Autor Tópico: Problemas com o TexMaker  (Lida 4039 vezes)

Offline Eduardo_D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Problemas com o TexMaker
« Online: 18 de Fevereiro de 2012, 12:45 »
Olá pessoal, tudo bem? Coloquei esse tópico aqui por que acho que se trata de programação. Estou começando a usar
Latex (TexMaker) e não tenho muita experiência. Não estou conseguindo acessar os dicionários, sempre que coloco para verificar a ortografia,
exibe-se um erro na tela. Também não estou conseguindo compilar palavras com acento, na tela de visualização exibe-se caracteres diferentes.
Já mudei o dicionário e não ocorreu nada, se alguém tiver ou saber de um tutorial que ajude na configuração deste software eu agradeço.

Lembrando: Coloquei esse tópico na área de Programação pois latex é  de fato um tipo de programação. ;)

 
Computador sem Windows é igual bolo de chocolate sem mostarda.

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Problemas com o TexMaker
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 11:51 »
Para o acento, não se esqueça de utilizar o pacote de escrita para linux e português do Brasil. No cabeçalho, use

Código: [Selecionar]
\usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}

Ou então, você pode definir no texto. Por exemplo, para escrever não, basta digitar:
Código: [Selecionar]
n\~ao

Quanto ao dicionário, eu não sei...

Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas com o TexMaker
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 14:23 »
O pacote babel com a opção brazil serve para traduzir determinadas palavras para o nosso idioma, bem como carregar o idioma para hifenização. Não tem influência na acentuação das palavras.