Autor Tópico: Gostaria, mas não recomendo Linux  (Lida 19672 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #15 Online: 17 de MAR?O de 2012, 13:41 »
... O comodismo dos usuários Win atrapalha muito...

talvez o medo do novo, conheço vários usuários que fizeram downgrade, do win vista ou seven para o xp, por conta do hábito com a interface. só que vc deve saber o qto o xp, já está ficando obsoleto. corroboro c/ as opiniões dos colegas sobre as vantagens hj do linux, e acho que é uma questão de visão da forma como vamos falar do mesmo, talvez alguem aceite, mas temos que tentar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #16 Online: 17 de MAR?O de 2012, 13:46 »
Continua errando... não é que um usuário comum "não vai conseguir usar Linux". Ele só não é capaz de realizar tarefas administrativas (que ele também não sabe fazer no windows). Afinal, se pra um usuário comum usar o windows, um técnico tem que preparar a máquina, porque que com o linux deveria/poderia ser diferente? Isso você não foi capaz de explicar.
Agora, se o motivo de não indicar linux é "não conheço técnicos, voltados ao atendimento a usuários domésticos, que tenham proficiência nesse sistema", não crie rodeios.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #17 Online: 17 de MAR?O de 2012, 15:05 »
Citar
Mais um debate infrutífero sobre qual é o melhor sistema.
O melhor sistema é uma decisão particular.

E Quando é que este "sistema particular" deixa de ser o melhor sistema?

Quando ele não atende as nossas expectativas. Sejam elas por motivos de diversão, de profissão, de consciência e etc...


Você sabe ler? Aqui ninguém está debatendo qual sistema é melhor. Mas o fato de o Linux ser "complicado" para usuários inexperientes do Windows.

HEheheh! Descobriu meu ponto fraco, né? Realmente, eu não sei ler. Já dizia um ex-professor meu que só sabe ler quem lê nas entrelinhas. Nunca encontrei as malditas das entrelinhas.
Vou mais além que vc. O linux é complicado até para usuários experientes do Windows.
Gozado é que a oração usada acima determina uma comparação entre dois sistemas. Windows e linux. E se há uma comparação é porque se quer encontrar qual o melhor dos dois.
Aí, chegamos no ponto que citei na mensagem acima. Debate infrutífero sobre qual é o melhor sistema.

Não era esta a entrelinha? OU nunca vou aprender a ler mesmo?

Felizes são meus filhos que aprenderam o linux naturalmente e acham o Windows muito complicado.
- Pai, O computador com Windows fica gripado? Porque tem que instalar um tal de antivírus no Windows?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #18 Online: 17 de MAR?O de 2012, 16:42 »
Citar
Gozado é que a oração usada acima determina uma comparação entre dois sistemas. Windows e linux. E se há uma comparação é porque se quer encontrar qual o melhor dos dois. Aí, chegamos no ponto que citei na mensagem acima. Debate infrutífero sobre qual é o melhor sistema.

Esse não foi realmente o intuito, Selvagem.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #19 Online: 17 de MAR?O de 2012, 16:57 »
Esse não foi realmente o intuito, Selvagem.

Esquenta não mano!
É que eu acho que a galera perde muito tempo se perguntando Pq este sistema não é igual aquele, se foi exatamente por isso que eu troquei aquele sistema por este, por ele ser muito diferente. E se este sistema ficar igualzinho ao outro, chegará a hora de, pelo menos eu, trocar de sistema.

Analogamente ao que acontece com um fanático de carro, quem usa o linux não está só satisfeito em pilotar, mas fica muito satisfeito em montar e desmontar esta máquina e manipula-la ao seu bel prazer.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #20 Online: 17 de MAR?O de 2012, 17:16 »
Foi o que disse. Se tratando de um usuário comum (aquele que se senta à frente do pc e quer sair usando), que não consegue nem lidar com o Rwindows que supostamente vem prontinho preparado por um técnico, não vai conseguir usar Linux. O comodismo dos usuários Win atrapalha muito. A pessoa prefere reclamar a buscar soluções. Isso é o entrave. Depois de ver que a pessoa não consegue lidar com o Win, digo: "É, continua com o Windows. Paga um técnico pra te ajudar".

