Autor Tópico: Erro senha do Ubuntu  (Lida 4138 vezes)

Offline CFazolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Erro senha do Ubuntu
« Online: 14 de Fevereiro de 2012, 20:41 »
Boa noite,

Estou com o seguinte problema referente a senha do ubuntu: quando instalei o sistema operacional coloque a senha para o usuário, conforme o solicitado... até hoje (estou usando a dois meses) instalava os programas tranquilamente com aquela senha... no entanto, hoje esta senha não funciona mais... ocorre erro de autenticação...

Isso aconteceu depois que instalei o Virtual box e olhando vários tutos lembro que um deles pediu para alterar o grupo do meu user. Não lembro qual foi, mas tenho certeza que o comando que eu usei envolvia um -G os mais experientes devem saber do que estou falando. O problema é que agora, quando tento logar como root dá a mensagem: rodrigo is not in the sudoers file.  This incident will be reported.

Pesquisei em vários lugares e sempre pedem para eu alterar o arquivo sudoers, entro em modo de recuperação e acesso o arquivo mas não consigo altera-lo pois quando mando salva-lo diz que o arquivo é somente leitura.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 21:17 por CFazolo »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro senha do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:17 »
Ola

Leia e entenda este topico => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=26815.0

Utilize a dica do usuario clcampos descrita no topico

Para entrar no modo recovery, ao ligar a maquina pressione ambas as teclas <shift> para ter acesso ao menu do GRUB ( o bootloader do Ubuntu ).

[]'s

Offline CFazolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Erro senha do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:28 »
Já tentei fazer este procedimento que achei na net... mas quando dou o comando passwd, retorna a seguinte mensagem:

passwd: Erro de manipulaçao de token de autenticacao
passwd: Senha nao alterada

Att

Carlos

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro senha do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:50 »
Ola

Ja tentou entrar com o cd do Ubuntu em modo live e alterar o seu sudoers por lá?

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Erro senha do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 22:19 »
Roda o comando groups com esse usuário, quais são os grupos que aparecem? Imagino que não tem o wheel (e vários outros).

Você vai ter que usar o modo de recuperação ou um live cd (nesse caso, fazendo chroot), pra adicionar os grupos ao seu usuário. Uma forma (vai adicionar o grupo foo ao usuário bar):
Código: [Selecionar]
gpasswd -a bar foo