Autor Tópico: Dica: Ubuntu ToRAM  (Lida 5770 vezes)

Offline H4RD50FT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dica: Ubuntu ToRAM
« Online: 01 de Setembro de 2011, 04:55 »
Fala, galera!!

Sou usuário do Ubuntu. Normalmente, minha carreira em fóruns de informática começa com o objetivo de sanar algumas dúvidas minhas, como ocorre com 99% dos foristas de informática. Na verdade, tenho dúvidas relacionadas ao sistema, mas ficará para outra hora. Voltando, desta vez vou fazer diferente. Minha primeira postagem será uma dica. Dica esta que compartilhei no Fórum do Guia do Hardware e que também está no meu blog, o 625 Bytes.

Estava dando uma passeada na Web pesquisando sobre o termo toram, bem familiar aos usuários do saudoso Kurumin. Consiste numa instrução passada ao Kernel que carrega o conteúdo do CD para a memória. Então, achei que poderia ser possível fazer isso no Ubuntu. Há pouco achei no Wiki do Ubuntu o tutorial BootToRam, que ensina como remasterizar um LiveCD do Ubuntu para constar essa opção no menu de boot do sistema (via CD).

No entanto, é possível obter o mesmo resultado sem fazer o remaster do CD. No Kurumin era necessário escrever "kurumin=toram" no final da linha onde constam os parâmetros de inicialização do Kernel, no menu de boot do CD. No Ubuntu (e talvez em qualquer LiveCD baseado nele ou no Knoppix), o processo é semelhante, com a diferença de que basta apenas digitar apenas "toram" (sem as aspas) no final da linha, sem alterar mais nada. Para ativar a linha de edição dos parâmetros do Kernel, tecle F6 e depois ESC. Digite toram e depois tecle ENTER.

Links diretos das imagens para atender ao limite de peso das mesmas.

Imagem da linha editada com a opção "toram"

A cópia demora algum tempo, de acordo com o desempenho do micro, estado da mídia e do drive óptico. Pode, também, usar um pendrive bootável do Ubuntu. No meu micro de testes, um Phenom II X4 leva perto de dois minutos. Após a cópia, o sistema passa a rodar a partir da memória RAM. Se não acredita, experimente retirar a mídia do drive. O desempenho ao rodar na memória é absurdamente maior do que se rodando do CD ou mesmo do pendrive. Até mesmo comparado com o desempenho do HD a memória ganha. Não é preciso dizer que a instalação será bem mais rápida, mas nada impede que continue usando o sistema a partir da memória, alterando dados pessoais, navegando na Internet, etc. E ainda você terá mais a vantagem de ter o drive óptico livre para ler DVDs, escutar CDs de áudio ou gravar mídias. Nas figuras abaixo pode-se visualizar a diferença de desempenho de leitura entre memória RAM (o micro dos testes possui 8 GB de memória (dois módulos de 4 GB, dual-channel ativado) padrão DDR3 1333 PC 10667), disco rígido (o micro dos testes possui um disco SATA 300 Samsung 1 também) e drive óptico (drive DVD RW padrão).

Bechmark de leitura do drive óptico. A mídia usada era um DVD gravado com uma imagem remasterizada de 1,4 GB do Ubuntu 11.04 x64

Benchmark de leitura do disco rígido Samsung usado no micro

Benchmark de leitura da memória


Claro que nem tudo são flores. O sistema rodando da memória é o mesmo obtido do LiveCD, ou seja, para escutar músicas MP3 ou assistir DVDs será necessário instalar os pacotes pelo apt-get, a não ser que você use uma imagem já pronta criada com o Remastersys. Testei com uma mídia padrão do 10.10 32 bits e também com uma imagem customizada de 1,4 GB do 11.04 x64, além de testes em máquina virtual com a imagem 11.04 32 bits padrão. E mesmo em máquina virtual o desempenho melhora se comparado ao iniciar usando a emulação da imagem. Outra coisa é que as alterações são perdidas ao desligar ou reiniciar o micro, tal como ocorreria ao rodar pelo LiveCD. E um último detalhe: para usar o toram com os LiveCDs default (~ 700 MB) é necessário ter a partir de 1 GB de RAM. Não esqueça de que o sistema precisará de memória para executar as tarefas, de forma que 1 GB é muito pouco (com 1 GB só sobrará perto de 300 MB livres), obrigando-o a ter uma partição SWAP física.

Rodar na memória é uma forma de você testar o desempenho de seu sistema customizado no Remastersys de uma forma mais realística do que se testado usando uma máquina virtual. Além disso, rodar o sistema através da memória por algumas horas é uma boa prova para testar a estabilidade do micro. Uma outra utilidade seria você rodar um sistema limpo de emergência (Internet Banking, por exemplo) de forma mais ágil, ou em se tratando de privacidade, sem deixar rastros de navegação, afinal, ao desligar o micro tudo é perdido.

