Dual boot Ubuntu 12.04 e Ubuntu 12.10

Iniciado por andreceara, 30 de Abril de 2012, 02:45

tópico anterior - próximo tópico

andreceara

Olá a todos, mais uma vez tirando dúvidas.

Tenho um HD de 500 MB e criei 3 partições, 1 de 250 MB onde instalei o 12.04, outra de 3 MB onde estalei o Swap e criei outra partição com o restante do HD, ou seja, 247 MB que deixei livre para quando sair a nova versão do Ubuntu.

O objetivo é deixar a versão LTS instalada em uma partição e ir sempre instalando as novas versões semestrais na outra partição. Então, as dúvidas:

O procedimento está correto?
Preciso criar duas partições Swap, uma para cada Ubuntu?
Dar para fazer Dual boot com 2 Ubuntu?
Na hora de instalar a nova versão o Ubuntu vai identificar a partição vazia e instalar nela, ou é preciso identificar manualmente a partição para instalar, de maneira que não mexa na partição que tem o LTS?

Obrigado a todos.

nomade

É isso aí... não precisa fazer mais nada.

Ubuntu Studio 22.04 LTS

haereticus

1 swap apenas serve, qualquer que voce escolher no grub a swap é ativada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

luiscarlos

Citação de: andreceara online 30 de Abril de 2012, 02:45
Olá a todos, mais uma vez tirando dúvidas.

Tenho um HD de 500 MB e criei 3 partições, 1 de 250 MB onde instalei o 12.04, outra de 3 MB onde estalei o Swap e criei outra partição com o restante do HD, ou seja, 247 MB que deixei livre para quando sair a nova versão do Ubuntu.

O objetivo é deixar a versão LTS instalada em uma partição e ir sempre instalando as novas versões semestrais na outra partição. Então, as dúvidas:

O procedimento está correto?
Preciso criar duas partições Swap, uma para cada Ubuntu?
Dar para fazer Dual boot com 2 Ubuntu?
Na hora de instalar a nova versão o Ubuntu vai identificar a partição vazia e instalar nela, ou é preciso identificar manualmente a partição para instalar, de maneira que não mexa na partição que tem o LTS?

Obrigado a todos.
Vamos lá...:
1. Você deixou apenas 3mbs de swap, é pouco deixe ao menos 1gb.
2. Não, apenas uma swap é suficiente pois os sistemas não rodarão juntos mas sim um de cada vez...
3. Dá sim.
4. Provavelmente o instalador entenderá que a nova versão se trata de uma atualização então o melhor e instalar a nova versão manualmente indicando a partição vazia.

Abç.

cajaboy

Cara, os números do primeiro post está certo, mas é em Gb não? Mb não dá, é muito pequeno. O Ubuntu 12.04 LTS necessita de uns 2.5Gb para Swap, e no mínimo 4Gb para EXT4, mas, os números estão certo, vc só esqueceu de colocar que era em Gb. Valeu.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

chicolau

cajaboy

Ele deve ter trocado o Gb por Mb, 500Mb não dá nem pra swap do ubuntu 12.04LTS. O swap necessita de no mínimo 1013Mb.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

andreceara

Foi mal pessoal, é GB mesmo. O importante é que parece que vai dar certo como coloquei. Obrigado a todos.

clodoaldops

Eu deixaria assim: sda1/ubuntu-lts +sda2/outradistro + sda3/swap + sda4/BKP
Desta formas meus dados estariam salvos numa partição separada caso a LTS
Eu deixaria no maximo 50gb p/ cada distro e maximo 2gb p/ swap e o restante do hd p/ BKP

nomade

CitarFoi mal pessoal, é GB mesmo. O importante é que parece que vai dar certo como coloquei. Obrigado a todos.

Eu deduzi isso, rsrsrs
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Tonux

Olá

Instalei o ubuntu 12.04 LTS num sistema que tem Windows e tive atenção a isso.

Ao reiniciar, deceção! O seletor grub deixou de aparecer e eu não pude selecionar o windows. Com o 10.04, nenhum problema.

O que fiz: a partir do gparted (CD Live) tirei um bocado da partição onde está instalado o 12.04, criei outra, e instalei o 10.04. Joia! Apareceu a listagem do grub e está funcional. Posso, se quiser, arrancar com o windows.

