Autor Tópico: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!  (Lida 3570 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
“A AMD está considerando fortemente abrir o código de ao menos um subconjunto funcional dos drivers gráficos da ATI. É a hora do X, OpenGL e virtualização em que os drivers binários da ATI não estão disponíveis escaparem dos framebuffers à la década de 80. E que vantagem para a posição da AMD na opinião pública! Se as placas da AMD fossem as únicas com drivers abertos oficiais, isto poderia afetar uma ou duas decisões de compra.”

Veja o texto completo em AMD talks about ATI | InfoWorld | Column | 2006-08-02 | By Tom Yager ( http://www.infoworld.com/article/06/08/02/32OPcurve_1.html).

"Já é tarde demais para a ATI ser a única com drivers oficiais abertos, mas ainda dá tempo de fazer o movimento antes da NVidia ;-) "

Fonte: Br-Linux - http://br-linux.org/linux/apos_adquirir_ati_a_amd_pensa_em_abrir_o_codigo_dos_drivers_de_video
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2006, 02:17 »
Parece que nossas presses serão ouvidas! Só mesmo com a mudança de comando na ATI! Viva a AMD!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2006, 08:28 »
Isso se confirmando, também se confirma minha mudança aqui de Nvidia para AMD/ATI. Sempre quis montar um micro com ATI, mas os drivers são meus freios hehehe

E que Nvidia e outros grandes fabricantes sigam o mesmo caminho!  ;D
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:29 »
Realmente, hoje minha dupla é AMD/Nvidia, mas se os drivers da ATI ficarem melhor com isso, então será AMD/ATI
Viva o mundo Livre!!!

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:42 »
Ótimo! Já não aguento mais não poder usar os recursos da minha ATI.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:51 »
Bela notícia, ainda sonho com o dia que minha All-In-Wonder fucionará no Linux.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Darcamo

  • Visitante
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2006, 18:30 »
Será que com isso eu posso sonhar com o dia em que o TV-Out de minha Radeon-7000 funcione no Linux?
 ;D

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2006, 10:00 »
uhuuuuuu
então qur dizer que eu não vou mais precisar comprar uma palca de video nova ^^

PS: até hoje eu não entendi qual a moral das empresas de hardware fecharem os codigos dos softwares das placas.. o que eles querem ñ é vender o hardware não? pra que fecha o software!?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2006, 10:02 por daskrs »

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2006, 13:22 »
uhuuuuuu
então qur dizer que eu não vou mais precisar comprar uma palca de video nova ^^

PS: até hoje eu não entendi qual a moral das empresas de hardware fecharem os codigos dos softwares das placas.. o que eles querem ñ é vender o hardware não? pra que fecha o software!?

Porque segundo eles, os drivers podem conter informações secretas sobre o funcionamento do hardware que poderiam ser usados e/ou copiados pelos concorrentes.   ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2006, 13:57 »
uhuuuuuu
então qur dizer que eu não vou mais precisar comprar uma palca de video nova ^^

PS: até hoje eu não entendi qual a moral das empresas de hardware fecharem os codigos dos softwares das placas.. o que eles querem ñ é vender o hardware não? pra que fecha o software!?

Porque segundo eles, os drivers podem conter informações secretas sobre o funcionamento do hardware que poderiam ser usados e/ou copiados pelos concorrentes.   ::)
C eu não me engano a LGPL existe pra evitar coisas desse tipo..

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2006, 14:53 »
Finalmente a ATI vai ter drivers que prestem no Linux, e melhor ainda, deve poder ser integrado nas distribuições e Live Cds.

Eu troquei  recentemente uma placa ATI com captura e sintonizador de TV por uma da nVidia sem nada disso, porque enchi o saco de bater cabeça com driver ruim e desempenho mediocre em OpenGL no Linux. Se isto acontecer mesmo, devemos ter uma grande melhora do funcionamento da ATI no Linux, e quem sabe eu retorne no futuro as placas ATI, que são ótimas no Ruindows, mas terrriveis no Linux.

Uma coisa que sempre me aborreceu com a minha AIW é não existir um driver funcional para Linux ( chip theater 200 ).

Acho que todo fabricante de hardware deveria parar de fazer segredo com os drivers, e se concentrar no que interessa, que é na eletrônica do seu produto.

Segredo em driver de vídeo cheira a trapaça para ganhar em testes de desempenho, acho que a ATI não precisa disso, não é ??? Fora que vai forçar a nVidia a fazer o mesmo.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2006, 17:17 »
Mas acho que não são os drivers em si que eles querem esconder, eles fecharam o código para não revelar a maneira que o hardware trabalha para o concorrente. Acho que nem a LGPL poderia evitar isso.

Por exemplo, determinada placa possui uma técnica especial ao lidar com certo tipo de dado, o que a torna mais rápida. O concorrente poderia simplesmente ao olhar o driver, ver como funciona essa técnica e implementar com outro nome mudando um pouquinho, para não ter problemas com patentes.

No fundo mesmo, tudo não passa de desculpas e mais desculpas... embora que, eu já li em alguns sites, que no caso específico das Radeons, a própria arquitetura da placa não favorece o seu desempenho em OpenGL, já que ela foi desenvolvida com maior ênfase no DirectX, tanto que nem com os drivers Catalyst no sistema operacional proprietário ela consegue bater uma GeForce equivalente, em um jogo que não seja DirectX.

Vamos ver se com drivers abertos o pessoal consegue tirar "leite de pedra".  ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2006, 18:02 »
Citar
Eu troquei  recentemente uma placa ATI com captura e sintonizador de TV por uma da nVidia sem nada disso, porque enchi o saco de bater cabeça com driver ruim e desempenho mediocre em OpenGL no Linux. Se isto acontecer mesmo, devemos ter uma grande melhora do funcionamento da ATI no Linux, e quem sabe eu retorne no futuro as placas ATI, que são ótimas no Ruindows, mas terrriveis no Linux.
Eu sou totalmente a favor de tornarem os drivers open source apenas para garantir que os drivers podem ser incluidos nos CDs de instalação e que no caso dos seus fabricantes tiverem algum problema outras pessoas os continuarem.
De qualquer forma não vejo lógica nenhuma nesses comentários, eu utilizo o driver fglrx da ATI e já rodei vários jogos 3D com uma boa performance e sem qualquer problema de estabilidade. Como é que disponibilizar o código ia automaticamente melhorar a qualidade dos drivers ? Acreditam mesmo que os programadores da ATI são piores que qualquer outro que possa pegar neles, ou melhor que iria haver muita gente interessada em desenvolver eles ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Piras

  • Visitante
Re: Após adquirir ATI, a AMD pensa em abrir o código dos drivers de vídeo!
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2006, 16:34 »
Também não acredito que, a curto prazo, tal política vá melhorar a qualidade dos controladores. Mas isto pode resultar, no futuro, de uma expansão expressiva do mercado. Ganho de escala quase sempre aumentam a capacidade financeira da empresa, resultando em produtos melhores.

Mas o legal mesmo é assistir ao crescente compromisso de grandes corporações, como a AMD, com o código livre. Parece que ninguém aguenta mais produzir apenas para produtos da Microsoft...