Ué. Se o cara está disposto a pagar a um técnico para não ter que configurar nada no windows, tenho certeza que esse mesmo técnico faria o mesmo em relação a um SO Linux. Aliás, de brinde o comprador ainda ganharia o LibreOfffice, e mais uma porção de bons aplicativos para edição de foto, vídeos, e desenhos 3d, como o Gimp, Openshot, Blender, Inkscape, etc.

No Windows teria que pagar uma fortuna apenas por um dos programas de lá para executar essas tarefas.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #21 Online: 17 de MAR?O de 2012, 17:17 »
Foi o que disse. Se tratando de um usuário comum (aquele que se senta à frente do pc e quer sair usando), que não consegue nem lidar com o Rwindows que supostamente vem prontinho preparado por um técnico, não vai conseguir usar Linux. O comodismo dos usuários Win atrapalha muito.

Continua errando... não é que um usuário comum "não vai conseguir usar Linux". Ele só não é capaz de realizar tarefas administrativas (que ele também não sabe fazer no windows). Afinal, se pra um usuário comum usar o windows, um técnico tem que preparar a máquina, porque que com o linux deveria/poderia ser diferente? Isso você não foi capaz de explicar.
Agora, se o motivo de não indicar linux é "não conheço técnicos, voltados ao atendimento a usuários domésticos, que tenham proficiência nesse sistema", não crie rodeios.

Foi também o que eu disse. Não é que o usuário comum sabe usar windows mas não sabe usar linux. Na verdade boa parte dos usuários não sabe usar windows também. Se soubessem, não existiria um técnico em cada esquina. Então o problema do linux não está exatamente no sistema, mas na falta de técnicos para dar suporte ao usuário leigo. No linux, temos que aprender a nos virar, porque não dá pra simplesmente pagar alguém pra fazer o serviço na sua casa, mesmo que a gente queira pagar por isso (e juro que eu já quis muito hahahaha)

Ué. Se o cara está disposto a pagar a um técnico para não ter que configurar nada no windows, tenho certeza que esse mesmo técnico faria o mesmo em relação a um SO Linux. Aliás, de brinde o comprador ainda ganharia o LibreOfffice, e mais uma porção de bons aplicativos para edição de foto, vídeos, e desenhos 3d, como o Gimp, Openshot, Blender, Inkscape, etc.

Errado amigo. Infelizmente, há carência de técnicos. A maior parte desses "profissionais" só sabe formatar e fazer backup, e desestimula o uso de linux. Esses tempos levei o note da minha sobrinha pra fazer um upgradezinho (mais memoria, hd, etc) porque estava meio capengando, e ela me pediu pra instalar windows 7. O técnico se ofereceu pra instalar tudo já que comprei muitas peças e eu aceitei pra facilitar minha vida. Quando pego o computador, descubro que não tem backup de nada. Fui reclamar e o cidadão me disse que não fez backup pq o computador rodava linux (pois era uma maquina modesta) e nao ia adiantar, pois o windows nao reconheceria os arquivos. Fiquei tão pasmada que virei as costas e sai sem falar nada. Como argumentar com isso? Obvio que o cara pegou o computador e não tinha a menor nocao de como mexer nele, então simplesmente formatou apagando tudo.
« Última modificação: 17 de MAR?O de 2012, 17:25 por evil_queen »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #22 Online: 17 de MAR?O de 2012, 18:35 »
-eu recomendo linux p/ meus amigos, mas deixo um alerta:
"Se vc tem preguiça de aprender ou tem medo de mudanças fike c/ o windows, nem tente, pq linxu não é windows!"

-mas qdo mostro meu desktop com windows + ubuntu + mint + suse + fedora no mesmo hd funcionando em harmonia, sem travamentos ou lentidão , eles ficam "balançados" e alguns se arriscam!

phillipehugo

  • Visitante
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #23 Online: 17 de MAR?O de 2012, 23:39 »
Estive acompanhando este tópico e vou postar uma opinião.