Agora, pergunto: este ubuntu já não permite o dual ou multiboot? Se não, é pena e não se entende o porquê.

Também o acho um pouco mais lento que o 10.04. Fora isto, funciona bem.

nomade

O Ubuntu 12.04 permite o multiboot com certeza.
O que deve ter ocorrido foi algum erro na instalação do grub, como por exemplo, escolher uma partição expecifica para a instalação do mesmo, no momento da configuração avançada de partições na parte inferior onde deve-se escolher o local onde o grub deve ser instalado.
Por exemplo se você tiver um disco nomeado como sda, deve escolher instalar em sda e não em sda1 ou sda2. Normalmente na hora da instalação é sugerido mesmo o sda, mas por vezes (não sei o porquê) aparece sda1 ou até sdb (quando fazemos a instalação por pendrive ou existe outro hd que não é prioridade no boot). Por uma pequena e comum desatenção (já que é algo que não tem muito destaque na instalação) acabamos instalando o grub onde não é recomendado. O processo de recuperação de grub já resolveria o problema, pois faria com que ele fosse instalado no lugar correto.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Tonux

Citação de: nomade online 17 de Maio de 2012, 07:16
O Ubuntu 12.04 permite o multiboot com certeza.
O que deve ter ocorrido foi algum erro na instalação do grub, como por exemplo, escolher uma partição expecifica para a instalação do mesmo, no momento da configuração avançada de partições na parte inferior onde deve-se escolher o local onde o grub deve ser instalado.
Por exemplo se você tiver um disco nomeado como sda, deve escolher instalar em sda e não em sda1 ou sda2. Normalmente na hora da instalação é sugerido mesmo o sda, mas por vezes (não sei o porquê) aparece sda1 ou até sdb (quando fazemos a instalação por pendrive ou existe outro hd que não é prioridade no boot). Por uma pequena e comum desatenção (já que é algo que não tem muito destaque na instalação) acabamos instalando o grub onde não é recomendado. O processo de recuperação de grub já resolveria o problema, pois faria com que ele fosse instalado no lugar correto.

Olá nomade

Instalei o grub no mbr do disco, ou seja, em sda.

O que eu não disse foi que, aquando do arranque, no monitor apareceu a mensagem "out of the range" sem mais nada e estava assim por algum tempo até que aparecia  a imagem do arranque já no ubuntu e nada de listagem multiboot, como tinha (e tenho) no 10.04. Estará aqui o problema?

A resolução (máxima) do meu monitor é de 1440x900.

nomade

O grub deve ter ficado com a resolução errada (ou maior ou menor que a capacidade de seu monitor), mas estava lá, com certeza. É raro, mas não é a primeira vez que vejo isso acontecer. Pode-se resolver isso.
Pelo terminal:
Citarsudo gedit /etc/grub.d/00_header

na linha
Citar[ "x${GRUB_GFXMODE}" = "x" ] ; then GRUB_GFXMODE=auto
troque o "auto" pela resolução que deseja, por exemplo:
Citar[ "x${GRUB_GFXMODE}" = "x" ] ; then GRUB_GFXMODE=1440x900
Salve e feche.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Tonux

Citação de: nomade online 17 de Maio de 2012, 08:10
O grub deve ter ficado com a resolução errada (ou maior ou menor que a capacidade de seu monitor), mas estava lá, com certeza. É raro, mas não é a primeira vez que vejo isso acontecer. Pode-se resolver isso.
Pelo terminal:
Citarsudo gedit /etc/grub.d/00_header

na linha
Citar[ "x${GRUB_GFXMODE}" = "x" ] ; then GRUB_GFXMODE=auto
troque o "auto" pela resolução que deseja, por exemplo:
Citar[ "x${GRUB_GFXMODE}" = "x" ] ; then GRUB_GFXMODE=1440x900
Salve e feche.

Obrigado pela informação, nomade  ;)

Neste computador não vale a pena modificar para já, pois vai funcionando com o grub 'emprestado' pelo 10.04, e tenho já muita coisa instalada e gravada.

Mas tenho o 12.04 para instalar noutro computador com um monitor com a mesma resolução deste e vou seguir os seus conselhos. Valeu.