Autor Tópico: Software para análises estatísticas  (Lida 1468 vezes)

Offline phdamasceno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Software para análises estatísticas
« Online: 19 de Setembro de 2008, 17:28 »
 ??? E ai pessoal, gostaria de saber se alguém da comunidade conhece algum software para análises estatísticas que possa ser usado com o Ubuntu, eu uso o SYSTAT no Windows, mas gostaria de passar a usar somente o Ubuntu, e para isso eu preciso de um software como este que citei. Bom vou ficar aguardando alguma resposta. Um abraço a todos.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Software para análises estatísticas
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2008, 19:26 »
??? E ai pessoal, gostaria de saber se alguém da comunidade conhece algum software para análises estatísticas que possa ser usado com o Ubuntu, eu uso o SYSTAT no Windows, mas gostaria de passar a usar somente o Ubuntu, e para isso eu preciso de um software como este que citei. Bom vou ficar aguardando alguma resposta. Um abraço a todos.


Dei com isto PSPP em:

http://linuxappfinder.com/scientificandengineering/math

 PSPP     Statistical analysis tool

Espero que ajude

Cumprimentos
JFM Mão de Ferro

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Software para análises estatísticas
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2008, 19:42 »
Também existe o R (que está nos repositórios como r-core e derivados) mas é todo trabalhado por linha de comando. Para colmatar isso existe o r-commander (um GUI onde ainda lhe faltam limar algumas arestas).
Mas faz praticamente tudo o que é necessário, e em alguns casos com uma precisão maior do que o SPSS (que também utilizo para linux).



Offline felipebasso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Software para análises estatísticas
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2012, 14:32 »
Primeiramente, desculpem por trazer de volta dos mortos essa discussão.
Porem quero contribuir com minha história e quem sabe ajudar algum pinguim perdido por aí.
Uso (usava) o SPSS para análises estatísticas, pois tive acesso ao original graças ao laboratório de psicologia da minha faculdade. Porem como o SPSS é "direcionado" com exceção das versões mais antigas o usuário se sente compelido a usar o windows. (no meu caso o starter, não vou pagar para outras versões).
Enfim, resumindo, participo do projeto PSPP como consultor apenas (sou psicólogo e não programador) e posso adiantar que o projeto está caminhando, mas está longe de competir com os grandes de análise, e nessa área tecnologia é tudo.
Nessa hora me deparei com o Stata 12. Programa pago (claro) masa um custo muito menor do que o SPSS. E o melhor na sua compra como usuário único você recebe três acessos, para instalar em casa no laptop e na empresa, por exemplo. E recebe versões compativeis com o windows, mac e o nosso querido pinguim. estou usando a uma semana, mas minha avaliação preliminar eh que tem um layout mais simples do que o SPSS, é mais simples e (mais importante) no meu caso faz exatamente tudo que preciso e não encontrei procedimento de análise atual inexistente no programa. Outra vantagem eh que não vem em pacotes como o SPSS, o acesso mais barato tem todas as ferramentas e só diferem no numero de variáveis que podem ser inseridas. Nada grave para mim.
enfim fica a dica, pelo menos podem partir das minhas idéias e pela primeira vez, para mim, sou um windows free. :D