Autor Tópico: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.  (Lida 7358 vezes)

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
#UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Online: 22 de MAR?O de 2012, 17:43 »
A quantidade excessiva de distribuições nacionais não está trazendo os benefícios esperados para o desenvolvimento do Software Livre; isso é do conhecimento de muitos. E quais medidas foram tomadas para resolver essa questão?

O projeto #UniaoLivre é uma tentativa de gerar um debate público sobre essa questão; e, assim, fazer com que os usuários possam mostrar seu descontentamento com o modelo atual de gerir tais distribuições. Para mostrar aos responsáveis pelos projetos a importância da velha frase: “Unidos venceremos, divididos cairemos”.

Esse projeto acaba de ser lançado! No momento, contamos com o apoio da distribuição BigLinux.Esperamos que nos próximos dias os responsáveis por outras distribuições nacionais venham apoiar essa ideia.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2012, 18:44 »
Citar
Notícias
Coloque aqui as últimas notícias sobre o mundo do Ubuntu. São proibidas nesta seção mensagens não relacionadas ao Ubuntu.

Movido para Café com Ubuntu

Offline kaito57

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2012, 06:15 »
isso seria realmente ótimo!! gostei da ideia!! rsrsrs

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2012, 06:52 »
Pode contar comigo, no desenvolvimento, divulgação, etc...

Offline jpaulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2012, 08:30 »
Seria mais produtivo se todos se unissem ao Ubuntu.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einstein

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #5 Online: 23 de MAR?O de 2012, 08:35 »
Bom dia Big Bruno

Já fui usuário do Biglinux, mais ou menos no tempo em que usava também o Kurumin, ou seja tem bastante tempo.

Acho a sua ideia válida e o seu trabalho muito bom, porem sendo um só é impossível manter uma distro com as atualizações constantes que são exigidas para uma utilização digamos mais profissional ou comercial.

A prova disto é o tempo que a BigLinux e a DreamLinux levaram para termos os releases atuais.

Pesquisando rapidamente no Distrowatch, isso você deve saber melhor do que eu e do que a maioria dos usuários cadastrados aqui neste forum, encontrei 13 distribuições Linux no Brasil, a maioria baseadas no Debian (ou Ubuntu), seguidas depois nas baseadas no Slackware, por fim, Fedora e Gentoo também tem suas distros seguidoras.

Creio que se pelo menos a BigLinux, a DreamLinux, a EpidemicLinux e a PoseidonLinux se unissem em um único projeto poderíamos ter um distro brasileira forte o bastante no mercado.

Estas 4 distros já tem uma base em comum, são todas (Debian ou Ubuntu) ao  mesmo tempo trabalham uma diversidade de desktops (KDE-XFCE-LXDE-Gnome) na ordem do paragrafo anterior, observe que nomeei a Epidemic como LXDE embora a mesma também ofereça o desktop KDE.

Creio que uma solução seria eleger um desktop forte (GNOME ou KDE) e um desktop mais leve tal como o LXDE e então teríamos uma distro nacional que viria com seu CD/DVD de instalação com as duas opções de interfaces para que o usuário escolhesse na instalação.

Torço desde agora para que você consiga algo assim. Sei que será difícil, todos terão que "abandonar" seu projeto e abraçar outro; abandonar sua interface em prol de outra; deixar de ser o onipotente e ter que acatar decisão de uma maioria.

Não tenho muito como ajudar no projeto, mas posso oferecer gratuitamente a hospedagem do site do projeto e até mesmo o registro de um dominio .com ou .net - jáum mirror para os downloads isto está fora do meu alcance.

abcs
abdo


Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #6 Online: 23 de MAR?O de 2012, 08:43 »
Seria mais produtivo se todos se unissem ao Ubuntu.

Jpaulo
Se seguirmos seu raciocínio acabaremos tendo um único Linux.
Vamos voltar no tempo e pensarmos se em vez de lançar o Ubuntu, ele tivesse optado por se unir ao Mandrake, ou ao Red Hat.

Vamos deixar o Linux livre de amarras e receber todas as distros que quiserem chegar, só sobreviverão realmente aquelas que forem úteis para um segmento expressivo.

Algo como a seleção natural na biologia

abcs
abdo
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2012, 08:46 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2012, 09:17 »
O ponto mais difícil é convencer os responsáveis pelas distribuições atuais a deixarem de lado o que estão fazendo.

Por isso é preciso divulgação e principalmente apelo dos usuários para que uma unificação seja feita, pois se os usuários da distribuição passam a pedir que ela seja descontinuada para que um projeto melhor e maior seja feito acredito que os responsáveis pelos projetos irão ver que existe um caminho melhor para seguir.

