Autor Tópico: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?  (Lida 3196 vezes)

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Online: 22 de Abril de 2012, 03:26 »
Boa noite amigos do Fórum Ubuntu.

Bem, inicio este tópico aqui porque me sinto à vontade neste fórum, onde já resolvi problemas, tirei dúvidas e postei dicas sempre sobre o meu querido Ubuntu. No entanto, dessa vez, venho pedir ajuda não sobre o melhor sitema operacional do mundo, mas sim auxílio para instalação de novos hardwares no meu pc. Eu entendo de informática, mas não seu nenhum expert. Tenho facilidade nesta área, mas, pra falar a verdade, já tem algum tempo que não mexo com manutenção e montagem de pc's e estou meio desatualizado sobre compatibilidades entre componentes físicos e afins. Por isso vim pedir socorro a vocês. hehehehe Como disse, não sou um expert. E por conta da minha desatualização na área, me coloco num nível que estaria mais pra intermediário do que pra iniciante.

Bem, vou fazer um upgrade total no me pc. Até que estou satisfeito com ele, atualmente. Vou repassar as informações técnicas dele pra que possa ajudar os amigos a me ajudarem.

- Placa mãe: é uma placa mãe genérica. Comprei este pc já completo há pouco mais de um ano da QBEX Informática. A placa é uma Phitronics G31VS-M. É um pc da marca QBEX. Qualidade até que é boa, levando em consideração hd, processador e memória. Já a placa mãe...
- Memória: DDR2 SDRAM com velocidade total de 4gb
- HD: WDC WD7500AADS-00M2B0 ATA Device  (698 GB, IDE) (Qual a diferença entre ATA e SATA?)
- Processador: DualCore Intel Core 2 Duo E7500, 2933 MHz (11 x 267)
- Vídeo: Placa off-board NVIDIA GeForce 7300 SE/7200 GS (não entendo essa placa. No ruindows 7, é reconhecida como tendo 256mb de memória. No ruindows xp, é reconhecida com 512mb)

E eu vou trocar essa placa mãe com memórias e processador por esta nova placa que ganhei:

-Placa mãe: Intel Desktop Board DH55PJ Classic Series (mais informações detalhadas dela aqui)
-Memória: DDR3 4GB PC3 DIMM da Kingstone
-Processador: Intel Core i3-550 LGA1156 3.20GHz, 4MB Cache

Então, vamos às minhas dúvidas.

1. Por preguiça (rsrs) não abri aqui meu pc pra ver de quantos pinos é minha fonte, pra saber se ela servirá na placa da Intel, que suporta uma fonte com soquete de 24 pinos, e também qual a sua potência. Amanhã farei isso. Mas, supondo que seja de 24 pinos, levando em consideração que vou ligar um HD de 750gb + Gravador de DVD-ROM + Placa de vídeo, qual a potência mínima para a fonte?

2. Sei que existem HD's SATA 1, 2 e 3. Provavelmente já há o SATA 4 (é, tô desatualizado mesmo). Esse meu atual HD é compatível com essa placa mãe da Intel?

3. Esta minha placa de vídeo, também é compatível com a PM da Intel?

4. Vou poder aproveitar as saídas de áudio/microfone e USB's no painel frontal do meu gabinete?

5. Se, futuramente, eu decida comprar um novo gabinete, como escolher um que sirva pra esta placa mãe? Não sei se hoje em dia qualquer placa mãe se encaixa em qualquer gabinete.

6. O cooler que acompanha a placa/processador é o suficiente para não permitir que a placa mãe e de vídeo e demais componentes não acabem superaquecendo?

7. Ainda sobre os cabos SATA, o gravador de DVD também é compatível com esta placa mãe?

8. Pesquisando sobre esta placa mãe da intel, me parece que ela exige uma placa de vídeo off-board para funcionar, mesmo tendo uma VGA on-board. Há alguma maneira de alguém me confirmar isso e o por quê? (Fonte: aqui)

9. Como já citei, meu processador é um Intel Core i3-550 LGA1156, e pelo que li em outro fórum, esta placa mãe não suporta os novos processadores LGA-1155. É melhor eu trocar de processador ou de placa mãe, então? O que acontece se eu montar esta placa mãe com este processador atuais que eu tenho? (Fonte: aqui)

Bem, por enquanto estas são as minhas dúvidas. À medida que eu for lembrando/tendo novas, posto aqui neste tópico, beleza?

Valeu pela ajuda e atenção, amigos.

Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2012, 15:27 »
Movido para => café com Ubuntu

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2012, 18:19 »
Movido para => café com Ubuntu

Beleza, amigo. Desculpe ter postado na área errada.

Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2012, 18:56 »
Respondendo as suas dúvidas:


1. Teoricamente a sua fonte atual, se não for uma fonte "Xing-Ling", deve dar conta de sua nova configuração básica. A não ser claro que você vá comprar uma placa de vídeo potente! Hoje você compra excelentes fontes de 400-430W de potência real por ótimos preços.


2. Não, seu HD atual não é compatível com esse modelo de placa mãe da Intel. Seu HD atual é IDE e o novo padrão é o SATA. Ainda não tem o SATA 4, só o SATA 3. PATA e SATA se referem a tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa. O PATA fazia isso em paralelo com um cabo bem largo e o SATA faz em série com um cabo fino. Isso é o resumo da síntese!

3. Sim, você vai poder usar sua placa de vídeo atual na placa da Intel. É bom você dar uma olhada em testes de desempenho do vídeo onboard dessa placa em comparação a sua Nvida!

4. Provavelmente sim, as placas da Intel que eu tive sempre tinham conectores internos de sobra para essas coisas.

5. Se comprar um gabinete padrão  mini torre ou  torre deve dar sem problemas. Agora, se for para colocar uma placa de vídeo muito potente e grande o gabinete pode ser um entrave, e é claro um cooler de processador muito grande também pode atrapalhar. Eu preciso de gabinetes grandes para minhas máquinas, a placa de vídeo e o cooler do processador são grandes!

6. Você deve ter se confundindo. O Cooler do processador só vai resfriar o processador! Se quiser refrigeração extra para os componentes, compre coolers de 90 ou 120mm para o seu gabinete, depende do seu gabinete o tamanho do cooler que você pode colocar nele.

7. Se a gravadora for SATA é compatível, se for IDE ou PATA como o HD atual não!

8. Essa placa tem vídeo onboard e saída de vídeo nela, então não precisa ter uma placa de vídeo dedicada para usar essa placa mãe, você está comprando uma placa tipo das básicas com tudo junto! Geralmente só placas bem mais caras que te obrigam a usar uma placa de vídeo dedicada.

9. Rapaz que salada você fez aí né! :)   O socket é o 1156 ou o 1155!  Um não encaixa no outro, ponto! O 1156 é mais antigo que o 1155.  Se quiser ter uma sobrevida maior no seu conjunto para fazer upgrade futuro, compre uma placa com socket 1155! Se não pretende fazer upgrade tão cedo, vai de 1156 que vai te atender bem da mesma maneira!

10. Ops, não tem uma 10 né! :) Mas vou falar da memória já que você não falou!  As placas da Intel são Dual Channel, então compre dois pentes de memória para melhor desempenho do PC. Dois pentes de 2GB ou 4G! Não use só um que vai diminuir muito o desempenho em geral!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2012, 23:12 »
Para duvidas com hardwares, melhor fonte de pesquisa e forum é o site Clube do Hardware
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2012, 02:31 »
1. Teoricamente a sua fonte atual, se não for uma fonte "Xing-Ling", deve dar conta de sua nova configuração básica. A não ser claro que você vá comprar uma placa de vídeo potente! Hoje você compra excelentes fontes de 400-430W de potência real por ótimos preços.

Bem, eu já tenho uma placa de vídeo. Por enquanto, não penso em comprar uma nova. A atual placa é uma Nvidia GeForce 7300 SE/7200 GS. Qualquer coisa, troco a fonte. Uma de 500w seria o suficiente?

Citação de: galactus
2. Não, seu HD atual não é compatível com esse modelo de placa mãe da Intel. Seu HD atual é IDE e o novo padrão é o SATA. Ainda não tem o SATA 4, só o SATA 3. PATA e SATA se referem a tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa. O PATA fazia isso em paralelo com um cabo bem largo e o SATA faz em série com um cabo fino. Isso é o resumo da síntese!

Não, amigão. Meu atual HD não é IDE. É SATA, com certeza. Não tenho certeza de qual SATA seja. Desconfio que seja SATA 2. Vou pesquisar sobre como obter essa informação. Mas sendo SATA 2, o HD é compatível com a placa mãe da Intel que pretendo colocar?

Citação de: galactus
3. Sim, você vai poder usar sua placa de vídeo atual na placa da Intel. É bom você dar uma olhada em testes de desempenho do vídeo onboard dessa placa em comparação a sua Nvida!

