Tem gente que pode até me bater, mas acho que o problema do preconceito as vezes é por ciúmes, talvez porque o Ubuntu é um dos mais usados, talvez por ser muito mais conhecido que várias distros mais antigas, sei lá.
Uso Linux a muito tempo, e antes dele unix, pra ser franco fui conhecer windows bem depois. Sou da época em que o terminal era a única opção e conservo o uso intenso dele até hoje, mas apenas pelo costume mesmo.
Acho que dá para contar nos dedos de uma mão quantas vezes abri a Central de Programas do Ubuntu (tive que ver na barra lateral o nome para confirmar e digitar aqui). Ligo meu PC, abro o firefox, chrome, pidgin e o terminal, não sei usar write direito, talvez pior que a maioria dos usuários, nem faço questão, mas isso tudo porque no meu uso eles não são necessários.
Só quero é comprovar que mesmo no ubuntu você pode usar linux do jeito velho (que mais gosto), ou do novo, então a distro serve para todos os gostos.
Minha preocupação é que o linx passe a funcionar como windows, de forma que tenha coisas que só possam ser feitas pelo ambiente gráfico, e isso seria temerário, já que usando terminal você tem muito mais opções para acertar um problema, fazer uma configuração, e etc, mesmo sendo mais "difícil". Gosto da forma de trabalho do linux, não consigo me acostumar ao windows, e para fechar comparar o dos ao terminal é terrível, quase morro quando vejo isso... rs.
Quando alguém vem com preconceito pro meu lado eu simplesmente ignoro, acho que é o ideal a se fazer, porque não existe formas de se discutir isso com quem já tem essa "verdade" estabelecida.
[]'s
Cristiano