Autor Tópico: Rodando Jogos  (Lida 14731 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Rodando Jogos
« Online: 07 de Outubro de 2005, 17:52 »
Eu já ouvi dizer que é possível rodar os jogos de windows no linux (no caso, ubuntu 5.04). Parece que existe uma espécie de emulador que "engana" o jogo


tenho interesse de rodar o the sims 2 e o gta san andreas pelo ubuntu... alguém poderia me dar maiores explicações sobre como se faz isso ? quais os programas, configurações e talz ...

inclusive, boatos dizem que o jogo rodado através de linux ficam cerca de 25% mais rápido mesmo sendo emulado! será ?! :shock: :shock: :shock:

Embora eu saiba que a maioria dos usuários de linux detestam rodar jogos de computador, tah aih o tópico para discussão. Acho que esta questão deveria ser esclarecida independente das opiniões pessoais de cada um...

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Rodando Jogos
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2005, 18:18 »
Fiquei sabendo agora que a maioria dos usuários de linux detesta rodar jogos :shock: Os boatos são mentira, o máximo que você consegue emulando é a mesma performance. O emulador mais conhecido é o Wine, que criou a versão WineX para jogos e hoje se chama Cedega.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

gleidson

  • Visitante
Rodando Jogos
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2005, 18:33 »
Lembrando. O cedega não é livre!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Rodando Jogos
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2005, 18:51 »
Verdade, o Cedega é um software proprietário, se você quiser pode comprá-lo por menos de 1/10 do preço do Windows.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

gleidson

  • Visitante
Rodando Jogos
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2005, 21:14 »
Sei lá. prefiro jogar jogos livres, assim não fico só no falar de sw livre. usá-lo também.

Tá, tudo bem que em jogos ainda está fraco e os que estão saindo são pagos ou então "free as a beer". Mas penso eu que jogando os livres isso incita a continuar com o desenvolvimento dos mesmos.

Imaginem se todos apenas falassem de linux mas não usassem. Não estaríamos no nível de SO que temos hoje com o Linux.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Rodando Jogos
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2005, 01:21 »
Citação de: "carlosfrancoba"
Embora eu saiba que a maioria dos usuários de linux detestam rodar jogos de computador, tah aih o tópico para discussão. Acho que esta questão deveria ser esclarecida independente das opiniões pessoais de cada um...


Será? Bom então eu estou nessa minoria pois eu adoro rodar jogos no Linux hehehe.

Olha... os 2 jogos que você citou são meio novos não sei se ja rodam no Linux. Há uma lista de compatibilidade do cedega no seguinte endereço: http://transgaming.org/gamesdb/

La o pessoal vai postando se conseguiu rodar ou não e qual versão do cedega usou.

O GTA San Andreas tem 3 estrelinhas das 5, o que seignifica que alguem ja rodou ele. Pelo visto a versão 4.4 é a melhor pra rodar... confere la.

Já o The Sims 2 só tem 1 estrelinha e acho que é a 4.4 a versão correta pra ele também.

Agora eu posso te dar uma dica. Tenta instalar o wine e o winetools ai com o comando:
sudo apt-get install wine winetools
O wine é o suposto "emulador" que você fala pra rodar programas de windows. Na verdade o cedega é um "wine" tunado pra games que usam directx hehe. Tenho um amigo que com o wine + winetools instalou todos os utilitários e configurou via winetools, copiou todas as bibliotecas do windows 98 pra dentro do drive virtual do wine e depois instalou o directx. Dai ele ta rodando muito bem 90% dos programas de windows.

De acordo com ele o Counter Strike ficou melhor no Linux que no Windows. Ele tem uma Lan House 100% Linux. O único programa que ele não conseguiu rodar ainda é o Gunbound que é uma praga mesmo. Ainda não achei que conseguiu rodar ele no Linux!

[]s

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Rodando Jogos
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2005, 07:48 »
Citação de: "Ledstyle"
O wine é o suposto "emulador" que você fala pra rodar programas de windows. Na verdade o cedega é um "wine" tunado pra games que usam directx hehe. Tenho um amigo que com o wine + winetools instalou todos os utilitários e configurou via winetools, copiou todas as bibliotecas do windows 98 pra dentro do drive virtual do wine e depois instalou o directx.


porque espeficamente o Windows 98, e não outra versão mais recente do windows?
e onde fica as bibliotecas do windows?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Rodando Jogos
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2005, 15:48 »
Acho que é pelo Windows 98 ser a versão mais estável/rápida.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Rodando Jogos
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2005, 15:54 »
Citação de: "LaSSarD"
Acho que é pelo Windows 98 ser a versão mais estável/rápida.


Aonde ele eh mais rapido/estavel???
heheheh

talvez seja porq ele eh mais compativel com wine...

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Rodando Jogos
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:56 »
AUehaUEHuAHueaH O windows 98 é o melhro windows que tem cara... Ele trava trava trava mas roda kkkkkkkkk.

Mas ai... usa o win98 pq o wine é baseado nele mesmo. Copia tudo do diretório "windows" do seu win98 pra dentro do diretorio "windows" do wine.

PS: Se ele pedir pra sobrescrever algo você NÃO DEIXA!

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Rodando Jogos
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2005, 16:59 »
Citação de: "LedStyle"
AUehaUEHuAHueaH O windows 98 é o melhro windows que tem cara... Ele trava trava trava mas roda kkkkkkkkk.

Mas ai... usa o win98 pq o wine é baseado nele mesmo. Copia tudo do diretório "windows" do seu win98 pra dentro do diretorio "windows" do wine.

PS: Se ele pedir pra sobrescrever algo você NÃO DEIXA!


ah, nao rodo o windows 98, eheheh
vou procurar alguem que use o win 98 pra eu copiar isso.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Rodando Jogos
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2005, 17:30 »
Voc pode fazer como eu fiz uma vez... instala o Windows 98 no QEMU ou Vmware...

[]s

inter79

  • Visitante
Rodando Jogos
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2005, 21:46 »
mas o seguinte eu necessito de uma verso do windows instalada na minha maquina????? ou eu instalo o jogo no linux e rodo em cima desse emulador?????

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Rodando Jogos
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2005, 06:51 »
Tem como fazer dos 2 jeitos. O melhor é você instalar o wine e instalar o jogo já pelo wine... ou cedega. Eles criam um drive C: falso no diretório ".wine" ou ".transgaming". São diretórios ocultos que ficam no seu diretório pessoal.

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Rodando Jogos
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2005, 21:17 »
Este fórum foi criado com o intuito de ajudar/esclarecer as dúvidas dos utilizadores do ubuntu que falam em português. Se o seu objetivo não é ajudar, é melhor ficar quieto.

Questões de administraçao/moderação apenas dizem respeito aos administradores/moderadores

Os melhores cumprimentos.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)