Primeiro windows não vem pronto para uso, aliás se quiser deixar ele 100% deverá gastar além da licença do sistema operacional, gastar com office, aplicativos, utilitários e afins.

Outro detalhe que pude acompanhar uso computador desde a época do DOS e até hoje em 2012 mal conheço um usuário que saiba mexer em windows, a maioria só sabe ligar o pc, instalar alguma besteira, desinstalar e coisa e tal, quando o bicho pega corre tudinho pra formatação e reinstalação do sistema por não saber remover um virus na "unha" ou recuperar um registro do S.O. .

Resumindo hoje temos milhares de usuários que usam windows, mais deles 99% não sabem usar o sistema, se usar o basicão é saber mexer ai já é outra história.

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #24 Online: 18 de MAR?O de 2012, 00:16 »
Estive acompanhando este tópico e vou postar uma opinião.

Primeiro windows não vem pronto para uso, aliás se quiser deixar ele 100% deverá gastar além da licença do sistema operacional, gastar com office, aplicativos, utilitários e afins.

Outro detalhe que pude acompanhar uso computador desde a época do DOS e até hoje em 2012 mal conheço um usuário que saiba mexer em windows, a maioria só sabe ligar o pc, instalar alguma besteira, desinstalar e coisa e tal, quando o bicho pega corre tudinho pra formatação e reinstalação do sistema por não saber remover um virus na "unha" ou recuperar um registro do S.O. .

Resumindo hoje temos milhares de usuários que usam windows, mais deles 99% não sabem usar o sistema, se usar o basicão é saber mexer ai já é outra história.

Falou Tudo !  ;)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #25 Online: 18 de MAR?O de 2012, 00:23 »
... mas se a pessoa tem dificuldade até de mexer no Rwindows que praticamente vem pronto para usar, isto é, não precisa instalar codecs, suportes etc, para tocar vídeos, cds etc. ...

Da onde você tirou isso?
No windows, tanto quanto no Linux você precisa instalar codecs sim, se não não vai conseguir usar diversos formato de audio e video, se não instalar, vai conseguir no máximo tocar wmv e wma só como no Linux que se você não instalar vai só ouvir ogg e ogv e alguns outros formatos livres que não me recordo.
A maioria das pessoal que usar um sistema operacional só clica no ícone do navegador e no msn messenger, e ouve algumas musicas de vez em quando, afinal é mais fácil ouvir no microsystem.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #26 Online: 18 de MAR?O de 2012, 10:05 »
Foi o que disse. Se tratando de um usuário comum (aquele que se senta à frente do pc e quer sair usando), que não consegue nem lidar com o Rwindows que supostamente vem prontinho preparado por um técnico, não vai conseguir usar Linux. O comodismo dos usuários Win atrapalha muito.

Continua errando... não é que um usuário comum "não vai conseguir usar Linux". Ele só não é capaz de realizar tarefas administrativas (que ele também não sabe fazer no windows). Afinal, se pra um usuário comum usar o windows, um técnico tem que preparar a máquina, porque que com o linux deveria/poderia ser diferente? Isso você não foi capaz de explicar.
Agora, se o motivo de não indicar linux é "não conheço técnicos, voltados ao atendimento a usuários domésticos, que tenham proficiência nesse sistema", não crie rodeios.

Foi também o que eu disse. Não é que o usuário comum sabe usar windows mas não sabe usar linux. Na verdade boa parte dos usuários não sabe usar windows também. Se soubessem, não existiria um técnico em cada esquina. Então o problema do linux não está exatamente no sistema, mas na falta de técnicos para dar suporte ao usuário leigo. No linux, temos que aprender a nos virar, porque não dá pra simplesmente pagar alguém pra fazer o serviço na sua casa, mesmo que a gente queira pagar por isso (e juro que eu já quis muito hahahaha)

Ué. Se o cara está disposto a pagar a um técnico para não ter que configurar nada no windows, tenho certeza que esse mesmo técnico faria o mesmo em relação a um SO Linux. Aliás, de brinde o comprador ainda ganharia o LibreOfffice, e mais uma porção de bons aplicativos para edição de foto, vídeos, e desenhos 3d, como o Gimp, Openshot, Blender, Inkscape, etc.

