Autor Tópico: só o root alterar o sistema do kde  (Lida 8212 vezes)

Offline dedealencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
só o root alterar o sistema do kde
« Online: 07 de Outubro de 2005, 16:14 »
instalei o kubuntu aqui na empresa que trabalho e estou testando para ver se coloco ou não para os usuarios usarem. Eu uso o SUSE mas acho ele muito pesado e notei que o kubuntu é bem leve e rápido. Mas o que percebi é que o usuário que é criado pode fazer qualquer alteração no sistema, instalar pacotes com o synaptic, etc... já excluí o usuario do grupo "admin" mas dá erro no kdesu... a pergunta é: COMO CONFIGURO O KDE PARA PEDIR SOMENTE  SENHA DO ROOT (em vez da senha do usuario) NAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA???

Offline H4CKC0D3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: só o root alterar o sistema do kde
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2005, 20:24 »
Citação de: "dedealencar"
instalei o kubuntu aqui na empresa que trabalho e estou testando para ver se coloco ou não para os usuarios usarem. Eu uso o SUSE mas acho ele muito pesado e notei que o kubuntu é bem leve e rápido. Mas o que percebi é que o usuário que é criado pode fazer qualquer alteração no sistema, instalar pacotes com o synaptic, etc... já excluí o usuario do grupo "admin" mas dá erro no kdesu... a pergunta é: COMO CONFIGURO O KDE PARA PEDIR SOMENTE  SENHA DO ROOT (em vez da senha do usuario) NAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA???


Como é que é??????

1 lugar mal configuraçao da sua parte !!!

abra a consola e escreva:

$ sudo visudo

junto ao root verifique se esta la algum nome do usuario se tiver ponha # ou a page totalmente
depois a conselho alterar a passe do root, quanto ao usuario ele nao necessita saber a pass do root mas sim a sua para terr poderes para tal.

espere que compreenda se n percebeu bem faça uma busca no google por  "visudo". quanto ao suse ja usei mas deixei pk ele no apt e fraquinho eu gosto do apt alias os pacotes deb sao mais fiaveis do que os rpm.

gleidson

  • Visitante
Re: só o root alterar o sistema do kde
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2005, 21:30 »
Citação de: "dedealencar"
COMO CONFIGURO O KDE PARA PEDIR SOMENTE  SENHA DO ROOT (em vez da senha do usuario) NAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA???


Comente a linha de /etc/sudoers ficando assim:
Código: [Selecionar]

#%admin ALL=(ALL) ALL


Aí o usuário não poderar usar o sudo (ou gksu/gksudo).

E pra pedir a senha de root ao invéz da do usuário, o caminho que sei é editar o atalho e trocar o comando de gksudo para apenas gksu ficando por exemplo:

De: gksudo synaptic

Para: gksu synaptic

Assim ele pede a senha do root, e não do usuário.