Autor Tópico: Instalei o Ubuntu e agora está sem som  (Lida 16818 vezes)

Offline lucasstewart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:05 »
Saudações pessoal. Ontem, eu baixei o Ubuntu, é o primeiro sistema operacional que eu uso que não seja o Windows. Logo no começo encontrei algumas dificuldades de como fazer configurações, a incompatibilidade de alguns programas e a conexão de rede. Tudo isso agora está fácil pra mim. Menos o som. Não consigo aumentar. Porque o Ubuntu tem driver de som, acontece que ele não está "amplificado", acredito eu que seja esse o problema. Ontem a noite, eu estava conseguindo escutar som, mas era muito baixo, ou seja, ele está pegando, só que muito baixo, isso porque tá no máximo, eu já mexi nas configurações e nada... já baixei diversos drivers pelo Google, mas sempre abre com um tal de "Programa de pacote" e a minha única opção é baixar pela Central de Programas do Ubuntu, já baixei vários drivers por lá e nada. Aliás, não sei se isso acontece só no meu Ubuntu, mais dá erro toda hora que tento instalar o Google Chrome para Ubuntu.

Só o que sei é que o meu driver é um tal de ALSA Plug-in. Alguém pode me ajudar a consertar o problema ou sabe algum programa que arruma isso? É urgente. Porque se eu não conseguir arrumar isso, eu não vou ter outra opção que não seja voltar a usar somente o Windows 7.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:13 »
"É urgente. Porque se eu não conseguir arrumar isso, eu não vou ter outra opção que não seja voltar a usar somente o Windows 7."
Quantos anos vc têm?
No Linux os drivers já estão incluídos no núcleo do sistema, veja naquela rodinha dentada , no canto superior à direita, clique nela>configurações do sistema>som>volume de saída>aumentar.
Quanto ao navegador, instale o Chromium pela central de programas do Ubuntu.

Boa sorte!
Obs: estou supondo que vc tenha a versão 11.10.
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2012, 14:48 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:45 »
...Só o que sei é que o meu driver é um tal de ALSA Plug-in...

Ola,

Para agregar conhecimento apenas, um plugin não é um driver, apenas um complemento agregado a um pacote.

ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) também não é um driver, mas um servidor de audio.

O servidor de audio dos Ubuntu mais recentes é o PULSE, e não mais o alsa.

No GNU/Linux, não se baixam drivers pelo google ou outro local, mas preferivelmente pelos repositórios oficiais ou sites dos desenvolvedores.

Desta forma, e pela simples impossibilidade do forum saber qual sua placa de som, seria interessante postar:

1) qual a versão de seu ubuntu instalado, e para qual arquitetura (32 ou 64 bits)

2) Qual sua maquina e modelo ( desktop ou notebook)

3) Qual "driver" instalou e o que já fez em pormenores na tentariva de resolver o problema.

Com isto fica mais facil ao forum ajudar, inclusive para diminuir o tempo de sua urgencia, uma vez que em qualquer forum da internet, respostas são dadas por voluntários que não têm nenhuma obrigação em responder sem subsídios passados pelo interessado.

[]'s


clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2012, 15:31 »
vá em configurações de som e configure a saida de som correta... use analogico

Offline lucasstewart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #4 Online: 12 de MAR?O de 2012, 16:31 »
Obrigado por todas as respostas, mas não ajudou. O problema eu acho que seja com os Fones de Ouvido, o Ubuntu mostra a altura do som do fone, eu sempre coloco em "100%", mas aparece escrito "não amplificado", esse é o problema. Está muito baixo. Eu ainda testei as caixas de som, e elas também não pegam.

Nas minhas configurações de som está escrito assim:
Saída Digital (S/PDIF) - Áudio embutido - Volume: 100%
Fones de Ouvido - Áudio embutido - Volume: 100% não amplificado
Saída Analógica - Áudio embutido - Volume: 100% não amplificado

O problema está em "não amplificado". É isso que eu queria saber, "como eu amplifico eles?"

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #5 Online: 12 de MAR?O de 2012, 16:48 »
Veja com o comando no terminal: alsamixer
Usuário Linux- 449417

Offline lucasstewart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2012, 18:37 »
Já havia mexido no terminal antes, mas mesmo assim continuou do mesmo jeito. Eu até li um artigo sobre como aumentar o volume nesse site: http://www.tecmundo.com.br/musica/2412-volume-baixo-apos-a-instalacao-do-linux-.htm mas não ajudou nada. Nesse site, tem um print que mostra como aumentar o volume do Ubuntu, mas lá tá escrito "Controle de Volume", mas eu não o encontrei isso na minha versão. Eu uso a versão mais recente do Ubuntu.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #7 Online: 12 de MAR?O de 2012, 19:05 »
Tenta instalar o equalizador do pulseaudio : http://www.ubuntuupdates.org/package/webupd8/oneiric/main/base/pulseaudio-equalizer
Clique em all arch deb package
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 08:24 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline lucasstewart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #8 Online: 12 de MAR?O de 2012, 19:26 »
Eu cliquei em APT Install, mas aí apareceu no Central de Programas do Ubuntu, a mensagem: "Não encontrado. Não existe um pacote chamado "pulseaudio-equalizer" em sua atual fonte de software".

