Autor Tópico: Noobs migrando de ubuntu para debian.  (Lida 5517 vezes)

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Online: 09 de MAR?O de 2012, 18:34 »
Olá a todos. Sou um enorme noob em linux e até hj só conheço o ubuntu e o mint.

Sempre que leio a diferença entre estes 2 e o grande pai debian, sempre dizem a mesma coisa:

Debian = segurança rapidez e estabilidade
Ubuntu = atualizações mais recentes e maior facilidade de uso

Pois bem, sempre dizem que o debian dá muito mais trabalho pra instalar...
Mas nunca li que tipo de trabalho seria esse.

Após instalado não tem uma central de programas como o ubuntu?
Quais seriam as complicações afinal? Nem vou testar em máquina virtual pq lá já aparece tudo instalado nem se compara a uma instalação verdadeira...

Eu fui testar aqui e de cara já me deparei com uma barreira anti-noob: instalação por usb não deixa seguir adiante por não encontrar cd-rom

Aí procurei no google e achei soluções como montar um cd-rom fake, mas não sei se o tutorial era antigo pq eu não consegui montar eis que dizia que já existia um diretório cdrom.

Agora estou aqui pensando... vale a pena testar o pai de todos? Afinal, em todos os lugares dizem que dá mais trabalho, mas nunca vi especificamente que trabalhos a mais seriam estes...

Alguém sabe?

phillipehugo

  • Visitante
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2012, 18:36 »
Olá de novo rsrs.

Brother quiser dar uma lida - http://www.viviendolinux.com/pt/software-libre-y-codigo-abierto/as-diferencas-entre-ubuntu-e-debian.html

Apenas o painel do fórum está em espanhol, o texto está em PT-BR.

Lembrando que o Ubuntu é baseado no Debian, tendo como fator de diferença principal que é mais voltado pros iniciantes(falando da interface gráfica e outros pequenos detalhes).
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 18:38 por phillipehugo »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:00 »
abestado, estava lendo o outro post e vou te indicar um sistema que prima pela segurança, instale num VirtualBox ou VMware este: http://www.pcbsd.org/
Usuário Linux- 449417

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:02 »
eheheheh oi de novo.
Então, mas este site diz o mesmo que os outros, diz que dá mais trabalho pra configurar genericamente...

Mas quem já passou pela experiência, em que pontos travou?
Digo isso pq pra pessoas como eu nem há como imaginar que problemas seriam estes de configurar.

Me refiro àquelas horas em que vc tá faz tempo olhando pra um erro com cara de %@% e sem saber o que fazer.

tipo vou ter que instalar minha placa de rede manualmente?
vou ter que saber qual meu hardware direito pra configurar?

um noob como eu que nao conseguiu montar o cd rom pra instalar pela usb, que tentei navegar pelo root shell na minha pasta pessoal e não consegui etc... tem condições?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:06 »
O Debian não é o pai de todos, o Slackware que é. Pelo menos é a distro mais antiga ainda na ativa.

E a instalação do Debian até que é fácil, o difícil é configurar os repositórios e codecs na pós-instalação. E outra: ele não vem com drivers proprietários como no Ubuntu, então sua wireless e placa de vídeo podem não funcionar logo de primeira.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:15 »
abestado, estava lendo o outro post e vou te indicar um sistema que prima pela segurança, instale num VirtualBox ou VMware este: http://www.pcbsd.org/


opa amigo!!! Eu li bastante aqui no google sobre ele, realmente é um linux que prima bastante pela segurança, mas eu imagino quanto tempo vou gastar pra aprender a mexer, instalar e configurar...

Vim do tk-90, depois do msx com fitas k7, depois com drive 5.1/4, tinha modem 1200/75 pro antigo video-texto (nossa internet da década de 80), depois amiga, depois pc-xt, 286, etc etc etc... Mas nunca perdi tanto tempo como estou perdendo com o ubuntu pra tudo. Digo do tanto de coisas que tenho de aprender pra solucionar cada um dos probs que encontro. É um universo mto desconhecido pra mim, estou até com medo de migrar pro debian, daí este post, imagino então quanto trabalho terei pra migrar pra este outro aí, sem pacotes deb e tal...
Seria um desafio e tanto eu levaria acho que no mínimo diversas semanas não acha?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #6 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:17 »
eheheheh oi de novo.
Então, mas este site diz o mesmo que os outros, diz que dá mais trabalho pra configurar genericamente...

Mas quem já passou pela experiência, em que pontos travou?
Digo isso pq pra pessoas como eu nem há como imaginar que problemas seriam estes de configurar.

