Autor Tópico: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!  (Lida 7937 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
É este o título da análise do Phoronix no dia 28/03/2012: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTA3ODQ

Segundo o Phoronix o Ubuntu 12.04 fará uma "limpeza de primavera" no hardware antigo. Pelo menos um processador de 2005 para cá para poder rodar de forma satisfatória o Precise Pangolin. Traduzindo, um Pentium M será o mínimo para uma boa execução do Precise Pangolin, ainda segundo o Phoronix se você ficar com apenas duas aplicações ao mesmo tempo, se começar a exigir demais até o Pentium M vai pedir água rapidinho.

Fica claro para o Phoronix que os desenvolvedores do Ubuntu miram em hardware moderno. Para quem tem hardware mais moderno não há o que temer. Ele também deixa claro que isso não é exclusividade do Ubuntu e que todas as distros modernas vem seguindo pelo mesmo caminho, claro que as distros voltadas para hardware antigo ficam fora disso!

Particularmente eu acho que todos os sistemas operacionais modernos estão cada vez mais inchados, carregando demais em "firulas" gráficas de modo em geral, confiando que os usuários terão um Core i5 ou Phenon X4 com uma placa de vídeo parruda para empurrar. Agora tenho experiência pessoal com o Mac OS Lion, que é baseado em BSD e ele consome uma enormidade de recursos do sistema. Resumindo, ninguém escapa!

Também acho que o desempenho nas distros modernas melhoraram muito o rendimento do meu Core i7 2600k e da minha ATI 6870, concordo com o Phoronix, se o seu hardware é moderno, não tenha medo e migre. Para quem tem hardware antigo, o Ubuntu 10.04 é a tábua de salvação até o ano que vem, depois terão que buscar outra distro.

 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2012, 00:02 »
Então possivelmente irei passar longe do Precise. Só JoliOS nos meus PCs agora.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:22 »
Estou tranquilo para usar o 12.04, eu acho que deveriam acabar com o i686 (x32) das distros tambem, computadores antigos já eram desde a substituição do win XP pro win 7 (saltando o vista que foi lixo) e do 10.04 pro 11.10.

Canonical tem que eliminar os single-cores da vida e passar a investir em maquinas de multiplos cores.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:32 »
Estou tranquilo para usar o 12.04, eu acho que deveriam acabar com o i686 (x32) das distros tambem, computadores antigos já eram desde a substituição do win XP pro win 7 (saltando o vista que foi lixo) e do 10.04 pro 11.10.

Canonical tem que eliminar os single-cores da vida e passar a investir em maquinas de multiplos cores.

Maninho tu tá sendo radical ao extremo
Ainda bem que quem administra a Canonical pensa no universo de consumidores e não apenas no segmento que usa o top de linha.
E não estou falando só do usuário doméstico não, o usuário corporativo então, como ficaria, teria que trocar de equipamentos antes que os seus terminassem sua vida útil.
Aí eles repassam os custos e você chia dos preços
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:59 »
Mais amigo, questão é tendência de mercado, maioria dos single-cores nem fabricados são mais para desktops e notebooks. Se um S.O ficar amarrado a arquiteturas antigas é um tiro no pé, não digo no caso de "consumidores" ou usuarios finais.

Vamos pensar num caso, imagina um carinha usando um single core, ele não será mais consumidor de nada, apenas usuario final preste a migrar pra arquitetura x64 seja pelo S.O seje pelos programas cada vez mais exigentes. Para uma empresa em geral em todos segmentos interessa muito que os seus clientes utilizem sempre uma versao atual do programa (em geral) e nao uma versao antiga.

O que mais se vê ai é o pessoal limitado a S.O's de 2002 pra trás completamente defasados e cheios de vulnerabilidades por nao investirem em hardware. Imagina a limitação de um usuário tendo de ser obrigado a usar um S.O com pouca usabilidade para o potencial de seu hardware devido ao programa estar voltado a arquiteturas antigas que nem no mercado vendem mais ?

Só uma visão de mercado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

  • Visitante
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2012, 14:00 »
Acho que tiro no pé é se não se visar a todos!

Citar
arquiteturas antigas é um tiro no pé,

Iremos voltar ao tempo da ditadura (M$) afinal onde é estipulado e temos que seguir?

T+


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2012, 23:11 »
Olha pessoal,acabei de testar o Bet 2 do Precise e realmente com o interface 3D dele ativa, ele realmente tá pesando mais no sistema. Principalmente se você tiver um notebook com placa de vídeo onboard. No PC de casa que tem musculatura de sobra você quase não percebe isso, mas em máquinas sem muitos recursos a coisa pesa bem! Notei também um certo delay em alguns momentos, umas travadinhas do mouse. E o sistema se mostra ainda muito instável. Crashou tanto no laptop, congelou tudo, tive re desligar no botão de desligar mesmo, quanto no PC de casa também, a ferramenta de Bug enviou um relatório compĺeto. Já está reportado também a lentidão no sistema!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2012, 09:26 »
É o que eu digo não há para onde correr, não existe manual para isso aliás nem precisa, é só ver a evolução dos softwares em relação a década de 90.

