Autor Tópico: Converter vídeos no Ubuntu.  (Lida 7091 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Converter vídeos no Ubuntu.
« Online: 01 de Maio de 2012, 01:38 »
Olá, estou a procura de algum aplicativo que converta vídeos em modo gráfico já testei alguns sem sucesso como por exemplo: Winff, Transmageddon, Arista, Download Helper (extensão do Firefox) entre outros...
Não consegui converter com sucesso, no Windows um aplicativo que me atende bem é o Any Video Converter, tentei executa-lo via Wine também sem sucesso.
Qual formato eu quero? Nenhum especificamente, quero ter um aplicativo que me atenda bem no Línux, algo semelhante ao que citei acima para Windows.
Aguardo sugestões.
Abç.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2012, 09:01 »
Qual é a versão do Ubuntu que está usando?
Enfim, provavelmente há algum codec ou plugin faltando. Então siga um dos tutoriais abaixo de acordo com a versão que está utilizando e depois tente.

http://ubuntued.info/multimedia-ubuntu-12-04-precise-pangolin-mp3-flash-java

http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot-mp3-flash-java

http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal

Com relação aos programas para converter,
sugiro que utilize o DeVeDe que te dá opções simples de e embutir legendas e já criar uma iso com menu para dvd com a capacidade de colocar uns três ou quatro filmes num mesmo dvd dividir capitulos e etc.
Citar
sudo apt-get install devede
o DVDStyler também te dá as mesmas opções, sendo mais avançado o nível de edição, porém ele comprime menos os filmes, portanto caberão menos filmes no dvd
Citar
sudo apt-get install dvdstyler
o Avidemux que também possui versão para windows é muito bom para edição, conversão, embutir legendas, é um programa bem elaborado. Exige um conhecimento médio sobre formatos, pois você pode alterar não só o formato de vídeo, mas de áudio também. Acredito que seja o que você procura
Citar
sudo apt-get install avidemux
O winff que você já tentou é bem simples e  multiformato, deveria atender ao seu interesse, pois trabalha com os mesmos formatos do any videoconverter. Deve funcionar depois de instalar os codecs e plugins.
Existem tutorias aos montes no youtube para utilização de todos os programas que sugerí. Acredito que econtrará opções mais eficientes do que no windows.

Boa sorte
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 09:11 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2012, 10:28 »
Olá nomade, antes de mais nada obrigado pela colaboração. Vamos lá, como você citou acima o DeVede é ótimo e me atende bem no entanto ele é voltado para a crianção de DVD-Vídeo assim como o Avidemux e o DvdStyler, oque eu procuro é algo para apenas converter o formato, nada mais. Alguns programas que testei no Línux não me oferecem a opção de formato ao invés disso me oferecem a opção de dispositivo para onde eu vou rodar o vídeo... O aplicativo que gostei muito foi o Transmageddon, no entanto a conversão dele deixa muito a desejar. Mais uma vez obrigado pela dica.



Abç.

Offline Rodrigo-live

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2012, 10:54 »
oi Luis Carlos! bem eu já passei muitas vezes por esta procura ... tinha as mesmas necessidades que você logo quando migrei para o ubuntu mais precisamente na versão 8.10.
Venho usando um ótimo conversor de arquivos que de quebra ainda baixa vídeos do Youtube! e ele vem crescendo gradativamente de acordo com a evolução do Linux! Eu estou Falando do Mobile Média converter
http://www.miksoft.net/products/mmc_1.7.3_i386.deb
baixe, instale e veja se atende também suas necessidades! aguardo respostas abraços e boa sorte!
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2012, 12:17 »
Tente o Openshot, ele é um editor de vídeo não linear que exporta para vários formatos.
Só preste atenção no tamanho original dos vídeos, pois reduzi-los diminui a qualidade.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2012, 09:22 »
Parece que converter um vídeo no Línux é algo "impossível"... Até agora nada.
Ontem testei alguns programas de conversão no Windows e fiquei impressionado com a simplicidade e eficiência dos aplicativos... Fiquei desapontado.  :-\



Abç.

