Autor Tópico: Trolltech oferece celular Linux reprogramável  (Lida 1930 vezes)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Trolltech oferece celular Linux reprogramável
« Online: 16 de Agosto de 2006, 07:11 »
A Trolltech, da Noruega, demonstrou o primeiro celular completamente reprogramável para ajudar os criadores de aparelhos a inovarem tão rapidamente quanto seus colegas do setor de computadores pessoais. Uma grande distinção entre os setores de computadores pessoais e celulares é que embora os projetistas possam reprogramar completamente o software de um computador, a maior parte das funções de um celular vem fixa de fábrica.

"Os programadores independentes têm dificuldades para descobrir como participar do mercado de celulares", disse Benoit Schillings, vice-presidente de tecnologia da Trolltech, em entrevista posterior à coletiva em que o novo celular foi anunciado, na segunda-feira. A Trolltech, maior fornecedora mundial de software Linux para celulares, anunciou que colocará à venda um celular com câmera operando no padrão internacional GSM/GPRS. O nome do modelo é Greenphone.

O aparelho da Trolltech tem preço de cerca de US$ 690 e vem com todo o software e código-fonte necessário a desenvolver um modelo completo de celular, incluindo os controles centrais do sistema operacional Linux, um módulo de discagem, uma agenda e aplicativos de câmera. O celular não é dirigido a consumidores, mas permite que uma audiência ampla de programadores crie novos recursos para futuros modelos.

Embora o Greenphone, que estará disponível em setembro, abra o campo de programação de celulares a pequenas empresas de software e a indivíduos, também oferece a grandes organizações um ambiente de teste plenamente funcional com o qual podem desenvolver um novo celular. "O setor enfrenta um impasse no momento quanto à maneira de conseguir que novos serviços sejam desenvolvidos para celulares", disse Schillings.

A Trolltech deseja encorajar o desenvolvimento de todo tipo de programação, de aplicativos de negócios a sistemas de mensagens instantâneas para adolescentes, por meio do kit Greenphone de fonte aberta. Uma empresa pode considerar viável desenvolver um modelo dirigido a, por exemplo, mil funcionários, e submetê-lo a um fabricante terceirizado que montaria o aparelho usando componentes padronizados e seguindo o projeto, disse Schillings.

A Trolltech, que fez uma oferta pública inicial de ações no início deste mês na bolsa de valores de Oslo, fornece software Linux para companhias como a Motorola, atualmente a maior fabricante de celulares Linux. A companhia também fornece produtos para uma variedade de fabricantes chineses e taiuaneses, incluindo Wiston Group, Compal Electronics, ZTE, China Techfaith e Yuhua Teltech, que será responsável pela fabricação do Greenphone.

Fabricantes de celulares já projetaram 40 modelos com o software da Trolltech, o que resultou em vendas de 4 milhões de aparelhos no mundo.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1097169-EI4801,00.html