Autor Tópico: [Resolvido] Problemas - ubuntu e HD partcionado  (Lida 14743 vezes)

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:14 »
Estou tentando instalar o Ubuntu 11.10 em um note Vaio com HD de 500gb particionado da seguinte maneira?

1)Uma particao para win tal 2) Uma particao para armazenar arquivos
3) Uma particao para instalacao do ubuntu

Na hora de instalar so aparece a particao do win7 e a que uso para armazenar os arquivos, depois aparece uma informacao de espaco inutil, com o total de espaco disponivel no HD de 500 gb como um todo.

Como faco para instalar o ubuntu na particao q criei, sem alterar a particao do win7 e a que uso para armazenar meus arquivos?

obs. meu teclado esta desconfigurado, pois estou usando a versao de teste que vem no disco de instalacao do ubuntu neste exato momento, por isso desconsiderm a falta de pontuacao, acentos etc
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2012, 10:47 por HMF »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:07 »
Tem certeza que a imagem está integra? Seria mais fácil intender, se você mostrasse a saída do comando sudo parted -l

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:38 »
Estou tentando instalar o Ubuntu 11.10 em um note Vaio com HD de 500gb particionado da seguinte maneira?

1)Uma particao para win tal 2) Uma particao para armazenar arquivos
3) Uma particao para instalacao do ubuntu

Na hora de instalar so aparece a particao do win7 e a que uso para armazenar os arquivos, depois aparece uma informacao de espaco inutil, com o total de espaco disponivel no HD de 500 gb como um todo.

Como faco para instalar o ubuntu na particao q criei, sem alterar a particao do win7 e a que uso para armazenar meus arquivos?

obs. meu teclado esta desconfigurado, pois estou usando a versao de teste que vem no disco de instalacao do ubuntu neste exato momento, por isso desconsiderm a falta de pontuacao, acentos etc

Você criou a partição como? Pelo livecd do ubuntu?

Pelo que entendi você precisa, na hora da instalação, escolher esse espaço 'inútil' (coitado dele rs) e pedir pra criar uma partição nele e daí você escolhe pra formatá-la e montá-la na raiz / e prossegue com a instalação nela.

Preste atenção para saber qual o número dela, por exemplo, sda3...

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:56 »
-use o gparted no live-cd do ubuntu e veja quais e qtas partições existem no seu hd, se possivel tire uma screenshot
-se vc jádeixou iohd particionado tera que escolher a opção avançado no passo 4 da instalação e depois selecionar a partição >> ext4 >> formtar >> /raiz

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:24 »
Imagens das partições conforme aparecem na opção avançada de instalação:




Imagens das partições no gerenciador do Win 7:


Obs. 1: as partições já haviam sido feitas antes pelo gerenciador de discos do Win 7 e no caso eu queria instalar o Ubuntu na partição menor destre as três que aparecem na última imagem (E:), sem perder o win7 e os arquivos que estão na partição maior (D:)

Obs.2: a imagem que baixei é aquela maior para DVD e a coloquei em um pendrive via "onetbootin", pois meu note não tem  leitor de DVD/CD. Antes de iniciar a instalação selecionei para verificar erros no disco de instalação e deu tudo certo.

Obs. 3: o espaço apontado como "inútil" não condiz com o tamanho de nenhuma das partições, mas me parece que é o somatório do espaço livre nas três partições aproximadamente. E mesmo se eu selecionar o tal espaço inútil as opções de criar partição ou formatar não são selecionáveis, apenas o botão "reverter" é que fica funcional.

Muito obrigado a todos pela ajuda.


Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:44 »
Me esqueci, segue a imagem do comando sudo parted -l sugerido pelo irtigor:


Offline Maiquel66

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:25 »
Bom dia, eu tenho um sistema parecido no meu not
40gb para win 7, 30gb para o ubuntu e o restante para dados.
usei o easeus partition master ( acho ele melhor de usar ) para definir as partições assim:
(isso antes de instalar o Ubuntu)
40 Gb so para o win ( mais 100Mb que ele cria altomaticamente)
30 Gb (nao crio  e nem formato deixo a partição excluida)
e o resto para dados, mando formatar a primeira e a ultima.
Fim do trabalho no windows
na instalação do Ubuntu eu crio as partições manualmente.
Se você nao criar a partição vai ter um espaço livre.
Clique nele e em adicionar se não me engano, defina um espaço para swap ( este eu deixo 100 a 300 mb)
Clique novamente em adicionar e defina a raiz ( /) dai é so mandar instalar.
E aproveite o seu dual boot

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:15 »

Obs. 3: o espaço apontado como "inútil" não condiz com o tamanho de nenhuma das partições, mas me parece que é o somatório do espaço livre nas três partições aproximadamente. E mesmo se eu selecionar o tal espaço inútil as opções de criar partição ou formatar não são selecionáveis, apenas o botão "reverter" é que fica funcional.

