Autor Tópico: Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux  (Lida 3168 vezes)

Offline adrsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux
« Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:09 »
Boas novas Pessoal

Estou no dilema Windows x Linux

Estou migrando de vez para o Ubuntu e me deparei com seguinte pergunta  "Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux".
Encontrei esse dilema por varias perguntas subsequentes que me apareceu no ubuntu.

1° No windows eu uso (usava) o borland dev c++ para criar e compilar os códigos mas e agora qual compilador eu usarei.
2° Como saberei se meu aplicativo irá funcionar pois a engine era escrito em c++ e salvo nas extensões dll ,.com , .bat ,.exe ou seja nos tipos de arquivos facilmente  reconhecidos pelo win
3° Qual seria o equivalente para as extensões
4° Existe conversor ou compilador para que o linux leia os arquivos
Obs: O meu aplicativo será diretamente projetado para se usar no linux e não para windows ou usado com o wine
5° Se tratando que o soft é código aberto como mandarei os arquivos tipo na plataforma win eu usava os pacotes de instalação wise ou seja via setup.exe
6° qual programa usarei para "zipar" os arquivos e qual a sua extensão ,já que no linux ele não lê executável do rar
7° Aonde seria os lugares para a posição de cada arquivo " No win eu configurava para serem instaladas nas pastas Arquivos de programas ,windows, sistem 32 entre outras

Desde já agradeço por qualquer informação enviada

 

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 21:35 »
A melhor resposta, é a que você - provavelmente - não vai gostar de ouvir: pesquise. Como colou, é uma pergunta direta (alguns até chamariam de "simples"), mas que possui um desdobramento enorme. Sugestão, no lugar de pesquisar por "Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux", use "compilador c++ linux", "editor c++ linux", "ide c++ linux" e etc. Aqui no fórum mesmo, existem vários tópicos que podem ajudá-lo.

Pra não ignorar por completo o que disse: existe vários editores/ides (eclipse, anjunta, vim, emacs, codeblocks), o compilador normalmente usado é o g++, não se preocupe com extensões (são desnecessárias na maior parte do tempo, e se não forem, vai ter explicito a que deve ser usada), compile o fonte (se não usou bibliotecas mono plataformas - coisas especificas de um único SO - vai funcionar sem alterações extras), crie um pacote .deb pra distros baseadas no debian e/ou disponibilize em um .tar.gz (e/ou empacote pra outro gerenciadores), a hierarquia de diretórios varia de distro pra distro (como referencia, a maioria segue - com leves mudanças - a Filesystem Hierarchy Standard).

Offline falcon1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2012, 21:26 »
Cara acabei de instalar code blocks no meu ubuntu , é simples procure na central de programas ide code blocks ok !!!

Offline Edimartin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como faço para criar um Aplicativo em c++ que seja para linux
« Resposta #3 Online: 11 de MAR?O de 2012, 13:33 »
Pode usar o codeblocks. Mas se tu quizer executar o programa criado em modo console.

Abra o terminal e execute o seu programa por lá usando o comando ./ (que usa algum arquivo naquela pasta). Só excrever o nome do arquivo não dá certo (eu tentei).

ex: ./programa