Autor Tópico: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?  (Lida 8722 vezes)

Offline auimaue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Online: 02 de Maio de 2012, 18:40 »
Saudações aos Senhores,
uso o KUbuntu desde 2009, quando deixei o Biglinux4.2.
Sempre que alguém (que não seja um nerd ou cdf) me pergunta se deve deixar o velho windows de lado e instalar o Ubuntu, minha resposta é rápida: NÃO.
Após a instalação o coitado do usuário sempre tem problemas pra rodar o que quer que seja. Não sei como está a 2012, mas até pouco tempo, nem mesmo um singelo arquivo mp3 rodava no Ubuntu/Kubuntu. Obviamente que a gurizada mais CDF logo vai atrás de codecs e outras bugigangas pra poder usar o computador em paz.

Pergunto:
Já que não cabe tudo num CD, existe um DVD do Ubuntu que já venha "pronto-pra-usar"?
Os "direitos autorais" são um problema para isto?
Quem tem coragem de recomendar aquela tia do interior a mudar pro Ubuntu?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2012, 18:52 »
Já que não cabe tudo num CD, existe um DVD do Ubuntu que já venha "pronto-pra-usar"?
Essa é a política da Canonical, financiadora e criadora do sistema operacional.
O mais próximo disso é o Linux Mint

Os "direitos autorais" são um problema para isto?
A resposta é simples: sim!

Quem tem coragem de recomendar aquela tia do interior a mudar pro Ubuntu?
Por que não teria? A questão é se ela precisar de ajuda você vai saber das assitência à ela como ela encontraria se fosse com o Windows...?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2012, 19:45 »
Sabe faço isso por aqui e logo no começo dava até de forma gratuita a assistência agora indico os fóruns e eles estão usando o Linux e não os fóruns e que já me disseram algumas vezes aqui e em outros fóruns ganho uma graninha com o Linux sim (afinal é meu ganha pão - mexedor de PCs) com certificado e tudo.

Na instalação dou os primeiros socorros mostrando como manter o sistema atualizado e enfim eles na maioria usam o PC para digitar textos, fazer planilhas e muita navegação de internet. Não há o que quebrar o sistema com o básico.

O ubuntu e algumas outras distros foram feitas como o usuário final (doméstico) precisa basta ter um bom tutor para as primeiras adaptações e se não quiserem vir aos foruns ganhe seus trocados que mal há nisso???

T+
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 19:52 por Creto »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2012, 20:00 »
@Creto

É isso que me refiro no comentário: quem indicar o GNU/Linux saberá dar uma assistência básica caso seja necessário...??? Se sim, não tem nada de errado de cobrar por isso... muito pelo contrário, tá corretíssimo...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2012, 20:07 »
Chamar alguém de "louco" por ter saído do Windows é chamar esse mesmo alguém de burro, ignorante ou coisas do gênero.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2012, 20:13 »
@eliseu_carvalho

Não interpreto esse "louco" como burro ou ignorante. Mas sim, como alguém que rema, incansavelmente, contra uma correnteza quase intransponível. Mas os que conseguem verdadeiramente chegar à outra margem, sentem-se no paraíso...  :D :D :D

Ô liberdade boa essa...  8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2012, 20:33 »
O autor do tópico deve estar há muuuiiiito tempo sem usar ubuntu.
Se instalar o Ubuntu com a máquina conectada a internet e habilitar para baixar atualizações, codecs e plugins, no final o sistema estará pronto para uso. Não precisa ser técnico, nerd ou hacker para ativar duas opções na instalação.

Minha mãe e padastro aprenderam a usar o básico do computador no ubuntu, não sabem como é a cara do windows, logo, para eles o fácil de usar é o tal do Linux.

Recentemente minha vizinha veio pedir para eu formatar o pc dela, como estava sem tempo e ela desconfiava que a entrada de rede estava com problema, emprestei o cd do ubuntu 10.04 e dei a grande dica.... "coloque o cd no leitor e dê boot". O resto ela fez por conta e risco e está usando o ubuntu sem problemas.

Se ela é louca por mudar para o Ubuntu?
Não sei, o que posso dizer é que ao saber que não pegaria vírus, ela disse: "é esse mesmo que eu quero".
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2012, 20:34 »
Também não estou recomendando o Ubuntu pra ninguém. Não mais.

Eles que se virem com seus Windows.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2012, 20:36 »
Também não estou recomendando o Ubuntu pra ninguém. Não mais.