Me refiro àquelas horas em que vc tá faz tempo olhando pra um erro com cara de %@% e sem saber o que fazer.

tipo vou ter que instalar minha placa de rede manualmente?
vou ter que saber qual meu hardware direito pra configurar?

um noob como eu que nao conseguiu montar o cd rom pra instalar pela usb, que tentei navegar pelo root shell na minha pasta pessoal e não consegui etc... tem condições?

Olá abestado, na época em que comecei a usar linux, ubuntu 9.04, pouco tempo depois tive que instalar o debian pela leveza. Nem o ubuntu o meu pc frankstein aguentava. Instalei o Lenny 9.04 com LXDE que na época estava engatinhando. Eu era iniciante e num tive problema algum pela instalação que fiz pelo CD, tão simples e rápida quanto ubuntu. Achei o sistema tão amigável quanto ubuntu na usabilidade geral. O que achei ruim era o menor número de programas novos e atualizados. e uma vez quis instalar um programa bem específico de áudio e fui obrigado a passar dois dias compilanda o driver ALSA pois tive problemas de dependência e ainda era iniciante no assunto. No ubuntu esse mesmo programa foi instalado sem precisar ser compilado. Meu irmão alguns meses depois instalou no notebook dele, teve problemas com wi-fi, coisa que num tinha com ubuntu, e teve que usar o ndiswrapper(acho que serve pra tornar usável os driver wi-fi do windows no linux).
Achei ele bonito, rápido e estável. E também muito mais leve que ubuntu na época. Espero ter ajudado! :)

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #7 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:17 »
O Debian não é o pai de todos, o Slackware que é. Pelo menos é a distro mais antiga ainda na ativa.

E a instalação do Debian até que é fácil, o difícil é configurar os repositórios e codecs na pós-instalação. E outra: ele não vem com drivers proprietários como no Ubuntu, então sua wireless e placa de vídeo podem não funcionar logo de primeira.

O pai de todos que eu digo é dos que usam o deb como raiz... como ubuntu e mint, os mais famosos destes que conheço.
Nem cogito usar os linux mais complicados lol


phillipehugo

  • Visitante
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #8 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:20 »
eheheheh oi de novo.
Então, mas este site diz o mesmo que os outros, diz que dá mais trabalho pra configurar genericamente...

Mas quem já passou pela experiência, em que pontos travou?
Digo isso pq pra pessoas como eu nem há como imaginar que problemas seriam estes de configurar.

Me refiro àquelas horas em que vc tá faz tempo olhando pra um erro com cara de %@% e sem saber o que fazer.

tipo vou ter que instalar minha placa de rede manualmente?
vou ter que saber qual meu hardware direito pra configurar?

um noob como eu que nao conseguiu montar o cd rom pra instalar pela usb, que tentei navegar pelo root shell na minha pasta pessoal e não consegui etc... tem condições?


Imagina uma instalação gráfica do ubuntu pela central de programas tudo bonitinho, agora imagina o cara fazer uma instalação no preto e branco (terminal, MS Dos) tentando saber os comandos corretos e tal, para um user iniciante ou que seje mediano mais não queira perder tempo nisso geralmente vai para Mint ou Ubuntu, ou classicão Kurumin por exemplo.

Se você dispoe de tempo, gosta de aprender e se aprofundar no mundo linux vá de Debian de boa será uma boa escolha, agora se você prefere um sistema "point n' click" com raros acessos de terminal para fazer isto ou aquilo e não dispoe de tanto tempo para aprendizado vá de ubuntu. Faz o seguinte instala os 2 dois usa por 30 dias e tira as diferenças, porque tipo creio que a maioria aqui vai dizer que ubuntu é melhor ou mais fácil e coisa e tal, dificil ser imparcial, dá uma instalada sem compromisso ambos são gratuitos e você testa o quanto quiser, como instalar, desinstalar, configurar isto ou aquilo e tudo que quiser fuçar no sistema, depois remove um dos 2.

Atualmente eu prefiro a praticidade, desde a época do kurumin.

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:23 »
Ajudou rudregues, eu só queria ter uma noção do tamanho dos problemas q terei se migrar...
O que deixa de ser amigavel especificamente, eu já li que wi-fi dá mais trabalho lá mesmo, eu conecto direto no modem e é um pc de mesa, uso nvidia (que já me deu muuita dor de cabeça no ubuntu pra instalar), e queria saber quanto mais de dores de cabeça eu terei agora que estou acabando a fase de passar semanas com incontáveis momentos olhando pro monitor com aquela cara aí olho pro teto e depois pro relógio e vejo que o dia se passou e eu ainda ali mexendo em sistema.

