Incompatibilidade do Grub Legacy X Grub2 (Resolvido)

Iniciado por rruella, 12 de Fevereiro de 2012, 09:39

tópico anterior - próximo tópico

clodoaldops

Estou usando windows + mageia + ubuntu com grub-1 há uma semanas sem problemas.
Decidi atualizar o ubuntu via terminal e durante as atualizações foi-me perguntado: deseja manter o grub ou instalar nova versão.
Decidi por manter o grub-legacy e o tri-boot continua funcionando perfeitamente.
Aqui fica a sugestão: usem o terminal p/ atualizar o Ubuntu com grub-legacy e não ter surpresas desagradáveis. ;)

Creto

Desculpe se isso é ressuscitação de tópico, mas a informação vale o puxão de orelha:

O problema do dual boot entre ubuntus e mandriva/mageia na verdade era um bug do os-prober que foi corrigido no Mageia pois no ubuntu ainda é a versão contendo o bug no caso:

paulo@paulo-MS-7529:~$ sudo apt-cache policy os-prober
[sudo] password for paulo:
os-prober:
  Instalado: 1.51ubuntu3
  Candidato: 1.51ubuntu3
  Tabela de versão:
*** 1.51ubuntu3 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/main i386 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
paulo@paulo-MS-7529:~$

E a versão que corrigiu isso é a 1.53, como sei disso? Bem o bug relatado em: Bugs Mageia e agradecimentos ao companheiro Bequimão por isso e também ao usuário e companheiro Macxi que informa isso aqui

E por experiência própria, pois tenho o kubuntu e mageia o primeiro com o Grub 2 na MBR e o mageia com o Legacy na própria partição e hoje teve uma atualização de linux-image e linux-headers que ocasionava em nova edição do arquivo /etc/grub.d/40_custom o que trazia certo desconforto e chateação nos que fazem dual boot entre essas distros.

Portanto caro companheiro rruella agora basta fazer uma vez a edição no grub e fim de papo não haverá mais o tão chato kernel panic.

T+

rruella

estou sempre atento creto a novidades e esta com certeza me interessa muito,
obrigado mais uma vez
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

clodoaldops

Creto , então agora o dual-boot ubuntu + mageia é "automatico" não importando a ordem de instalação ou quem gerencia o grub? Ou há uma sequencia "certa" p/ se fazer isso?

Creto

Ainda não meu caro clodoaldops, motivo que ainda tem o os-prober que contém o bug no ubuntu (coisa que se eu soubesse teria reportado no bugzilla do ubuntu) que é a versão 1.51, veja:

paulo@paulo-MS-7529:~$ sudo apt-cache policy os-prober
[sudo] password for paulo:
os-prober:
 Instalado: 1.51ubuntu3
 Candidato: 1.51ubuntu3
 Tabela de versão:
*** 1.51ubuntu3 0
       500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/main i386 Packages
       100 /var/lib/dpkg/status
paulo@paulo-MS-7529:~$

Mas que tendo essa correção creio que mesmo que o Mageia e outras distros usem o Grub 1 ou Legacy esse pormenor está perto do fim.

Acrescentando informações sobre meus testes:

Caros clodoaldops e rruella já não tenho mais o kubuntu com o grub legacy instalado, mas sim, o que vem por padrão no kubuntu ou seja o Grub 2.
Mas, devido a tantos e tantos testes, quebras e reinstalações (afinal alguém tem que passar pelos problemas e compartilhar as soluções) portanto, é feita apenas uma vez a edição do arquivo /etc/grub.d/40_custom.

E é uma forma simples e eficaz o que eu pensava que a cada atualização de kernel eu teria que editá-lo novamente gerando assim certo desconforto, e ainda, descobri um jeito que confesso ainda não tive tempo por causa dos trabalhos (que não podem serem falados aqui por se tratar de polit....), mas é bem fácil é so abrir o arquivo mencionado acima, abrir um Gerenciador de arquivos copiar a entrada depois do sudo update-grub em grub.cfg e colar a entrada no 40_custom salvar e update-grub novamente e pronto não terá mais que editar arquivo nenhum.

T+

clodoaldops

Editar grub na unha é  :'(
Vou continuar com o Fedora17 gerenciando o grub com seven + ubuntu e mageia pq não "tá dando xabú"!  :D
Ah! Agora que tbem tem grub-customizer p/ F17 ficou "mel na xupeta" editar o grub2!

Creto

Não é bem na unha já que você fará isso apenas uma vez e digitará apenas duas ou mais vezes em modo em um terminal sudo update-grub:

http://www.pclinuxosbrasil.com.br/modules/dokuwiki/dual-boot

Não há duas ou três edições das linhas do grub como era pensado caro clodoaldops o desconforto é uma única vez

T+

clodoaldops

Creto , tenkiul!
Vamos testar!
Mas se der zikizira eu "grito"! :D

Creto

Como sempre digo minhas dicas são (digamos assim:) de um iniciante curioso como você meu caro portanto as recomendações são leia o mini-tuto antes se por acaso tiver alguma duvida sabe onde encontrar o Creto.

T+