Errado amigo. Infelizmente, há carência de técnicos. A maior parte desses "profissionais" só sabe formatar e fazer backup, e desestimula o uso de linux. Esses tempos levei o note da minha sobrinha pra fazer um upgradezinho (mais memoria, hd, etc) porque estava meio capengando, e ela me pediu pra instalar windows 7. O técnico se ofereceu pra instalar tudo já que comprei muitas peças e eu aceitei pra facilitar minha vida. Quando pego o computador, descubro que não tem backup de nada. Fui reclamar e o cidadão me disse que não fez backup pq o computador rodava linux (pois era uma maquina modesta) e nao ia adiantar, pois o windows nao reconheceria os arquivos. Fiquei tão pasmada que virei as costas e sai sem falar nada. Como argumentar com isso? Obvio que o cara pegou o computador e não tinha a menor nocao de como mexer nele, então simplesmente formatou apagando tudo.

Eu disse para se levar o PC para instalar o Linux num TÉCNICO, e não num projeto de um. Um cara que não sabe instalar um SO linux simples, como Ubuntu, Mint ou Biglinux, que não sabe sequer fazer um backup, coisas que qualquer usuário com um pouquinho de conhecimento faz sem problemas, definitivamente não pode ser chamado de técnico. Muito mal dá pra chamá-lo de usuário de PC. Qualquer técnico de verdade sabe fazer procedimentos como esse de "olhos fechados".
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #27 Online: 18 de MAR?O de 2012, 11:08 »
(Acredito que seja aqui o local mais apropriado para este tipo de mensagem.)
Bom dia!!
Gostaria de recomendar o Linux para todos (e até recomendo informalmente sem pretensão de convencer), mas se a pessoa tem dificuldade até de mexer no Rwindows que praticamente vem pronto para usar, isto é, não precisa instalar codecs, suportes etc, para tocar vídeos, cds etc., com Linux será muito pior, pois precisa dedicar um tempo em pesquisa, buscar suporte (ajuda) em fóruns, instalar codecs, programas. E com esse comodismo (que eu até gostaria disso) de chegar e usar algo pronto e tudo certo, a culpa fica para o Linux.
A verdade é que usuários comuns (como um dia fomos e ainda sou) do Rwindows sabem muito, muito pouco, e para adentrar no Linux precisa ser inconformado, insatisfeito, curioso, paciente.
Abraço!
E o pior é que eu concordo com você, uma vez instalei o Ubuntu no computador de um vizinho (o Windows tinha parado de funcionar), ele mal sabia usar Windows, e no Linux a coisa foi pior, ele reclamava de tudo, o msn era feio e ruim, o player de música era ruim, o Office não abria algumas montagens de PowerPoint que chegavam por e-mail, e nem instalar programas ele pela Central de Programas ele conseguia (até hoje eu não entendi como ele não conseguia), depois de uma semana tive que reinstalar o Windows  :-\
Até Breve... :D


Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #28 Online: 19 de MAR?O de 2012, 17:44 »
Foi o que disse. Se tratando de um usuário comum (aquele que se senta à frente do pc e quer sair usando), que não consegue nem lidar com o Rwindows que supostamente vem prontinho preparado por um técnico, não vai conseguir usar Linux. O comodismo dos usuários Win atrapalha muito.

Continua errando... não é que um usuário comum "não vai conseguir usar Linux". Ele só não é capaz de realizar tarefas administrativas (que ele também não sabe fazer no windows). Afinal, se pra um usuário comum usar o windows, um técnico tem que preparar a máquina, porque que com o linux deveria/poderia ser diferente? Isso você não foi capaz de explicar.
Agora, se o motivo de não indicar linux é "não conheço técnicos, voltados ao atendimento a usuários domésticos, que tenham proficiência nesse sistema", não crie rodeios.