Offline Rodrigo-live

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2012, 10:00 »
Olá Luiz Carlos!
você diz que testou ontem programas de conversão para "windows" Mas você ao menos testou o programa de conversão que lhe sugeri?
Citar
Venho usando um ótimo conversor de arquivos que de quebra ainda baixa vídeos do Youtube! e ele vem crescendo gradativamente de acordo com a evolução do Linux! Eu estou Falando do Mobile Média converter
http://www.miksoft.net/products/mmc_1.7.3_i386.deb
baixe, instale e veja se atende também suas necessidades! aguardo respostas abraços e boa sorte!
bem se testou por favor poste aqui o ocorrido.
Se não testou o que lhe indiquei e mesmo assim teve tempo para testar programas no "windows" sugiro que pense melhor sobre o seu gosto e necessidades entre sistemas operacionais.
abraços
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2012, 11:36 »
Olá Luiz Carlos!
você diz que testou ontem programas de conversão para "windows" Mas você ao menos testou o programa de conversão que lhe sugeri?
Citar
Venho usando um ótimo conversor de arquivos que de quebra ainda baixa vídeos do Youtube! e ele vem crescendo gradativamente de acordo com a evolução do Linux! Eu estou Falando do Mobile Média converter
http://www.miksoft.net/products/mmc_1.7.3_i386.deb
baixe, instale e veja se atende também suas necessidades! aguardo respostas abraços e boa sorte!
bem se testou por favor poste aqui o ocorrido.
Se não testou o que lhe indiquei e mesmo assim teve tempo para testar programas no "windows" sugiro que pense melhor sobre o seu gosto e necessidades entre sistemas operacionais.
abraços

Esse link que vc passou pra ele está indisponível.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2012, 12:58 »
Olá Rodrigo-live, testei sim, o aplicativo Mobile Media Converter foi um dos primeiros... testei a conversão dele para o formato Mpeg 4 que é o formato do meu celular e o vídeo em questão nem abriu, com o Transmageddon e WinFF o formato até foi reconhecido porém o audio não ficou bem decodificado...
Quanto a sistema operacional não tenho nenhum problema a ponto de precisar rever meus conceitos, sou adepto do Línux a alguns anos e não abro mão do meu Windows, procuro não me fechar a nada logo não me limitarei a apenas "um" quando posso ter "todos", O Línux a meu ver é um ótimo sistema operacional e não deixará de me atender apenas por um aplicativo falho, neste ponto o Windows me ofereceu uma ferramenta adequada ao meu propósito logo fiz uso do mesmo e sanei meu problema em outra plataforma. Não Sou apenas um usuário Línux nem Windows, sou usuário dos recursos que um micro computador tem a me oferecer, faço uso dos sistemas que se adequam as minhas necessidades não o inverso, desta forma tenho uma experiência mais completa. Resumindo, estou apto a lhe afirmar que meus gostos e minhas necessidades perante ao assunto estão bem resolvidos, o motivo deste tópico é compartilhar alguma informação sobre conversão de vídeos no Línux, pois é meu sistema padrão.



Abç.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2012, 17:38 »
Citar
Olá nomade, antes de mais nada obrigado pela colaboração. Vamos lá, como você citou acima o DeVede é ótimo e me atende bem no entanto ele é voltado para a crianção de DVD-Vídeo assim como o Avidemux e o DvdStyler, oque eu procuro é algo para apenas converter o formato, nada mais. Alguns programas que testei no Línux não me oferecem a opção de formato ao invés disso me oferecem a opção de dispositivo para onde eu vou rodar o vídeo... O aplicativo que gostei muito foi o Transmageddon, no entanto a conversão dele deixa muito a desejar. Mais uma vez obrigado pela dica.

Tranquilidade meu camarada, estamos aqui para ajudar! Você só não me disse a versão do Ubuntu que você usa.