Ioca100, vc sabe porque tá ocorrendo esse erro? Aliás cara, obrigado por suas respostas, eu não gosto de ficar incomodando ninguém fazendo perguntas, eu só quero resolver logo esse problema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2012, 23:05 »
mas lá tá escrito "Controle de Volume", mas eu não o encontrei isso na minha versão.

Ola

Entre em terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install synapticEntre com sua senha de usuario e tecle <enter>

Depois faça:

Clique no icone de aplicativos e na lupa digite synaptic

1) entrar no gerenciador de pacotes synaptic

2) pesquisar por => pulse

3) instalar:

paprefs
pavucontrol
paman

4) Ir em => Aplicativos => Multimidia => controle de volume do pulseaudio

5) verificar se o modulo de sua placa pode ser selecionado pelo pulseaudio

[]'s


Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #10 Online: 13 de MAR?O de 2012, 07:32 »
Eu cliquei em APT Install, mas aí apareceu no Central de Programas do Ubuntu, a mensagem: "Não encontrado. Não existe um pacote chamado "pulseaudio-equalizer" em sua atual fonte de software".

Ioca100, vc sabe porque tá ocorrendo esse erro? Aliás cara, obrigado por suas respostas, eu não gosto de ficar incomodando ninguém fazendo perguntas, eu só quero resolver logo esse problema.

Veja se estão todas as fontes marcadas em configurações do sistema>canais de software>aplicativos do ubuntu>marque todas vá em outros softwares marque parceiros da Canonical e parceiros da Canonical(código fonte), independentes e independentes(código fonte) depois disso vá ao terminal e digite: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade.Aí repita a instalação, pois, acho que tenha como amplificar com o equalizador.
Quanto ao incômodo, não esquente, não , pois a turma está aqui para ajudar.
OBS: normalmente não dá esse problema com o som, vc já testou com o live cd para verificar? Pode ser mídia corrompida e a instalação deve ser refeita juntamente com a mídia(grave em baixa velocidade- 4x)
Outra coisa,  e depois das dicas do colega Tota ?

Atenção: para instalar , clique em   all arch deb package    e não em APT install que precisaria da instalação de PPA, no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
depois:  sudo apt-get update
e , por fim: sudo apt-get install pulseaudio-equalizer
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 08:45 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2012, 08:17 »
Ola Ioca100

O link que postou sobre o pulse-equalizer, é um ppa do conjunto weupd8, provavelmente o lucasstewart não vai saber incluir estes ppa's nos repositórios.


[]'s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #12 Online: 13 de MAR?O de 2012, 08:23 »
Ola Ioca100

O link que postou sobre o pulse-equalizer, é um ppa do conjunto weupd8, provavelmente o lucasstewart não vai saber incluir estes ppa's nos repositórios.


[]'s

Ok, então ele pode clicar em "All arch deb package"  que instala .
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #13 Online: 13 de MAR?O de 2012, 09:03 »
Oi eu de novo Ioca100

Passe esta dica em pormenores, eu não conheço ( nunca precisei,  ;D )

All arch deb package está na central de aplicativos? é que eu nunca usei a central de programas, uso uns 90% do tempo o terminal e é possível que eu faça pelo metodo mais dificil uma coisa extremamente simples.

Mesmo tendo uns bons anos de GNU/Linux eu ainda não sei quase nada, pelo menos me julgo assim, um eterno aprendiz.

[]'s

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora está sem som
« Resposta #14 Online: 13 de MAR?O de 2012, 09:09 »
Oi eu de novo Ioca100

Passe esta dica em pormenores, eu não conheço ( nunca precisei,  ;D )

All arch deb package está na central de aplicativos? é que eu nunca usei a central de programas, uso uns 90% do tempo o terminal e é possível que eu faça pelo metodo mais dificil uma coisa extremamente simples.

Mesmo tendo uns bons anos de GNU/Linux eu ainda não sei quase nada, pelo menos me julgo assim, um eterno aprendiz.

[]'s

Tota, esse é um link disponibilizado para a instalação, o endereço é este: http://ppa.launchpad.net/nilarimogard/webupd8/ubuntu/pool/main/p/pulseaudio-equalizer/pulseaudio-equalizer_2.7.0.2-2~webupd8~oneiric3_all.deb

Isso é  do Debian(arch= arquitetura), veja:   http://www.debian.org/doc/debian-policy/ch-source.html
http://www.debian.org/doc/debian-policy/ap-pkg-sourcepkg.html#s-pkg-dpkg-architecture
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2012, 09:21 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417