Foi também o que eu disse. Não é que o usuário comum sabe usar windows mas não sabe usar linux. Na verdade boa parte dos usuários não sabe usar windows também. Se soubessem, não existiria um técnico em cada esquina. Então o problema do linux não está exatamente no sistema, mas na falta de técnicos para dar suporte ao usuário leigo. No linux, temos que aprender a nos virar, porque não dá pra simplesmente pagar alguém pra fazer o serviço na sua casa, mesmo que a gente queira pagar por isso (e juro que eu já quis muito hahahaha)

Ué. Se o cara está disposto a pagar a um técnico para não ter que configurar nada no windows, tenho certeza que esse mesmo técnico faria o mesmo em relação a um SO Linux. Aliás, de brinde o comprador ainda ganharia o LibreOfffice, e mais uma porção de bons aplicativos para edição de foto, vídeos, e desenhos 3d, como o Gimp, Openshot, Blender, Inkscape, etc.

Errado amigo. Infelizmente, há carência de técnicos. A maior parte desses "profissionais" só sabe formatar e fazer backup, e desestimula o uso de linux. Esses tempos levei o note da minha sobrinha pra fazer um upgradezinho (mais memoria, hd, etc) porque estava meio capengando, e ela me pediu pra instalar windows 7. O técnico se ofereceu pra instalar tudo já que comprei muitas peças e eu aceitei pra facilitar minha vida. Quando pego o computador, descubro que não tem backup de nada. Fui reclamar e o cidadão me disse que não fez backup pq o computador rodava linux (pois era uma maquina modesta) e nao ia adiantar, pois o windows nao reconheceria os arquivos. Fiquei tão pasmada que virei as costas e sai sem falar nada. Como argumentar com isso? Obvio que o cara pegou o computador e não tinha a menor nocao de como mexer nele, então simplesmente formatou apagando tudo.

Eu disse para se levar o PC para instalar o Linux num TÉCNICO, e não num projeto de um. Um cara que não sabe instalar um SO linux simples, como Ubuntu, Mint ou Biglinux, que não sabe sequer fazer um backup, coisas que qualquer usuário com um pouquinho de conhecimento faz sem problemas, definitivamente não pode ser chamado de técnico. Muito mal dá pra chamá-lo de usuário de PC. Qualquer técnico de verdade sabe fazer procedimentos como esse de "olhos fechados".

Sinta-se a vontade pra achar esse TÉCNICO.
Aproveita e me passa o telefone, porque se eu conhecesse algum não estaria visitando o fórum diariamente. E olha que eu moro em cidade grande, imagina o interiorzão.
Voce me desculpe a franqueza, mas o meu post foi exatamente sobre a dificuldade de encontrar suporte técnico presencial pra linux no país. A maior parte das empresas que dão suporte só trabalham com windows e mac. Muitos inclusive vem ME perguntar sobre linux, distros, programas equivalentes e afins, pois nunca tinham visto um note rodando linux até por a mão no meu.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Gostaria, mas não recomendo Linux
« Resposta #29 Online: 19 de MAR?O de 2012, 18:22 »
Citar
Sinta-se a vontade pra achar esse TÉCNICO.
Aproveita e me passa o telefone, porque se eu conhecesse algum não estaria visitando o fórum diariamente. E olha que eu moro em cidade grande, imagina o interiorzão.
Voce me desculpe a franqueza, mas o meu post foi exatamente sobre a dificuldade de encontrar suporte técnico presencial pra linux no país. A maior parte das empresas que dão suporte só trabalham com windows e mac. Muitos inclusive vem ME perguntar sobre linux, distros, programas equivalentes e afins, pois nunca tinham visto um note rodando linux até por a mão no meu.

Só aqui no fórum há vários técnicos em informática. Em outros fóruns Linux há mais uma porção deles. Você realmente acha que é preciso se ter um conhecimento avançado para se fazer um backup de dados e instalar uma distro como o Ubuntu, Mint, BigLinux, etc.? Foi a isso que você se referiu em seu post, portanto falo em técnicos capazes de executar tarefas mais simples, como essas, e não coisas mais complexas, por exemplo a instalação de drivers e compilações de Kernel e scripts "na unha".

Para tarefas mais complexas de fato há carência de profissionais. Esse, porém, não é um problema exclusivo do mundo Linux, mas de praticamente todas as áreas de trabalho existentes no Brasil hoje.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog