Autor Tópico: [RESOLVIDO] Sobre Partições  (Lida 3721 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2012, 04:24 »
A .iso do ubuntu é um livecd já,  ::)

se você baixou a iso normal do ubuntu ela já eu livecd se gravado no cd é claro e um livepen se gravado em um pendrive.
Na wiki que passei tem uma parte escrita


Distribuições Linux em Live CD
.
.
.


Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2012, 05:09 »
A .iso do ubuntu é um livecd já,  ::)

se você baixou a iso normal do ubuntu ela já eu livecd se gravado no cd é claro e um livepen se gravado em um pendrive.
Na wiki que passei tem uma parte escrita


Distribuições Linux em Live CD
.
.
.


É que eu achei que tinha algum LiveCD que era apenas para configurar as partições e tal. ;D

Então é só colocar o CD do Ubuntu no PC, fazer de conta que vai instalar, ir nas opções avançadas, diminuir o tamanho da partição /home, então vai ficar um espaço não alocado, daí é só reiniciar, ir no sistema normal, abrir o GParted e fazer a partição NTFS nesse espaço não alocado... certo?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2012, 05:17 »
+ ou -, você pode entrar pelo livecd normalmente como se fosse testar o sistema e por ele você pode abrir o gparted e fazer tudo isso.



[off] você não dorme não?[/off]

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2012, 05:26 »
+ ou -, você pode entrar pelo livecd normalmente como se fosse testar o sistema e por ele você pode abrir o gparted e fazer tudo isso.



[off] você não dorme não?[/off]
IUHEIAHEIAUHEAIUEHAIEUHAEIUAIUEHAIEUH
To indo dormir agora na verdade... xD
E você? D:
/off

Bom, parece ser fácil... vou deixar o Ubuntu mesmo, acho que só vou pensar em mudar quando sair o Windows 8, mas acho difícil eu voltar para o Windows agora... gostei do sistema.
Vou ver se formato amanhã... vou por 25GBs pra raiz e 2GBs pra Swap, acho que ta bom. :B

Valew mesmo aí pelas informações!
E desculpa pela noobisse. xD

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Sobre Partições
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2012, 05:52 »
Trabalho na madrugada, meu horario de dormir é lá para 06:30h 07h :)

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Sobre Partições
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2012, 20:32 »
Trabalho na madrugada, meu horario de dormir é lá para 06:30h 07h :)
Eu sou vagabundo mesmo. :) aiuehaiueh

-----------
Pessoal, sei que já coloquei resolvido ali no tópico, mas não vou criar um novo tópico só pra isso...

Eu entrei na pasta pessoal e aperte Ctrl+H pra mostrar os arquivos ocultos, e vi que tem muitas pastas. o.o
Fucei e vi que eram as configurações dos aplicativos...
Desinstalei um programa pra ver se sumia a pasta do respectivo programa, e não sumiu. '-'
Então com o tempo vai acumulando pastas la? Com uns 5 dias de uso já tem quase 800 MBs... :S
Achei que seria mais fácil quando quisesse atualizar para outro Ubuntu ou só formatar mesmo porque eu pensei que somente os arquivos ficavam na /home, mas toda vez eu vou ter que apagar todas essas pastas do sistema então né. ._.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Sobre Partições
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 23:35 »
Não sei se é o lugar mais adequado, mas estou com a seguinte dificuldade para instalar o Ubuntu 11.10 em dual boot com o Win7:
Meu HD possui 3 partições, uma com o Win7, outra para armazenar arquivos e uma menor para instalar o ubuntu, toda em ntfs.
Mas quando vou instalar o unbuntu e seleciono a opção avançada para escolher qual seria a partição as três não aparecem assim discriminadas, aparece a do win7, a que uso para armazenar os arquivos e outra apenas indicando o espaço disponível total no HD (pelo tamanho indicado parece ser a soma do espaço livre nas três partições)
Alguém tem alguma idéia de qual seja o vacilo que estou dando na hora de instalar?

Offline C Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Sobre Partições
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:12 »
Sim, é só criar uma partição com o gparted normalmente, no tipo coloque ntfs, como faria com ext etc.
Mas tem que estar em livecd para isso, por que a partição terá que ser redimencionada.

Mas é "quase" certeza que você não vai querer voltar para windows :)

Quem experimenta coisa boa, não quer largar mais, hehe.

Olá Andry,
como crio uma partição do tipo NTFS pelo ubuntu? encontrei o GNU Parted 2.2 no meu ubuntu é este que você diz? preciso instalar o windows novamente.
Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sobre Partições
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:39 »
Sim praticamente todas as distros, pode sim usa uma /home para outra distro.
Não é recomendável, se as distribuições tiverem versões diferentes dos mesmos aplicativos. Configurações conflitantes podem criar problemas pra você.

Um bom exemplo de mistura não-recomendável: Ubuntu e Debian. Ambos podem estar usando o gnome em versões diferentes, o que pode quebrar um dos dois (pelo menos). Já Ubuntu e Kubuntu podem conviver com facilidade no mesmo /home, pois um usa Gnome (usava, agora usa o Unity) enquanto o outro usa KDE, e ambos usam mais ou menos os mesmos aplicativos.

Mas há um cuidado mais importante, se for mesmo usar a /home em mais de uma partição: criar os mesmos usuários, com os mesmos UIDs. Senão "coisas ruins podem acontecer".

Ah ta, eu iria criar antes a partição NTFS, mas não sabia que precisaria do LiveCD para redimensionar a /home (é que no Windows, não precisa disso né). :X
(...)

Mas não precisa, dá pra redimensionar qualquer partição com o próprio sistema, desde que as partições não estejam montadas. O problema é que só dá pra desmontar as partições em modo mono-usuário ("single"), e nesse modo não há interface gráfica ativa...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D