Bom, parece que o toram só funciona nos LiveCDs derivados do Knoppix. Tentei fazer isso com o Mandriva 2011, mas o Kernel ignora a instrução toram. Tentei também ressuscitar o bom e velho fromhd (lembram do kurumin fromhd/kurumin bootfrom?) mas não funcionou nos meus testes, dificultando rodar o sistema com mais desempenho em sistemas com 1 GB sem usar a opção toram. Em todo caso, fikadika!  ;)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 10:05 por H4RD50FT »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2011, 05:03 »
Achei muito interessante a dica parabéns, quando eu tiver um tempo livre vou testa-la.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2011, 08:40 »
 Bem-vindo/a colega H4RD50FT. Sempre tive essa dúvida se é o H4RD50FT ou a H4RD50FT.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 08:44 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline H4RD50FT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2011, 09:49 »
Bem-vindo/a colega H4RD50FT. Sempre tive essa dúvida se é o H4RD50FT ou a H4RD50FT.

"O", apesar do avatar. Hehe! :D

Grato pelas boas vindas.  :)

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2011, 12:57 »
Interessante a dica.  Também vou testar aqui quando tiver um tempo.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline docetrago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2011, 20:39 »
H4RD50FT, muito obrigado pela postagem.

Fiz dessa forma e parece que deu certo, só quero saber como confirmar se realmente o sistema obedeceu ao comando.

Tem como você nos indicar uma ferramenta que mostra que a RAM está sendo utilizada pra rodar o Sistema Operacional ?

Um abraço.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2011, 11:14 »
D+
Já foi para os favoritos.

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2011, 14:01 »
As vezes eu acho que falta o botão "curtir" no forum

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2011, 18:48 »
Esse recurso (ou algo semelhante) funciona com o sistema instalado? Quais seriam as vantagens e desvantagens?
Tenho um netbook com 2gb de ram e o desempenho não é a 7ª maravilha do mundo. Com o ubuntu 10.04 vejo que ele usa pouco da ram, algum aplicativo que alocasse bibliotecas na ram poderia melhorar o desempenho.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:23 »
Se eu não estou enganado, o Preload faz justamente isso, analisa as aplicações mais usadas para posteriormente prever que aplicações serão abertas, daí ele põe em memoria as dependências desses programas em me­mória.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2011, 23:26 por Cybereu »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 00:22 »
Cybereu, boa noite.
Usei o Preload por algum tempo mas não percebi nenhuma melhora. Você sabe se tem alguma configuração a ser feita pós instalação?
O Beta 2 do ubuntu 11.10 me animou bastante, depois do primeiro boot do libreoffice por exemplo, a abertura dos aplicativos da suíte fica uma bala, dá gosto de ver, nitidamente alguma coisa está diferente. O firefox também ficou mais rápido.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:49 »
Ola Adriano, aqui eu uso o preload e realmente funciona, estou usando em um note com 4g de ram sem partição de swap e quando inicio o sistema e abro o firefox(que e o programa que mais uso) ele carrega instantaneamente como se ja  tivesse na memoria, tbm vi relatos de uso do prelink mas nao cheguei a usar.

Essa dica do Ubuntu to-ram e excelente.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 12:51 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:41 »
Obrigado, platao!
Acredito que seja limitações do processador mesmo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline H4RD50FT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dica: Ubuntu ToRAM
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:27 »
Fala, galera!!

Desculpem meu sumiço. =(

H4RD50FT, muito obrigado pela postagem.

Fiz dessa forma e parece que deu certo, só quero saber como confirmar se realmente o sistema obedeceu ao comando.

Tem como você nos indicar uma ferramenta que mostra que a RAM está sendo utilizada pra rodar o Sistema Operacional ?

Um abraço.
Bom, para saber se o sistema obedeceu ao comando é só na hora de chegar no desktop. Uma forma é você ejetar o CD no desktop. Se o drive aceitar, é que funcionou. ^^ Para saber o quanto de memória está consumindo, você perceberá no Monitor do sistema que a memória em uso estará mais alta que o normal ao rodar direto do CD. É descontar o tamanho da imagem armazenada na memória do total mostrado.

Esse recurso (ou algo semelhante) funciona com o sistema instalado? Quais seriam as vantagens e desvantagens?
Tenho um netbook com 2gb de ram e o desempenho não é a 7ª maravilha do mundo. Com o ubuntu 10.04 vejo que ele usa pouco da ram, algum aplicativo que alocasse bibliotecas na ram poderia melhorar o desempenho.

Com o sistema instalado, não. Bom, uma vantagem ao meu ver é fazer um teste de estabilidade do subsistema de memória do equipamento. Outra é em relação ao desempenho ao instalar o sistema no HD (bem mais rápido o que se fosse usando um LiveUSB) e ir usando o sistema durante o processo. Ao ler do CD há um processo de carregar os dados para a memória, fazer a descompactação processá-los. Com a imagem do CD na memória o processo de leitura e descompactação é bem mais rápido.

Uma última dica: funciona nas variantes do Ubuntu. Façam o teste usando outros *Buntus ou "primos" como o Linux Mint.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 15:28 por H4RD50FT »