Muito obrigado a todos pela ajuda.

O botão adicionar não fica?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:51 »
Errou na hora de particionar. Usando mbr um disco só pode ter 4 partições primárias. Você tem que criar uma partição estendida, e dentro dela algumas lógicas. Olhe a imagem.
Você até pode usar uma ferramenta do windows (contanto que não coloque nada na partição, e que formate pra ext4 na hora da instalação), mas eu recomendo o gparted, uma distro com ele que gosto de usar é o parted magic.

Obs: podia ser texto, né? Um dos pontos, de passar o comando pra ser executado no terminal, é esse.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 11:32 »
-use o gparted no live-cd do ubuntu e crie uma partição extendida na parte livre do seu hd
-depois crie as partições logicas ext4 e swap dentro dessa partição extendida
-depois instale o ubuntu nessas partições logicas
-um hd só pode ter 4 partições primarias ou 3 primarias + 1 extendida dentro da qual podems criar varias logicas
-meu hd tem 3 primarias em ntfs (boot + windows + bkp) e um extendida com 3 logicas (ubuntu + mint + swap)

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 18:04 »
O tempo tem estado curto ultimamente, e realmente o problema é a quantidade de partições primárias que já chegou no limite por conta do meu PC já vir com uma primária (partição de recuperação) e da própria instalação do win criar outra. Daí somando essas duas com aquela onde está instalado o win e com a que eu criei para armazenar os arquivos deu nisso que vcs viram aí.
Nesse fds vou deletar a maior das partições das fts. e criar a estendida para depois criar as lógicas (isso tudo depois de apanhar para entender o problema mesmo com ajuda de todos, RSRS).
Qdo. eu fizer isso posto o resultado e se der tudo certo mudo o status do tópico.
OBS.: a tal partição de recuperação por acaso pode ser formatada ou excluída sem maiores problemas?
Por hora, muito obrigado a todos pela ajuda.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 20:29 »
O tempo tem estado curto ultimamente, e realmente o problema é a quantidade de partições primárias que já chegou no limite por conta do meu PC já vir com uma primária (partição de recuperação) e da própria instalação do win criar outra. Daí somando essas duas com aquela onde está instalado o win e com a que eu criei para armazenar os arquivos deu nisso que vcs viram aí.
Nesse fds vou deletar a maior das partições das fts. e criar a estendida para depois criar as lógicas (isso tudo depois de apanhar para entender o problema mesmo com ajuda de todos, RSRS).
Qdo. eu fizer isso posto o resultado e se der tudo certo mudo o status do tópico.
OBS.: a tal partição de recuperação por acaso pode ser formatada ou excluída sem maiores problemas?
Por hora, muito obrigado a todos pela ajuda.

Rapaz, te digo uma coisa: quando peguei meu vaio, a primeira coisa foi instalar o ubuntu. Fiz lado a lado, mas daí, ao entrar no win só pra ver se entrava, ele já começou o modo de recuperação. Mas ficou uma eternidade e não deu em nada, ou seja, perdi a paciência e mandei ele pro lixo, juntamente com a tal partição. Então, comecei do zero e formatei o hd todo, criando minhas 4 partições sda1,2,3,4.

Estou feliz com elas, sem o win.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2012, 11:01 »
Bom dia a todos, realmente o problema estava na quantidade máxima de partições primárias existente no meu HD, o que não permitia a criação de uma nova para a instalação do Ubuntu.
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

Offline PFonsecaFV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • PFonsecaFV
Re: [Resolvido] Problemas - ubuntu e HD partcionado
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2022, 16:54 »
Bom dia a todos, realmente ...

Estou passando pelo mesmo problema... Teria como postar a sua resolução? :)