Autor Tópico: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot  (Lida 1480 vezes)

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 11:13 »
Pessoal,

a um bom tempo uso o Wubi, foi uma ferramenta fundamental para permitir minha migração para o Linux, não tenho do que reclamar. Agora que conheço e domino um pouco melhor esse SO incrível, gostaria instalá-lo em uma partição em dualboot com o Windows. Já instalei o Ubuntu em dualboot antes sem o menor problema, mas por uma série de razões, desinstalei e optei pelo Wubi.
 
Agora estou tendo um problema com a instalação em partição. Realizo a instalação sem nenhum erro ou problema, inicio o SO perfeitamente, mas quando vou desligar ou reiniciar, o computador faz o logout mas não desliga completamente. O led do power permanecce aceso e tenho que desligar o computador (netbook Megaware Atom N280) manualmente no botão power. Pensei que poderia ser um problema do Ubuntu, então tentei o Mandriva, Mint e openSUSE, e o erro aconteceu com todos eles. Me disseram que o computador poderia estar hibernando ao invés de desligar, tentei o comando
Código: [Selecionar]
#shutdown e o problema persistiu.
 
No Wubi o sistema desliga e reinicia normalmente. Assim fica difícil eu abandonar o Wubi. Mas realmente tenho muito interesse ter o Linux particionado em dual-boot. Alguém tem alguma idéia do que possa estar provocando esse problema e como corrigí-lo? Espero que possam me ajudar.
 
Obrigado!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2012, 15:45 »
-seu problema é / instalar ou apenas p/ desligar o ubuntu que vc já instalou e que está funcionando perfeitamente em dual-boot, exceto pelo fato de não desligar?

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2012, 17:44 »
-seu problema é / instalar ou apenas p/ desligar o ubuntu que vc já instalou e que está funcionando perfeitamente em dual-boot, exceto pelo fato de não desligar?


Meu problema é apenas com a reinicialização do sistema. A instalação é tranquila. Na verdade agora ainda estou usando o Wubi, porque desde a última vez que tentei instalar o Ubuntu dual-boot ocorreu esse problema e ainda não encontrei solução. Eu até pensei que era por culpa do Wubi, então deletei o Wubi, reinstalei o Ubuntu dual-boot, e o erro persistiu. Não sei mais o que fazer, então recorri ao fórum.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 12:53 »
1-faça limpeza e desfragmentação de disco do windows antes de dimiui-lo p/ instalar o ubuntu
2-use o gparted e crie minimo duas partições p/ instalar ubuntu : uma de 1-2gb p/ swap e outra ext4  de 20-30gb p/ partição /raiz
3-no momento da inatalação escolha a vançado e instale o ubuntu na partição criada previamente p/ ele

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2012, 15:24 »
1-faça limpeza e desfragmentação de disco do windows antes de dimiui-lo p/ instalar o ubuntu
2-use o gparted e crie minimo duas partições p/ instalar ubuntu : uma de 1-2gb p/ swap e outra ext4  de 20-30gb p/ partição /raiz
3-no momento da inatalação escolha a vançado e instale o ubuntu na partição criada previamente p/ ele

Sim, eu já segui esses procedimentos. Como eu disse meu problema não é na instalação. O problema é na reinicialização. O computador não desliga por completo. Mas no Wubi ele desliga normalmente. É muito estranho isso, e isso está me impedindo de usar o Linux particionado. Será problema no hardware? Seria problema de configuração da Bios? Será que ao desinstalar o Grub quando deletei o Ubuntu particionado deu algum problema???

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2012, 17:16 »
-vc atualziou seu ubuntu após a instalação?
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade


-tive problema parecida qdo instalei o 11.10 num infoway-corei3 qdo eu usava o terminal p/ desligar
$ sudo poweroff

-e p/ reiniciar
$ sudo reboot

-depois de umas atualizações o problema acabou

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas para instalar Ubuntu em dualboot
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2012, 18:18 »
Sim eu atualizei o Ubuntu após intalar...

Eu testei o comando
Código: [Selecionar]
#init 0 em um LiveCD e ele funcionou para desligar completamente a máquina. Mas para reiniciar ainda continua dando erro. E eu não quero ter que desligar o computador só por linha de comando. Teria como automatizar o comando
Código: [Selecionar]
#init 0 para desligamento?
Valeu?