Essa ideia de distribuição unificada é apenas uma das ideias, como está lá no texto tudo deve ser debatido e podemos inclusive não ter uma distribuição nacional e sim decidirmos apoiar alguma distribuição internacional.

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2012, 09:25 »
Não postei ainda no projeto #UniaoLivre minha opinião do que deve ser feito pois pode parecer que quero decidir o futuro desse novo projeto e minha ideia é apenas criar a necessidade de união, após isso discutimos democraticamente o caminho a seguir.

Mas na minha opinião o melhor seria utilizar os repositórios do Ubuntu e não ter repositórios completos, apenas repositórios complementares com os aplicativos desenvolvidos pelos participantes do projeto. Não acho importante a forma que chamarem, distribuição, personalização ou seja lá o que for, a ideia é levar o melhor produto ao usuário e não vejo possibilidades de uma equipe nossa fazer um repositório melhor que o do Ubuntu e ainda desenvolver aplicativos.

Acredito que o mais certo é focar no desenvolvimento de automações, interfaces gráficas e aplicativos que facilitem o uso do computador, a liberação de possíveis ISOs com isso que foi desenvolvido é viável, mas sem perder nenhuma compatibilidade, no caso, com o Ubuntu, mas poderia ser outra distribuição a adotada por padrão.

Se possível disponibilizar duas versões, uma completa com o KDE e uma leve com o LXDE.

Mas isso não é uma decisão minha, é um ponto de vista que em breve irei citar no fórum do #UniaoLivre e que deve ser discutida entre todos os participantes.

Offline jpaulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #9 Online: 23 de MAR?O de 2012, 09:30 »
Seria interessante uma distribuição brasileira baseada no KDE, estilo a conectiva, mas um projeto deste tipo ser totalmente da comunidade, não term um avanço tão rápido, teria que ter uma empresa por trás, para dar suporte a outras empresas, nos padrões da Canonical, mas como não temos um milionário brasileiro que toparia criar uma digamos Canonical brasileira, algumas poucas pessoas, não vão fazer tanta diferença assim na seleção natural.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einstein

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #10 Online: 23 de MAR?O de 2012, 09:33 »
Fala Bigbruno, é uma satisfação vê-lo por aqui, no início de minha caminhada no Linux, já usei o Biglinux, mais uma vez parabéns e boa sorte aos teus trabalhos.
Quanto ao tema, não tenho muito a acrescentar, sou da opinião de juntar em torno do Ubuntu toda a força possível, mas respeito outros pensamentos.
Tudo de bom.
Usuário Linux- 449417

Creto

  • Visitante
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2012, 13:44 »
Olá a todos,

Leiam aqui Tales A. Mendonça

T+

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2012, 15:13 »
muito interessante isso tudo, já havia lido algo sobre isso, mas o coment do creto foi mais esclarecedor
só aproveito para uma pequena sugestão, que a uniaolivre, possa se tornar uma fundação
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2012, 15:30 »
... e podemos inclusive não ter uma distribuição nacional e sim decidirmos apoiar alguma distribuição internacional.
deixa eu ver se eu entendi...

O Bruno que juntar os desenvolvedores brasileiros para juntos assumirem o desenvolvimento do Kubuntu, obviamente seguindo as normas e calendários da canonical?

Seria algo interessante, teríamos um (K)Ubuntu original e brasileiro.


abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Creto

  • Visitante
Re: #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2012, 16:05 »
muito interessante isso tudo, já havia lido algo sobre isso, mas o coment do creto foi mais esclarecedor
só aproveito para uma pequena sugestão, que a uniaolivre, possa se tornar uma fundação
Olha caro rjbgbo e abdo, não sei ao certo o que se passa na cabeça deles não são meio esquisitos (risos) esses devs, mas quanto a fundação acho que essa é a intenção do Bruno como diz esse trecho do site http://www.uniaolivre.com que diz:

Citar
"Inicialmente, sugiro a criação de uma fundação responsável por realizar o projeto para hospedar e facilitar a manutenção de aplicativos desenvolvidos pelos envolvidos. Cada pequena distribuição costuma ter algum diferencial, devemos trabalhar para compatibilizar esse diferencial com as grandes distribuições, mantendo repositórios atualizados com os nossos diferenciais.

O maior problema que vejo nisso tudo é quanto ao restante do texto que comentei algumas vezes até em diversos tópicos no fórum do projeto e forum do Big que não tem nada haver mas tem um tópico lá, enfim eu que não sou nenhum dev ou grande colaborador do GNU/Linux já vejo o texto como..., digamos assim contra a filosofia de liberdade do GNU/Linux, imaginem quem tem os seus projetos em andamento e em atividade.

T+