de  instalar  o  lubuntu  e  clique  em  alterar.
Selecione  EXT4,  selecione  formatar  e  selecione o  ponto  de  montagem  /.
Depois  é  só  instalar  tranqûilamente  o  seu  lubuntu.
Espero  te-lhe  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.


Excelente dica funcionou certinho como voce disse.
Obrigado

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #22 Online: 27 de Julho de 2012, 20:51 »
Eu sempre instalo o Ubuntu "normal" nos 2 netbooks de casa, um Asus eeePC 1201T (meu) e um Asus eeePC 1000H (de minha esposa, este com mais de 4 anos de uso). Assim, já passaram por eles várias versões desde o 9.04 e raramente tive problemas. Só no 11.04 e 11.10 que eles não reconheceram o microfone embutido do 1201T (reconheceram do 1000H). Agora, na 12.04, reconheceu o microfone numa boa.

E quanto à performance, no 1000H cheguei a testar uma das versões mais simples (não me recordo se o LUbuntu ou o XUbuntu) e, sinceramente, não senti diferença significativa entre esse mais simples e o Ubuntu.

A configuração dos meus netbooks é a seguinte:
eeePC 1000H: 1 GByte de RAM e 80 GBytes de HD
eeePC 1201T: 2 GBytes de RAM e 320 GBytes de HD


Ramon
Eu tenho um Eee PC 1000HA com Ubuntu 12.04LTS e reparei que o microfone embutido dele não está funcionando. Já verifiquei o volume pelo ícone e pelo terminal, via alsamixer, mas não consegui fazê-lo funcionar. Em um tópico antigo, http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=post;quote=429104;topic=77143.0;num_replies=5;sesc=26c6cd414a1b15c246ca2bb6c7b5a94d, você disse ter resolvido isso editando o /etc/modeprobe.d/alsa-base.conf. Tentei inserir algumas linhas, como as que você citou, mas não funcionou.

Você poderia postar o conteúdo desse arquivo do seu Eee PC para comparação? Pelo live-usb do 12.04 o microfone nem é reconhecido e na instalação que tenho, o sistema reconhece sua existência, aceita configurar volume, mas não funciona.

Esse Eee PC 1000HA é um belo aparelho e justo agora que consegui corrigir o problema do drive wifi atheros, descubro esse problema no microfone. Na verdade, só falta isso para que o mesmo funcione perfeitamente com Ubuntu.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2012, 16:05 »
Caro xluisfernando,

Infelizmente, o 1000H que estava com minha esposa foi cedido para meu enteado e estou sem ele no momento. Não sei quando ele volta. Portanto, fico te devendo essa...

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2012, 22:56 »
Tranquilo Ramon

Mas, você confirma que o microfone embutido desse eee pc funciona com o 12.04? Ainda não achei em fóruns alguém que afirme isso.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2012, 00:58 »
Tranquilo Ramon

Mas, você confirma que o microfone embutido desse eee pc funciona com o 12.04? Ainda não achei em fóruns alguém que afirme isso.

exluisfernando

Você deve estar tendo o mesmo problema que eu tive com o microfone do meu lenovo e o do PC de casa, o problema em si não é o microfone, pois ele funciona normalmente, e sim a configuração do alsamix, descubri a solução de tanto fuçar para poder fazer ele funcionar, agora estou no trabalho, mas quando chegar em casa, posto o que tem que faze no alsamix :)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2012, 23:33 »
Tranquilo Ramon

Mas, você confirma que o microfone embutido desse eee pc funciona com o 12.04? Ainda não achei em fóruns alguém que afirme isso.

exluisfernando

Você deve estar tendo o mesmo problema que eu tive com o microfone do meu lenovo e o do PC de casa, o problema em si não é o microfone, pois ele funciona normalmente, e sim a configuração do alsamix, descubri a solução de tanto fuçar para poder fazer ele funcionar, agora estou no trabalho, mas quando chegar em casa, posto o que tem que faze no alsamix :)
Andry
No alsamixer, pelo terminal, eu configurei para que a coluna do MIC estivesse com a barra cheia, em 100%. Fiz o mesmo no controle de volume do pulse áudio. Pensei em alguma configuração no alsa-base.conf ou outro arquivo /etc da vida...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2012, 00:16 »
Eu também tinha feito isso, porem mesmo com a barra cheia ele não funciona, o negocio é alterar onde esta marcado MM tem que alterar para 00
A tecla que altera é a M coloca onde esta a o microfone (no alsamixer) e aperta o M, você verá que onde esta MM vai ficar 00 dai vai funcionar o microfone
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 12:49 por Andry »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:03 »
Eu também tinha feito isso, porem mesmo com a barra cheia ele não funciona, o negocio é alterar onde esta marcado MM tem que alterar para 00
A tecla que altera é a M coloca onde esta a o microfone (no alsamixer) e aperta o M, você verá que onde esta MM vai ficar 00 dai vai funcionar o microfone
Andry
Tanto como MM, quanto como 00 o microfone não capta som:

Editado pela moderação - Imagem acima de 40Kb - Por favor leia as regras do forum
http://imageshack.us/photo/my-images/96/capturadetelade20120802.png
Editado pela moderação - Imagem acima de 40Kb - Por favor leia as regras do forum

Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 23:40 por Andry »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Versão ubuntu 12.04 Netbook
« Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2012, 22:09 »
Tranquilo Ramon

Mas, você confirma que o microfone embutido desse eee pc funciona com o 12.04? Ainda não achei em fóruns alguém que afirme isso.

Caro xluisfernando, infelizmente não posso confirmar. Como era o netbook de minha esposa e ela não usa o microfone, não testei. Lamento.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1