[Problema] Drivers Placa de video ATI Radeon 6630M

Iniciado por Rayken, 27 de Janeiro de 2012, 18:48

tópico anterior - próximo tópico

Rayken

Olá comunidade do ubuntu,

Utilizo linux a bastante tempo no trabalho e sempre pretendi migrar os computadores de minha casa para linux mas sempre esbarro no mesmo problema: drivers para placas ATI.

Em meu desktop tenho uma ati radeon 9600 pro e nunca consegui usá-la como deveria, tentei instalar drivers livres ou proprietarios e sempre dava erro, travamentos e lentidões em videos, games e aplicações que utilizem processamento grafico, e também, após atualização do kernel, o linux não carregava mais o video durante o boot.

Recentemente comprei um notebook vostro 3550 que veio com placa de video ati radeon 6630M e, como sempre, também não consegui instalar os drivers e os mesmos problemas voltaram.

Conto com a ajuda de vocês para que eu possa fazer meu linux reconhecer e usar minhas ATI´s para que minha migração para o software livre finalmente aconteça.

Grande abraço e desde já obrigado a todos !

obs: atualmente só uso meu notebook vostro 3550 e o processador é core i5, peço para que as soluções funcionem no ubuntu 10.10 64 bits.
obs 2: já tentei instalar os drivers livres e proprietarios nas versoes 64 bits e 32 bits em quase todas as versões do ubuntu desde a 9.04 e não consegui.

vesgonb

Ae fio, que jogos/programas você está tentando utilizar?
Já instalou o catalyst? http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx
Qual o drive atual que você está utilizando?

Rayken

Citação de: vesgonb online 28 de Janeiro de 2012, 17:38
Ae fio, que jogos/programas você está tentando utilizar?
Já instalou o catalyst? http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx
Qual o drive atual que você está utilizando?

Ontem instalei novamente o ubuntu mais recente e instalei o catalyst mais recente do site da ati, depois instalei o fglrx (não sei escrever isso) no pacote de programas e por fim instalei os drivers usando o programa "drivers adicionais".  Melhorou, pelo menos agora não tem lag nos videos, só que jogos em opengl ainda não rodam, o glxgears ainda apresenta erro, o direct rendering não está ligado e no xorg.conf não consigo setar minha ATI, só gera video quando seta o video device padrão "glx" algo assim.