Certo. Farei estas comparações.
Mas a minha dúvida ainda em relação à minha atual placa de vídeo é se ela é DDR2 (acho que sim. Vi essa informação em algum lugar, depois a confirmo) e se a placa mãe da intel só aceita placa de vídeo ddr3 ou anteriores também, entende? Por isso meu receio de conectá-la e queimá-la ou não ter o desempenho que poderia ter.

Citação de: galactus
4. Provavelmente sim, as placas da Intel que eu tive sempre tinham conectores internos de sobra para essas coisas.

Maravilha. Será um pouco complicado identificar a maneira correta de ligar estas saídas USB's e de áudio à placa. Mas não será nada difícil assim. Nada que uma boa pesquisa ajude. hehehe

Citação de: galactus
5. Se comprar um gabinete padrão  mini torre ou  torre deve dar sem problemas. Agora, se for para colocar uma placa de vídeo muito potente e grande o gabinete pode ser um entrave, e é claro um cooler de processador muito grande também pode atrapalhar. Eu preciso de gabinetes grandes para minhas máquinas, a placa de vídeo e o cooler do processador são grandes!

Bem, sem dúvida alguma eu pretendo comprar uma placa de vídeo potente pra rodar com qualidade meus jogos. Primo por qualidade e desempenho juntos. Onde eu poderia encontrar gabinetes para compra e quais modelos? Acho que o cooler desta placa é um tanto grande, mas acho que será bem comportado pelo gabinete atual junto com o restante dos periféricos.

Citação de: galactus
6. Você deve ter se confundindo. O Cooler do processador só vai resfriar o processador! Se quiser refrigeração extra para os componentes, compre coolers de 90 ou 120mm para o seu gabinete, depende do seu gabinete o tamanho do cooler que você pode colocar nele.

Vishe. Eu tava enganado mesmo, então. Achava que o cooler do processador resfriaria os outros componentes também. Então eu posso me preocupar com minha placa de vídeo, sem um cooler extra?

Citação de: galactus
7. Se a gravadora for SATA é compatível, se for IDE ou PATA como o HD atual não!

Mas IDE e PATA são a mesma coisa, não é?
Sei que minha gravadora é SATA. Só não sei se é SATA I, II ou III.

Citação de: galactus
8. Essa placa tem vídeo onboard e saída de vídeo nela, então não precisa ter uma placa de vídeo dedicada para usar essa placa mãe, você está comprando uma placa tipo das básicas com tudo junto! Geralmente só placas bem mais caras que te obrigam a usar uma placa de vídeo dedicada.

Eu tenho o mesmo pensamento. Fiz esse questionamento por conta da discussão que vi em cima desse fato, sobre a mesma placa mãe que tenho.

Citação de: galactus
9. Rapaz que salada você fez aí né! :)   O socket é o 1156 ou o 1155!  Um não encaixa no outro, ponto! O 1156 é mais antigo que o 1155.  Se quiser ter uma sobrevida maior no seu conjunto para fazer upgrade futuro, compre uma placa com socket 1155! Se não pretende fazer upgrade tão cedo, vai de 1156 que vai te atender bem da mesma maneira!

hehehehe Às vezes eu sou pragmático demais em me explicar mesmo.
Bem, o meu processador é um Core i3-550 LGA1156. Ganhei junto com a placa mãe Intel DH55PJ. Preto no branco: placa mãe e processadores são compatíveis, certo?
Nunca tive a oportunidade de usar um processador core i3 e os posteriores. Sei da fama de serem ótimos.

Citação de: galactus
10. Ops, não tem uma 10 né! :) Mas vou falar da memória já que você não falou!  As placas da Intel são Dual Channel, então compre dois pentes de memória para melhor desempenho do PC. Dois pentes de 2GB ou 4G! Não use só um que vai diminuir muito o desempenho em geral!

