Autor Tópico: E o Ubuntu chegou ao par "PP"  (Lida 1390 vezes)

Offline H4RD50FT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:42 »
Fala, galera!! ;)

À princípio, fiquei meio receoso em postar o texto a seguir neste fórum, pois seria como ensinar o padre a rezar missa ou a perguntar a uma formiga se ela gosta de açúcar. Mas ele traz algumas curiosidades. Espero que gostem.

O Ubuntu é uma distribuição que começou como qualquer outra que usa a base de uma distribuição-mãe, no caso o Debian. Aí, foi ganhando formas, particularidades e características. Hoje é uma das mais conhecidas, senão a mais. Rivaliza com o Fedora, talvez seu concorrente mais direto. Sem falar que o Ubuntu gerou seus “filhos” (Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, etc) e “primos” (ex.: Linux Mint, BigLinux, etc). Contar a história do Ubuntu seria como reinventar a roda. Ao invés disso, vou comentar sobre uma das características marcantes: seus nomes de versão.

Os nomes das versões do Ubuntu são compostos por um número e um codename (codinome ou nome de código). O número representa o ano e mês de lançamento, sendo abril e outubro os meses de lançamento dos releases, compreendendo o intervalo de seis meses entre os releases. Então, a primeira versão, 4.10, foi lançada em 2004 (4), no mês de outubro (10º mês do ano). O codename é o mais curioso. Ele é formado por um adjetivo e o nome de um animal comum nas savanas africanas. Justamente os codinomes é que chama a atenção já que soam bem esquisito. Abaixo, a relação das versões lançadas até hoje (15) seguindo da tradução dos codinomes segundo o Wiki do Ubuntu Brasil até a versão 11.04:

Ubuntu 4.10 Warty Warthog (Porco-africano Verruguento), lançado em 20/10/2004
Ubuntu 5.04 Hoary Hedgerog (Ouriço grisalho), lançado em 08/04/2005
Ubuntu 5.10 Breezy Badger (Texugo Fresco), lançado em 13/10/2005
Ubuntu 6.06 Dapper Drake* (Pato Doméstico Estiloso), lançado em 01/06/2006
Ubuntu 6.10 Edgy Eft (Salamandra Hi-tec), lançado em 26/10/2006
Ubuntu 7.04 Feisty Fawn (Jovem Bravo Cervo), lançado em 19/04/2007
Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (Macaquinho Corajoso), lançado em 18/10/2007
Ubuntu 8.04 Hardy Heron** (Garça Durona), lançado em 24/04/2008
Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex (Bode Intrépido), lançado em 30/10/2008
Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope (Coelho Elegante), lançado em 23/04/2009
Ubuntu 9.10 Karmic Koala (Koala Kármico), lançado em 29/10/2009
Ubuntu 10.04 Lucid Lynx** (Lince Lúcido), lançado em 29/04/2010
Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat*** (Suricato Vagabundo), lançado em 10/10/2010
Ubuntu 11.04 Natty Narwhal (Naval Inteligente, Fashion), lançado em 28/04/2011
Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot (Jaguatirica Onirica – fonte: Techmundo), lançado em 13/10/2011
Ubuntu 12.04 Precise Pangolin**** (algo como Pangolin Preciso; Pangolin é uma espécie de Tatu com escamas), com previsão de lançamento para 30/04/2012

Uma terceira curiosidade é em relação às iniciais dos nomes. Reparem que começam com a mesma letra. A partir da versão Breezy Badger as iniciais passaram a seguir em ordem alfabética. A letra H foi repetida em duas versões: Hoary Hedgerog e Hardy Heron. Tudo indica que ocorrerá o mesmo até o fim do ciclo alfabético com a letra W, já que a primeira foi a Warty Warthog. Apesar da tendência dos nomes em ordem alfabética a partir do Breezy Badger, não existe versão com as iniciais "CC". Mais um ponto interessante é que a maioria dos adjetivos terminam em y: Warty, Hoary, Breezy, Edgy, Feisty, Gutsy, Hardy, Jaunty e Natty.

À princípio, o Ubuntu 12.10 pode se chamar Quantum Quagga, com previsão de lançamento para 25/10/2012. Se a atual agenda de lançamento não sofrer alterações, o Ubuntu 17.04 será o eleito com o par ZZ.

Mais curiosidades sobre os nomes do Ubuntu, assim como sugestões para os próximos pares de iniciais: https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames

Calendário previsto para as versões 13.x e 14.04 do Ubuntu: https://wiki.ubuntu.com/PrecisePangolin/ReleaseSchedule

* A versão Dapper Drake atrasou em dois meses por ter sido a primeira versão LTS (Long Term Support). As versões LTS têm um "carinho" especial por parte da Canonical por serem versões com suporte longo. São versões ideais para usuários que mantêm seus sistemas por mais tempo, além de serem adequadas também para servidores.

** As versões LTS são lançadas de dois em dois anos no mês de abril. Curiosamente, são lançadas em anos de Copa do Mundo e Olimpíadas.

*** A versão Maverick Meerkat foi lançada no dia 10/10/2010 para coincidir com o número da versão. Essa data caiu num domingo e a data dos lançamentos sempre cai em quintas-feiras, tendência que começou a partir da versão Dapper Drake.

**** As versões normais têm suporte de 18 meses a partir do lançamento. Já as versões LTS tinham suporte de até 3 anos nos sistemas desktops e de 5 anos nos sistemas para servidores. A partir da versão Precise Pangolin o suporte será de 5 anos tanto para desktops quanto para servidores.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 15:48 por H4RD50FT »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:50 »
para o CC poderiam usar chan-chin-chom rs

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:19 »
O engraçado é que essa nomenclatura "esquisita" é única do Ubuntu, algumas distros tem nomenclaturas parecidas (Debian com seus codenomes baseados no Toy Story, e o Linux Mint com nomes de mulheres...), mas essa do Ubuntu é a mais interessante.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:32 »
O engraçado é que essa nomenclatura "esquisita" é única do Ubuntu, algumas distros tem nomenclaturas parecidas (Debian com seus codenomes baseados no Toy Story, e o Linux Mint com nomes de mulheres...), mas essa do Ubuntu é a mais interessante.  :D

eu não gosto desses nomes para usar como referência, pois não são tão comuns assim e fica fácil esquecer, se não suar ou ler todo dia. Por exemplo, não sei o nome do ubuntu 11.10 do meu note, mas sei o número. Não sei o do debian, mas sei que é 6.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:37 »
Já prevejo que quando chegar o Ubuntu 13.10, vai ter um furor... Iniciais SS... Vão chamar o sistema de ";/)"  : :o

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: E o Ubuntu chegou ao par "PP"
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:39 »
O engraçado é que essa nomenclatura "esquisita" é única do Ubuntu, algumas distros tem nomenclaturas parecidas (Debian com seus codenomes baseados no Toy Story, e o Linux Mint com nomes de mulheres...), mas essa do Ubuntu é a mais interessante.  :D

eu não gosto desses nomes para usar como referência, pois não são tão comuns assim e fica fácil esquecer, se não suar ou ler todo dia. Por exemplo, não sei o nome do ubuntu 11.10 do meu note, mas sei o número. Não sei o do debian, mas sei que é 6.

Cara, estou tão acostumado com essas nomenclaturas que já gravei quase todos. O 11.10 é o Oneiric Ocelot, e o Debian 6 é o Squeeze, o próximo será o Wheezy, Debian 7 (eu não olhei em site algum, tá tudo na minha cabeça!  :D)

Mas concordo contigo que só os números ficam mais simples, ajudam a lembrar.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"