Autor Tópico: [resolvido +/-] instalar tplink WR740N  (Lida 15998 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #15 Online: 13 de MAR?O de 2012, 13:13 »
Bom, tem um teste definitivo que vc pode fazer: pegar um outro notebook com windows e tentar conectá-lo ao modem por cabo ethernet.

Pq o windows? Pq os bundões da Net nunca vão admitir que o modem está com problema, se você não conectar com uma máquina windows. Vão colocar a culpa sempre no Linux.

Pois é! Isso é fato! Mas deixa eu contar uma coisa: eu fiz um teste com o meu note na casa do meu cunhado, que tem o mesmo tipo de plano, ou seja, usa também um modem motorola. Na casa dele, eu instalei o ubuntu pra ele. Só que de cara eu coloquei pra ele o cabo usb. Até aí, tudo certo.

Mas fui na casa dele e levei meu note e o roteador, tentei instalar na casa dele, com o modem dele no meu note. Não deu. Acontece o mesmo, conecta e não navega.

Portanto, acho que o problema não é no modem.

Ou o problema é no modo de como a net liberou o sinal pra gente no bairro. Vai saber.

Pois bem: se eu usar um note com windows e configurar o roteador no windows, criar um ponto de acesso, colocar a senha e tal, eu conseguirei depois usar meu note com linux e acessar esse ponto? Em outras palavras, dá pra preparar o terreno com windows e depois usar o linux?

Ou então, o problema é em alguma configuração no meu note.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #16 Online: 13 de MAR?O de 2012, 20:17 »
Sim, se funcionar no windows, vai funcionar no Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #17 Online: 14 de MAR?O de 2012, 19:29 »
Tentei fazer o teste com o firefox, pois até então estava usando o da google. Tentei mudar algumas coisas no modo de o navegador usar proxy, mas mesmo assim não resolveu. Está difícil arrumar o note com windows pra trazer aqui em casa.

Será que falta instalar alguma coisa pra poder usar roteador? Ou cabo de rede? Meu lubuntu não está 100% atualizado, pois vi que tem muita coisa pra baixar, coisas que nem vou usar, como por exemplo, pacotes de rede social, etc...

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #18 Online: 18 de MAR?O de 2012, 13:37 »
Prezado zekkerj, ainda tentando fazer funcionar meu tplink, pensei no seguinte: cada vez que eu reinicio o modem motorola e me conecto via cabo usb, olhando as informações da conexão, vejo que o ip muda. Porém, se eu apenas desconectar o cabo usb, ao conectar novamente, o ip é o mesmo, ou seja, tenho a impressão de que o ip me é atribuído uma vez ao modem e pronto. Acho que ele fica sempre o mesmo, pois ele deve ser usado para o meu netfone, também.

Bem, então, será que devo configurar o roteador como ip estático, digitando o que eu vejo agora nas informações da conexão?

A única coisa estranha é que não consigo usar o modem com o cabo de rede.

Sabe se existe algo que a net possa ter feito, impedindo que eu me conecte com cabo de rede? O fato de ser plano digital ou analógico muda algo?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: instalar tplink WR740N
« Resposta #19 Online: 21 de MAR?O de 2012, 18:07 »
Prezados colegas. Sinto muito em dizer, mas não tive escolha. Usei o windows para configurar o roteador aqui em casa. Agora, desliguei o windows e meu lubuntu continua navegando a todo vapor, pelo wireless.

Ainda não desliguei o roteador da tomada, farei esse teste de noite, ao ir dormir. Espero que ao religa-lo, a conexão volte a ficar disponível.

Espero também que, ao cortar a energia do modem (queda de energia, por exemplo), tudo volte ao normal ao religar.

Não quero e nem posso ficar com o windows aqui, pois ele é emprestado.

Tópico resolvido, mesmo que na gambiarra.

Obrigado pelas dicas e tentativas.