Se fosse assim até hoje ainda teriamos 386, com 4 de ram e 1 de video (já tive uma maquina dessa).

Evolução do hardware é praticamente obrigatório. Você compra um computador que custa 1200 reais, no outro mês o mesmo já está custando 800 reais e assim pra pior. A visão mercadológica não pode se prender a usuários de máquinas antigas pois os mesmos já não ofereciam recursos para manutenção de corporações.

Sim, o mundo é capitalista.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline brunionline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2012, 22:38 »
Eu concordo que uma coisa puxa a outra e que a evolução no hardware é inevitável. Mas se o caso é esse passou da hora da Canonical atualizar os requerimentos de hardware para o Ubuntu.

1 GHz CPU (x86 processor (Pentium 4 or better))
1 GiB RAM (system memory)


Francamente, nem o Xubuntu se dá bem numa configuração dessas.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2012, 23:31 »
Isso me preocupa, estava deixando de usar o Windows 7 por ele ser meio pesado pro meu Pentium 4 o Windows Xp já está defasado a minha solução era o Ubuntu que apesar de não ter os recursos gráfico rodava numa boa.
 Se está informação se confirmar muito provavelmente serei um "Ex-usuário Ubuntu"  :'( sei que não serei o único.
A principal razão que me fez encantar pelo o Ubuntu foi o ótimo desempenho e de uns tempos prá cá isso não me encanta mais, o Ubuntu vém tomando um rumo totalmente diferente da filosofia Línux, gosto muito dessa distro. e espero que esta continue sendo oque sempre foi.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2012, 08:27 »
Isso me preocupa, estava deixando de usar o Windows 7 por ele ser meio pesado pro meu Pentium 4 o Windows Xp já está defasado a minha solução era o Ubuntu que apesar de não ter os recursos gráfico rodava numa boa.
 Se está informação se confirmar muito provavelmente serei um "Ex-usuário Ubuntu"  :'( sei que não serei o único.
A principal razão que me fez encantar pelo o Ubuntu foi o ótimo desempenho e de uns tempos prá cá isso não me encanta mais, o Ubuntu vém tomando um rumo totalmente diferente da filosofia Línux, gosto muito dessa distro. e espero que esta continue sendo oque sempre foi.

o 11.10 e o 12.04 lts se comparado com os anteriores são pesadaços.

Mais tem alternativas como o unity 2d consome menos recursos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Rayffe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2012, 04:03 »
Estou tranquilo para usar o 12.04, eu acho que deveriam acabar com o i686 (x32) das distros tambem, computadores antigos já eram desde a substituição do win XP pro win 7 (saltando o vista que foi lixo) e do 10.04 pro 11.10.

Canonical tem que eliminar os single-cores da vida e passar a investir em maquinas de multiplos cores.

Maninho tu tá sendo radical ao extremo
Ainda bem que quem administra a Canonical pensa no universo de consumidores e não apenas no segmento que usa o top de linha.
E não estou falando só do usuário doméstico não, o usuário corporativo então, como ficaria, teria que trocar de equipamentos antes que os seus terminassem sua vida útil.
Aí eles repassam os custos e você chia dos preços
abcs
abdo

Faço das suas palavras, as minhas amigo. aqui com AMD APU Dual-core HD 6250 2GB Ram+2Swap, Abro Chrome, Gimp, Rhymthbox, super tux 2, Cairo dock com todos filtros e navego pelas pastas, e NÃO trava...
indelizmente o amigo ali em cima foi infeliz na sua declaração.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2012, 09:21 »
Estamos dando importâcia demais a essa notícia, pelo que andei pesquisando as máquinas antigas que são citadas em diversas fontes quando tratam deste assunto são realmente antigas, máquinas que rodam o Ubuntu quase que por milagre eu diria (rs). Hoje minha máquina roda tranquilamente o Windows 7 (Intel P4, 1280mbs Ram dr400, onboard) Acredito que o Ubuntu 12 não será mais pesado que o Windows 7 Ultimate.
Oque me preocupa é que há boatos de acabar com as versões 32 bits, não só a Canonical mas também a Microsoft mas como eu disse são boatos, assim espero.  ;D

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Se tiver um Hardware antigo, pense duas vezes em migrar para o 12.04!
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2012, 08:47 »
Mas ainda existem Xubuntu e Lubuntu pra quem tem 512 e 256 de ram. Não tem sentido o Lubuntu existir com a interface nada amigável como o KDE e Gnome2 se o Ubuntu atual não suporta processadores antigos...