Eu também não gosto do transmagedom
Mas discordo um pouco de você.
O Avidemux converte para vários formatos independente de dispositivo presetado e não é voltado para autoração de DVDs expecificamente, mas justamente para a edição e converção. Ele é meio complexo, pois tem pouca opção presetada, mas se souber um pouquinho sobre vídeo e formatos consegue obter o que quiser com muita precisão de qualidade e tudo mais, exceto rmvb. O único formato que não consegui converter com software livre no Linux foi para rmvb. Dá pra converter de rmvb para outra coisa, mas não de outra coisa para rmvb, mas só porque não é um formato livre (falarei disso mais a frente).
O DeVeDe tem a opção de apenas converter o aqrivo também, é só observar. Se escolher a opção DVD, ou VCD, ou Super VideoCD, lá embaixo no finalzinho tem como marcar a caixa "apenas converter para arquivos compativeis com MPEG", que ele gera o arquivo .mpg (que é mpeg2). Ele converte para DivX/Mpeg4 também, é a última opção na tela inicial. A qualidade é exelente na minha opinião, o melhor de todos em termos de qualidade.

Experimente o Arista transcoder que está na central de programas, é cheio de presets e no site da pra baixar e instalar novos presets
 http://www.transcoder.org/presets/
Ele indica dispositivos, mas é pra facilitar na hora de escolher formatos. Lembre-se que os formatos são feitos tendo em vista os dispositivos e vice-versa, e principalmente para estabelecer padrões. O MPEG, criado pela Moving Picture Experts Group, cada tipo é destinado a alguns tipos de dispositivo, o mpeg1 Mídia de armazenagem digital, o mpeg2 DVD e HDTV, o mpeg3 foi criado para HDTV, mas ficou o mpeg2 mesmo e ele foi descartado, o mpeg4 é o multiuso, mas ficou mais conhecido e é mais utilizado nos portáteis pelo tamanho ser muito menor. O avi foi criado pela Microsoft para ser o padrão do Windows, mas depois criaram o wmv visando serem ainda mais expecíficos em dispositivos da era digital com determidados firmwares. Já o rmvb (muito usado pelo chineses) é um formato que visou diminuir o tamanho dos arquivos sem perder qualidade, devido  sua capacidade de variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens. Para trabalhar com o rmvb existe o aplicativo oficial da RealNetworks para converter para esse formato no linux, eu nunca instalei, pois nunca precisei, mas tá aí se você quiser o Free RealProducer : http://www.realnetworks.com/free_producer.aspx
tutorial: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Convertendo_v%C3%ADdeos_para_RMVB. Obs.: Se precisar descomprimir um video antes de usar o RealProducer pode usar o Avidemux que é grafico ao invés do mencoder pelo terminal.

Gostaria que désse um exemplo mais objetivo de um formato para o qual queira converter algum vídeo, para que eu possa te ajudar. Fiquei curioso, pois nunca havia visto alguém insatisfeito com relação a isso... apesar de trabalhar mais com autoração de DVDs, utilizo para converter para dispositivos móveis também... eu utilizava o any video converter no windows e migrei na boa para o linux à 6 anos atrás... só tenho o windows pra rodar alguns jogos que gosto muito e nada mais.