Eles que se virem com seus Windows.  :D

Tu que usa o JoliOS não vai recomendar ele também? Vai deixar os pobres coitados nas mãos da Micro$$$oft?  ::)

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2012, 21:10 »
Já me manifestei em outras ocasiões a favor do Ubuntu e faço novamente de uma forma resumida:
1 - Não me custa nada
2 - Quando iniciei nos primeiros modelos lançamentos, era totalmente ignorante em soft livre e nem mesmo sabia da existência.
3 - É mais complicado que o Windows? Sim, mas isto me fez pesquisar e evoluir deixando de ser apenas um digitador em computador e tomando conhecimento de novas formas de instalações de programas, trabalho em terminal, etc.
4 - Não deixei totalmente o Windows, tendo instalado em outro HD, mas raramente utilizado, pois salvo raríssimas exceções o Ubuntu me atende completamente.
5 - Deixar de recomendar aos outros é até compreensível, mas deveríamos sempre relatar que o O usamos e estamos satisfeito com o mesmo.
6 - No meu conceito o utilizador de soft livre deve ter o espírito democrático e dentro dos fóruns, levar dúvidas e sugestões para a otimização da distribuição por ele utilizada.
7 - Finalizando: Ninguém é obrigado a utilizar o Ubuntu e devemos agradecer a Canonical por no dar esta oportunidade e aqueles que seguirem o Windows, tentem fazê-lo de forma legal, pagando por todos os softs, muitos deles com novas versões pagas a cada ano ou biênio (Win Sevem já está partindo). E não se esqueçam que pirataria é crime e os softs utilizado nas empresas são passíveis de multas pesadíssimas quando não legalizados. Se os nossos governantes  fossem de claro tino adminstrativo, há muito que teriam instalados em todos os órgãos governamentais o soft livre, com isto tendo um corte considerável na despesa e isenção de possível irregularidade nas compra dos softs pagos.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2012, 21:23 »
Se os nossos governantes  fossem de claro tino adminstrativo, há muito que teriam instalados em todos os órgãos governamentais o soft livre, com isto tendo um corte considerável na despesa e isenção de possível irregularidade nas compra dos softs pagos.

Aí a Micro$oft cairia matando: microsoft-critica-posicao-do-governo-brasileiro-sobre-o-software-livre... :'( :'( :'(
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline auimaue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2012, 21:30 »
jkmsjq e demais colegas,
obrigado pelas respostas/comentários.
Sou obrigado a concordar com a maioria no quesito "manutenção".
Parabéns para a turma que está instalando para clientes.
Fiquei sabendo hoje que o BigLinux já saiu da versão 4.2 faz um bom tempo e lançou a 11.10 num DVD com 1,2GB, creio que este pode estar mais "completo" após a instalação (algo próximo do que eu tratei com vocês aqui para Ubuntu/KUbuntu). Não vou instalar ainda pois acabei de sair do KUbuntu 11.04 pro 12.04.
.
antoniodosantosor,
sou funcionário público, no prédio onde trabalho temos cerca de 400 computadores, com tanta gente numa rede com internet o setor de informática está sempre com muito trabalho (virus + "desconfigurações"). Apesar do custo de mudança do M.Office para o Libre/OpenOffice, a mudança para linux chegou a ser cogitada mas não aconteceu... mais uma vez o pobre contribuinte vai pagar a conta (sorte do tiu bill).

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2012, 21:47 »
Também não estou recomendando o Ubuntu pra ninguém. Não mais.

Eles que se virem com seus Windows.  :D

Tu que usa o JoliOS não vai recomendar ele também? Vai deixar os pobres coitados nas mãos da Micro$$$oft?  ::)

Eles estão bem na Microsoft, não há motivo pra mudança. Quero dizer, não vou força-los a usar Linux a contragosto.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2012, 22:16 »
Também não estou recomendando o Ubuntu pra ninguém. Não mais.

Eles que se virem com seus Windows.  :D

Tu que usa o JoliOS não vai recomendar ele também? Vai deixar os pobres coitados nas mãos da Micro$$$oft?  ::)

Eles estão bem na Microsoft, não há motivo pra mudança. Quero dizer, não vou força-los a usar Linux a contragosto.

eu também nao recomendo mais nao... eu simplesmente mostro meu ubuntu/kubuntu e eles ficam babando,   também rio muito deles quando o pc deles fica travando e cheio de virus... no final acabam me pedindo pra instalar o linux pra eles... ja aconteceu varias vezes...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Quem seria louco de mudar pro Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2012, 22:37 »

eu também nao recomendo mais nao... eu simplesmente mostro meu ubuntu/kubuntu e eles ficam babando,   também rio muito deles quando o pc deles fica travando e cheio de virus... no final acabam me pedindo pra instalar o linux pra eles... ja aconteceu varias vezes...

E eles ainda usam Linux? Quero dizer, não voltaram na recaída (usar Windows) ?

Porque muitos usam Linux uns poucos dias (talvez nem isso) e depois voltam ao querido e inestimável Windows.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"