Agora o hugo já me assustou, embora tenha uma interface gráfica pra instalar o debian, dizer que terei de saber comandos pra instalar em terminal ahahahahahaha

Vamos ver, vou tentar resolver o problema de instalar por USB onde não dá pra montar o cd-rom, quem sabe eu não tenha deixado passar algo no google, deve ter alguém q postou uma solução.

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #10 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:25 »
o ubuntu vem com o tel de SELinux instalado? E o Debian?

phillipehugo

  • Visitante
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #11 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:31 »
Ajudou rudregues, eu só queria ter uma noção do tamanho dos problemas q terei se migrar...
O que deixa de ser amigavel especificamente, eu já li que wi-fi dá mais trabalho lá mesmo, eu conecto direto no modem e é um pc de mesa, uso nvidia (que já me deu muuita dor de cabeça no ubuntu pra instalar), e queria saber quanto mais de dores de cabeça eu terei agora que estou acabando a fase de passar semanas com incontáveis momentos olhando pro monitor com aquela cara aí olho pro teto e depois pro relógio e vejo que o dia se passou e eu ainda ali mexendo em sistema.

Agora o hugo já me assustou, embora tenha uma interface gráfica pra instalar o debian, dizer que terei de saber comandos pra instalar em terminal ahahahahahaha

Vamos ver, vou tentar resolver o problema de instalar por USB onde não dá pra montar o cd-rom, quem sabe eu não tenha deixado passar algo no google, deve ter alguém q postou uma solução.


Não instalação do sistema operacional Debian via terminal, e sim as configurações e maioria dos aplicativos. Cara não tem bicho de sete cabeças, instala ambos e sai rodando de boa eles, o que voce sentir afinidade e gostar pode botar, ambos são boas escolhas. Você já viu o biglinux ? é uma alternativa legal também.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #12 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:51 »
abestado, estava lendo o outro post e vou te indicar um sistema que prima pela segurança, instale num VirtualBox ou VMware este: http://www.pcbsd.org/


opa amigo!!! Eu li bastante aqui no google sobre ele, realmente é um linux que prima bastante pela segurança, mas eu imagino quanto tempo vou gastar pra aprender a mexer, instalar e configurar...

Vim do tk-90, depois do msx com fitas k7, depois com drive 5.1/4, tinha modem 1200/75 pro antigo video-texto (nossa internet da década de 80), depois amiga, depois pc-xt, 286, etc etc etc... Mas nunca perdi tanto tempo como estou perdendo com o ubuntu pra tudo. Digo do tanto de coisas que tenho de aprender pra solucionar cada um dos probs que encontro. É um universo mto desconhecido pra mim, estou até com medo de migrar pro debian, daí este post, imagino então quanto trabalho terei pra migrar pra este outro aí, sem pacotes deb e tal...
Seria um desafio e tanto eu levaria acho que no mínimo diversas semanas não acha?


abestado, também sou cascudo, já sou até avô, hehehe, mas só citei para vc o PC-BDS(virtualizado), que por sinal, não é Linux e, sim, BSD-Unix, para sacanear teus amigos.
Mas eu entendo o que está passando, pois, já fui iniciante e continuo aprendendo todos os dias, também não sou da área de TI, estudei Ciências Econômicas, fui funcionário de um banco público e hoje estou aposentado.
Boa sorte !
Obs: Ubuntu é minha sugestão.
Usuário Linux- 449417

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2012, 20:01 »
comecei usando o Ubuntu 10.04. Fiquei um tempão com ele, pois meu micro é velho. Mas depois que consegui um novo, potente, tentei instalar um monte. Instalei o fedora, o debian, o suse, o uuntu com unity, quase todos. Rodei com o live pen o mandriva etc...

Confesso que não tive dificuldades com o debian, e eu nem tenho o tal cdrom hein. Mas não gostei do tal kde. Não gosto desse visual todo 3d.

Pois bem, não curti muito o terminal do debian, parece que o tab não funciona, ou demora demais pra completar.

Agora estou usando o lubuntu original, bem leve e rápido. sem efeitos.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Noobs migrando de ubuntu para debian.
« Resposta #14 Online: 09 de MAR?O de 2012, 20:21 »
Citar
parece que o tab não funciona, ou demora demais pra completar

O tab no terminal vem desativado por padrão no Debian.


Para aqueles que tem curiosidade sobre o Debian, esse artigo mostra como é a pós-instalação e dá umas dicas:

http://www.hardware.com.br/dicas/guia-debian-lenny.html

Obs. 1: O artigo é um pouco antigo, mas serve também para a versão do Debian atual (o Squeeze).

Obs. 2: Acho que esse tópico deveria estar na seção "derivados do Ubuntu".  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"