dpkg: erro: a operação solicitada requer privilégios de superusuário. ajuuuuuuda

Iniciado por CobainLimma, 09 de Fevereiro de 2012, 16:01

tópico anterior - próximo tópico

CobainLimma

EStou tentando instalar um programa pelo terminal mais sempre aparece essa msg ''dpkg: erro: a operação solicitada requer privilégios de superusuário'' como fasso pra ter esse privilegio???? HELP-ME :-\

phillipehugo

você é o administrador do sistema ? caso sim digite sua senha para poder liberar a instalação.

garfo

Coloque "sudo" antes do comando que você quer colocar para instalar o aplicativo. Vai pedir uma senha, essa é a senha do super-usuário.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

xluisfernando

Citação de: CobainLimma online 09 de Fevereiro de 2012, 16:01
EStou tentando instalar um programa pelo terminal mais sempre aparece essa msg ''dpkg: erro: a operação solicitada requer privilégios de superusuário'' como fasso pra ter esse privilegio???? HELP-ME :-\
A informação é a essência do fórum. Tanto para quem precisa de auxílio, quanto para quem pode auxiliar. Para tanto é preciso explicar a situação de maneira clara.

Você mesmo fez a instalação do sistema?
Qual o comando usado para aparecer essa mensagem de erro?

Sobre a questão das senhas, é preciso entender que as distribuições GNU/Linux trabalham com o conceito de multiusuário, sendo que na maioria das distribuições haverá pelo menos dois usuários: 1) root, que é o superusuário do sistema, com total privilégio de acesso e administração; 2) usuário comum, cadastrado pelo superusuário, com privilégios de acesso limitados.

Por questão de segurança, o superusuário só deveria ser usado para uma tarefa específica que exigisse o privilégio, apenas enquanto a tarefa estiver em execução.

No caso do Ubuntu, para facilitar as coisas, o usuário comum cadastrado na instalação não é exatamente o superusuário, mas possui vários privilégios deste. Quando se usa um comando, iniciando com sudo, a senha solicitada é a do usuário comum, que no caso do ubuntu é a mesma do superusuário. Num terminal puro (Ctrl+Alt+F1), a diferença fica mais clara, pois a primeira coisa que o sistema pede é o nome do usuário, depois a senha. O superusuário tem nome root e depois de digitar a senha o prompt passa a ser precedido do sinal #

Para efeito de comparação, no debian, o comando sudo não tem os mesmos privilégios e na instalação padrão, para ter privilégios no sistema é preciso usar o comando su
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Tota

Usuario logou - não alterou o solicitado por mp

Topico trancado.

Leia as regras do forum antes de enviar uma mensagem.

Se desejar, refaça seu topico dentro das regras do forum.

CitarNome:    CobainLimma
Última visita:    Hoje às 08:14

[]'s