Resposta: a questão é esta não dividir o velocidade do link para X computadores, e sim deixar a velocidade total entre os computadores existentes.
Pois é, mas independente disso, pode ser feito caso deseje.
DHCP pode fornecer IP para mais de uma rede.
ex: 10.14.30.1 ao 10.14.30.255
ex: 10.10.20.1 ao 10.14.20.255
ex: 10.14.15.1 ao 10.14.10.255
Depois pode tentar limitar a velocidade do link de acordo com a rede.
Sinceramente, será complicado ajuda-lo com a lentidão, nem sabemos realmente qual é a causa (que segundo o post inicial, provavelmente pode ser o servidor).
Supondo que já tenha acionado os responsáveis pelo link e a causa da lentidão está dentro da empresa.
O ideal seria comprovar a velocidade do link em um final de semana.
Seria "perfeito" se em um final de semana, sem muito movimento, que o link apresentasse lentidão.
Assim ligaria o link diretamente em um cliente (notebook de preferência) e testaria a velocidade.
- Havendo lentidão, foi eliminada a possibilidade do servidor ou sua rede interna ser a causa do problema.
- Havendo lentidão, foi constatado que a causa pertence e é de responsabilidade da empresa que lhe fornece o link.
- Havendo velocidade, ao menos já foi eliminada a possibilidade da causa ser o roteador e/ou a empresa que lhe fornece o link.
- Havendo velocidade, a causa do problema então ou é o servidor ou a rede interna.
Se detectar nos testes anteriores que a causa é o servidor ou a rede interna, poderia agora desligar rapidamente toda a estrutura a partir do servidor, deixando apenas o servidor e um cliente (um notebook ligado sozinho no mesmo switch que a placa de rede do servidor que distribui o link).
- Havendo lentidão, O problema é o servidor.
- Havendo velocidade, O problema é a rede interna.
- Se o problema for rede interna, não existindo equipamentos gerenciáveis, o ideal é desligar toda a rede interna e ir ligando e testando parte a parte.
(Para isso, ligaria cabo a cabo no switch onde o servidor está ligado, esperaria um pouco e testaria. Se a rede estiver identificada e saber exatamente quais equipamentos cada cabo alimenta, terá um conjunto de equipamentos e entre eles, terá a causa do problema).
Pode ser até mesmo uma placa de rede louca, um switch defeituoso, um cabo de rede mau climpado (já me aconteceu isso) ou até um conflito de ip.
Se não precisar chegar a desligar toda a rede e ligar parte a parte, esses testes levam uns 5 minutos, se chegar a esse ponto, pode demorar mais alguns minutos, mas é o suficiente para direcionar o foco para o local exato do problema.
As vezes é preciso mesmo ir eliminando dessa forma, ainda mais quando temos uma estrutura barata com switchs genéricos (Dlink 24/48 portas de R$ 200,00), AP genéricos, etc...
Acredito que a partir dai deve-se atacar o servidor caso o mesmo seja o responsável.
Por que pode ser qualquer coisa, Hardware, Link, Servidor, Switch... ou como o zekkerj disse, pode uma atualização em algum sistema, sistema novo ou qualquer outro evento... Um ftp por exemplo.