Na verdade eu falei da memória sim. hehehehehe
Estou com 2 pentes de 2gb cada, somando 4gb (dãããr... kkk). Mais pra frente, talvez eu aumente pra 8gb, que é o máximo que a placa suporta. Mas, por enquanto, 4gb são o suficiente pra mim e já tenho disponíveis estas memórias.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2012, 02:38 »
Eu sei montar PC e já fiz várias melhorias no meu... tenho um gravador de DVD da Asus, que eu comprei na Oficina dos Bits (em Belo Horizonte) e um HD da Seagate, de 1 também, que eu comprei pela internet... os dois equipamentos são OEM. Meu mouse ótico é da Multilaser, chinês, comprei em uma papelaria e nunca deu problema. Meu computador possui peças novas e peças antigas... tenho um gabinete antigo, um processador bem ruim (Celeron, mas pelo menos é da Intel), um teclado velho (mas bom, nunca deu problema), mas eu consigo usar tudo que eu preciso nele... nunca precisei de um processador Top de Linha... e olha que eu uso softwares pesados.

Sobre a Placa-Mãe, a minha também é Phitronics... é uma empresa brasileira, da Zona Franca de Manaus... nunca tive problemas com essa placa-mãe... parece óbvio que a Intel é uma empresa Top de Linha e que uma placa-mãe da Intel é de primeira qualidade... mas será que vale a pena pagar mais caro? Sinceramente, acho que não... desconfio que a minha Placa-mãe possui um chipset da Intel...

Gostaria de entender isso... qual é o problema da Phitronics? A minha é Phitronics... mas já pesquisei preços para trocar o processador do meu PC e pensei em comprar uma placa-mãe chinesa... pareceu um bom negócio, o preço era bom e parecia um produto com qualidade. Eu não tenho nada contra a Phitronics.

Taí, eu não sabia que a Phitronics era brasileira.
Bem, o problema é o suporte para drivers (não no Ubuntu, que reconhece tudo direitinho, sem problemas). E também questão de desempenho. Principalmente com placas de vídeo.

Um exemplo mesmo - e eu soube desta informação há pouco tempo - é em relação à placas de vídeo. Placas mãe genéricas não permitem um bom desempenho de sua placa de vídeo, por mais potente que seja a mesma. Isso porque tem uma determinada velocidade (desculpe não lhe dar esta informação com precisão, ainda não a busquei detalhada para mim) chamada de 1x, 2x, e placas mãe, geralmente, precisam ter uma velocidade de 15x pra que aceite e usufrua corretamente uma placa de vídeo.

Como falei, minha placa mãe é uma Phitronics com processador Intel Core2Duo. Mas minha placa de vídeo realmente não funciona tão bem nela. E ela possui algumas falhas de conexões USB dela própria, e a leitura adequada da minha placa USB off-board que instalei nela.

Não dá pra comparar uma Intel ou Asus com uma Phitronics. A qualidade das duas primeiras é superior e o desempenho, também. Quanto à placas chinesas... aí eu não sei. Mas não confio nelas, caso sejam genéricas também.

Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2012, 07:59 »
O ganho de desempenho será minimo ou quase imperceptivel. Como foi presente ai tudo bem né... Se fosse você vendia este seu atual com mais as peças que ganhou e tentava montar algo com a grana.
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, 08:04 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2012, 16:34 »
O ganho de desempenho será minimo ou quase imperceptivel. Como foi presente ai tudo bem né... Se fosse você vendia este seu atual com mais as peças que ganhou e tentava montar algo com a grana.

Oxe, né possível que o desempenho do meu pc não subirá consideravelmente comparando um core i3 com o meu atual processador core2duo.

Claro, não espero aquela coisa: meu deus, esse computador executa tudo na velocidade da luz... mas acredito que o desempenho há de crescer consideravelmente e seja perceptível.

Pensei na possibilidade de vender a placa. Mas deixarei isso mais pra frente. Vendo é o gabinete todo montado com ela, que aí eu consigo ganhar uma grana a mais por aqui e então invisto em um pc mais potente.

Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Vou montar um novo pc. Alguém para me guiar?
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2012, 21:12 »
O ganho de desempenho será minimo ou quase imperceptivel. Como foi presente ai tudo bem né... Se fosse você vendia este seu atual com mais as peças que ganhou e tentava montar algo com a grana.

Oxe, né possível que o desempenho do meu pc não subirá consideravelmente comparando um core i3 com o meu atual processador core2duo.

Claro, não espero aquela coisa: meu deus, esse computador executa tudo na velocidade da luz... mas acredito que o desempenho há de crescer consideravelmente e seja perceptível.

Pensei na possibilidade de vender a placa. Mas deixarei isso mais pra frente. Vendo é o gabinete todo montado com ela, que aí eu consigo ganhar uma grana a mais por aqui e então invisto em um pc mais potente.

Abraços.

Se você joga games perceberá, se não for abrir somente documentos e programas de trabalho não sentirá.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2