Autor Tópico: Como incluir data e horas corretas nos logs rsync  (Lida 2512 vezes)

Offline marcoscg72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Como incluir data e horas corretas nos logs rsync
« Online: 23 de MAR?O de 2012, 17:26 »
Caros amigos,

Eu configurei um servidor rsync ( no Ubuntu Server 10.04 LTS ) para backup e o mesmo está funcionando perfeitamente.

O problema está no horário registrado nos logs.

No meu rsyncd.log as linhas referentes aos logs estão assim:

log format = %t: host %h (%a) %o %f (%l bytes). Total %b bytes.
log file=/var/log/rsyncd.log

Quando eu reinicio o serviço com o invoke-rc.d rsync restart a data hora aparece da maneira correta. Vejam um trecho dos logs:

2012/03/23 15:55:25 [6969] connect from simao.schettini.int (192.168.x.3)
                     ^
Mas ao sincronizar arquivos a partir do cliente ele registra 4 horas de diferença em relação a hora local.

2012/03/23 19:55:25 [6969] rsync to Samba/ from simao.schettini.int (192.168.x.3)
                     ^
Ambos os servidores estão como a mesma data/hora, tanto de sistema como de hardware. Eu verifiquei isso com o comando hwclock e date.

Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo e de como eu resolvo esse problema?




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como incluir data e horas corretas nos logs rsync
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2012, 02:55 »
Use o ntp pra sincronizar a hora das máquinas a partir da rede.
Certifique-se de que as duas estejam trabalhando no fuso horário correto.
Não confie no relógio de hardware (hwclock), pois dependendo da instalação, ele pode ou não estar em hora zulu (UTC), o que pode te dar uma baita diferença (3 horas se a hora estiver correta).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcoscg72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Como incluir data e horas corretas nos logs rsync
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2012, 11:55 »
Use o ntp pra sincronizar a hora das máquinas a partir da rede.
Certifique-se de que as duas estejam trabalhando no fuso horário correto.
Não confie no relógio de hardware (hwclock), pois dependendo da instalação, ele pode ou não estar em hora zulu (UTC), o que pode te dar uma baita diferença (3 horas se a hora estiver correta).


Não creio que o problema seja com a data hora. Ambos os servidores sincronizam usa data/hora com o ntp.on.br e estão com os timezones corretos. 
Esse problema ocorre só com o rsync.

Obrigado,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como incluir data e horas corretas nos logs rsync
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2012, 12:23 »
Mesmo assim, seria bom puxar uma sincronização manual da hora, nas máquinas envolvidas, via comando "ntpdate".
Depois, consulte o horário do bios das máquinas, pra confirmar que estão com a hora correta também (levando em conta que podem estar ou não em UTC). Se não estiverem, vc pode ter essa diferença de hora durante o boot, até o ntp re-sincronizar a hora entre as máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D