Espero ter ajudado de alguma forma...
Um abraço!
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, 18:45 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nedi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2012, 13:46 »
olá luiscarlos com estes scripts podes fazer quase tudo que o Any video faz,primeiro instala o mencoder assim: sudo apt-get instal mencoder depois estando o video na pasta do usuário e renomeado para filme.avi por exemplo no caso de um video avi vou te passar os scripts. Converter avi para avi:                                                                                                                                                     mencoder "filme.avi" -of avi -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts bitrate=1500:autoaspect -lameopts cbr:br=160:vol=1    -o "saida.avi"
Se for converter "rmvb para avi apenas troca na entrada para (filme.rmvb)idem se for mp4, idem de for mkv e assim por diante, a saida vai ser sempre "avi" Agora para converter e alterar a resolução:                                                                                                              mencoder "filme.avi" -of avi -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts bitrate=1500:autoaspect -lameopts cbr:br=160:vol=0 -vf scale=720:480 -srate 44100  -o "filme.avi"                                                                                                                                                            Veja que esse valor de 720x480 pode ser alterado para o que você quiser, Agora script para colar legendas:                                 mencoder  "filme.avi" -sub "filme.srt" -subcp ISO-8859-15  -subfont-text-scale 3.5 -subpos 99 -of avi -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts bitrate=1500:autoaspect -lameopts cbr:br=160:vol=1  -o "saida.avi"
Vamos explicar o script:"mencoder filme.avi" se refere ao filme a ser convertido e que deve estar na pasta usuário."sub filme.srt" se refere a legenda que deve estar na mesma pasta do usuário.-subcp ISO-8859-15 se refere a codificação da fonte(letra) e pode ser alterada para UTF-8 ou UNICODE, é só trocar.-subfont-text-scale 3.5 se refere ao tamanho da letra da legenda, mais uma vez pode ser trocado tipo 3.1 assim a letra ficará menor.-subpos 99 se refere a altura da legenda em relação ao rodapé do video, pode alterar tipo 97, ai a legenda sobe um pouco.-ovc xvid se refere ao codec neste caso "Xvid".-oac mp3lame idem dizendo que será "Lame.mp3.  xvidencopts bitrate=1500 e'uma das opções do xvid bitrate=1500, pode alterar tambem tipo:1200.:autoaspect se refere a não alterar o aspecto do video.-lameopts cbr:br=160:vol=1  se refere as opções do audio(lame) ou seja CBR(continuos bitrate) taxa de 160 kbs podes alterar para tipo 128 e volume sendo que "0" é sem alteração e "1" como está no script se refere a mais
10% no volume.Agora converter avi para mpeg:                                                                                                                            mencoder "filme.avi" -of mpeg -mpegopts format=mpeg2 -ovc lavc -oac lavc -lavcopts acodec=ac3:vbitrate=5000:abitrate=224:autoaspect -vf scale=720:480 -srate 48000  -o "saida.mpg" Agora para juntar dois avi:                                                                                    mencoder -oac copy -ovc copy part1.avi part2.avi  -o full_movie.avi.                                                                                                   Agora converter mkv colando legendas e alterando o tamanho do video já que a maioria dos mkv vem com resolução de 1280 que não rodam na maioria dos dvd players:                                                                                                                                        mencoder "filme.mkv" -sub "filme.srt" -subcp ISO-8859-15  -subfont-text-scale 3.3 -subpos 99  -of avi -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts bitrate=1500:autoaspect -lameopts cbr:br=160:vol=3 -vf scale=720:480 -srate 44100  -o "saida.avi"                                 Tudo isso no Terminal sem stress. espero ter ajudado.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2012, 09:51 »
Em modo gráfico até agora não encontrei nenhum que não deixasse falhas a conversão, tá difícil...



Abç.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2012, 11:47 »
A solução dos seus problemas:

Hyper Video Converter
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 11:56 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2012, 12:45 »

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Converter vídeos no Ubuntu.
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2012, 18:26 »
A solução dos seus problemas:

Hyper Video Converter
Baixei o aplicativo citado por você, instalei o pacote .deb quando tento executar o software ocorre o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
[WARNING] Out of OEM specific VK codes, changing to unassigned
[WARNING] Out of unassigned VK codes, assigning $FF
 Gtk2_ItemSelectionChanged  ItemCache=nil ListView1
 Gtk2_ItemSelectionChanged  ItemCache=nil ListView1
[FORMS.PP] ExceptionOccurred
  Sender=EAccessViolation
  Exception=Access violation
  Stack trace:
  $B70668EE
TApplication.HandleException Access violation
  Stack trace:
  $B70668EE
???