Autor Tópico: Meu Notebook é muito lento  (Lida 4601 vezes)

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Meu Notebook é muito lento
« Online: 16 de Dezembro de 2014, 10:06 »
Olá pessoal. Eu tenho um notebook Itautec A7520 com as seguintes configurações:
AMD® C-60 Dual Core
2G memória DDR3
Placa de Vídeo Radeon 6200 HD
A placa mãe é uma genérica da Itautec.

Bom, eu tenho um desktop mais potente, então realmente não necessito tanto desse notebook. Todavia, gostaria de assistir uns filmes nele e navegar na internet.
O problema é: a maioria dos sistemas operacionais ficam lentos, até mesmo os linux. O ubuntu, nem preciso falar, fica muito lento. Já tentei distros mais leves, porém sempre tenho problemas com drivers.
Essa semana instalei o Antergos, que é uma distro Arch, mas estou tendo problemas na hora de instalar o driver da placa de vídeo.
Eu gostaria mesmo é de instalar um baseado em Debian, por conhecer melhor o sistema, mas todos que eu tentei ficaram lentos. Xubuntu, Elementary OS, Lubuntu, TODOS!

É normal um notebook ficar lento até com essas distros mais leves?  :'(

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Meu Notebook é muito lento
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2014, 13:57 »
Esse computador devia de "voar" com o Lubuntu ou o Xubuntu.
Experimentou instalar os drivers proprietários?

Caso não saiba como o fazer tem aqui um método fácil:
http://www.edivaldobrito.com.br/suporte-a-placas-graficas-da-amd-instale-o-ubuntu-amd-catalyst-install/

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Meu Notebook é muito lento
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2014, 15:43 »
Eu já instalei sim, mas pelas configurações do sistema mesmo. Não conhecia esse método. Obrigado.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Meu Notebook é muito lento
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2014, 15:58 »
Muito estranho...
Já fez um teste ao seu disco rígido? Muitas vezes são eles a causa de lentidão no sistema Veja os dados do smart com o smartctl ou se preferir com uma interface gráfica gsmartcontrol.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Meu Notebook é muito lento
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:01 »
Tenho um noteboot com processador parecido (C-70), porém com 4GB de RAM. Tanto o Xubuntu 14.04 quanto o Lubuntu 14.04 rodam bem. Até o Ubuntu dá para usar, mas com uns bons engasgos.

No seu caso, não creio que o problema seja memória RAM. Mas só para saber, você chegou a ver quanto de RAM estava usando? Você instalou 32 ou 64 bits?

Detalhe: o driver de vídeo proprietário e o open source quase não dá diferença para esse processador (pelo menos para mim).

Offline luanrdeoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Meu Notebook é muito lento
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2014, 18:54 »
Eu suspeito que seja o HD mesmo Bruno. A velocidade dele é de apenas 5400 rpm. Vou rodar esse programa de testes que você me indicou para saber mais detalhes.

Anderson, instalei o 64 Bits e 32. Ambos ficaram lentos. Realmente, eu também não percebo tanta diferença assim.
Meu notebook rodava bem uns tempos atrás, mas da noite para o dia ele começou a ficar lento.  O pior que, pelo que parece, as peças parecem estar funcionando normalmente :/