Autor Tópico: Uma campanha da FSF para “libertar seu Android!”  (Lida 956 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Uma campanha da FSF para “libertar seu Android!”
« Online: 01 de MAR?O de 2012, 16:10 »
A Free Software Foundation Europe (FSFE) lançou uma campanha que se chama "Liberte seu Android!" ("Free Your Android!") e cria um ecosistema em software livre para o Android, desde as ROMs, drivers e firmwares presentes nos dispositivos móveis até os aplicativos que são executados na plataforma. "Os usuários merecem ter controle total sobre seus dispositivos", afirmou Torsten Grote, o promotor da campanha e membro da FSFE, que acrescentou "se o aparelho está executando software proprietário, você está cedendo o controle da sua vida digital para fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos."

A campanha afirma que com o aplicativo da Carrier IQ que ficou famoso as ser descoberto que ele registrava informações dos telefones para as operadoras sem o conhecimento e consentimento dos usuários, e a aparição de aplicativos que podem enviar seus contatos ou outras partes de informação do seu celular para empresas, o usuário se beneficiaria com um dispositivo que executasse apenas software livre. "Mesmo que você não tenha as habilidades para exercitar diretamente toda a sua liberdade, você vai se beneficiar de uma comunidade vibrante que pode fazê-lo de forma conjunta", aponta a página da campanha.

A campanha busca liberar o sistema operacional e os aplicativos. Para o sistema operacional, ele sugere o Replicant OS como um Android 100% livre, apesar de poder ser executado em pouquíssimos dispositivos e sem oferecer ainda todos os recursos necessários para a operação do aparelho, ou o CyanogenMod que é capaz de operar em diversos dispositivos por fazer uso de drivers não-livres.

Para aplicativos, a campanha afirma que mesmo os aplicativos livres do Android Market do Google não são confiáveis e recomenda que as pessoas não usem esse canal para baixar os programas. Ao invés disso, o site oferece como alternativa o projeto F-Droid, que criou um repositório de aplicativos composto somente por software livre. O site também sugere que usuários de software proprietário entrem em contato com os desenvolvedores do aplicativo e peçam a eles para que disponibilizem o aplicativo sob licenças livres, como uma forma de ajudar na campanha. As respostas e objeções dos desenvolvedores estão sendo recolhidas em uma página wiki.

FONTE: http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/uma_campanha_para_libertar_seu_android
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz