Autor Tópico: como migrei do windows para o ubuntu  (Lida 7235 vezes)

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
como migrei do windows para o ubuntu
« Online: 12 de Novembro de 2011, 04:17 »
Só  sei  dizer  que  no  início  do  ano  queimou  o  meu  computador  de  40 GB  1GB  de  ram,  sem  sobrar  nada  para  contar  história.  
Foi  chamado  o  Técnico,  e  claro  que  acabei  pedindo  um  dual-boot  do  Windows 7  com  o  Ubuntu.  Ele  falou  que  não  conseguia,  e  que  ficava  travando  o  Ubuntu  e  que  o  Ubuntu  e  o  Windows  não  conseguiam  se  entenderem.  Bom  dessa  vez  deixei  que  viesse  tão  somente  com  o  Windows 7  ainda  que  não  tenha  ficado  nenhum  pouco  contente.
Instalei  vários  programas  e  inclusive  o  virtual  box,  aonde  criei  uma máquina  virtual  e  instalei  o  Ubuntu.
Bom,  passado  um  tempo  veio  atualização  para  o  Service Pack 1,  e  só  para  mencionar  já  tinha  ficado  de  janeiro  até  março  sem  computador.  Estou  até  rindo  ao  contar  isso.
Bom  mandei  fazer  a  atualização,  e  quando  reiniciou  deu  pau,  corrompeu  o  sistema.  Já  não  entrava.  E  mais  uma  vez  tudo  que  eu  tinha  foi  para  o  brejo.  Claro  que  exceto  às  coisas  que  eu  tinha  colocado  em  sistemas  operacionais  on-line  que  sobraram.
Mais  uma  vez  o  computador  foi  mandado  para  o  Técnico,  e  mais  uma  vez  pedi  um  dual-boot  do  Windows 7  com  o  Ubuntu.
E  mais  uma  vez  a  história  que  não  estavam  se  entendendo,  que  o  Ubuntu  travava.  Mais  uma  vez  tive  que  ficar  com  o  Windows 7.  Mas,  porém,  mais  uma  vez  baixei  o  Virtual Box,  e  instalei  o  Ubuntu  no  Virtual Box,  e  isto  além  do  Kubuntu  e  do  Xubuntu,  e  do  Linux Mint.  Mas  fiquei  a  maior  parte  do  tempo  usando  o  Ubuntu  na  minha  máquina  virtual.  A  versão era  a  10.10.
Só  ligava  o  computador,  e  entrava  no  windows 7  e  já  ia  direto  para  a  minha  máquina  virtual  com  o  Ubuntu.  E,  nessa  máquina  virtual  eu  acabei  tendo  vários  arquivos.  
Quando  foi  lançada  a  versão  11.04  do  Ubuntu,  num  Sábado  de  tarde,  eu   resolvi fazer  a  atualização  da  versão  10.10  para  a  11.04  no  virtual box  Demorou  algumas  horas,  mas  foi  feita.
Passado  um  tempo,  e  eu  decidi  instalar  o  Ubuntu  via  wubi,  como  sendo  um  programa  do  Windows 7.
Agora  vem  uma  das  partes  mais  interessantes  dessa  história.
Tendo  instalado  o  Ubuntu  via  wubi,  e  eu  tendo  todos  os  meus  arquivos  numa  máquina  virtual  no  virtual box,  como  eu  passaria  tais  arquivos  do  Ubuntu  que  estava  no  Virtual box  para  o  Ubuntu  que  eu  havia  instalado  via  wubi?
Eu  usava  alguns  sistemas  operacionais on-line  assim  como  hoje  ainda  uso,  aonde  eu  guardava  meus  arquivos.  Então,  decidi  copiar  meus  arquivos  para  esses  sistemas,  e  de  lá  copiar  para  o  meu  Ubuntu.  Mas,  também  decidi  copiar  para  o  Windows 7.  Então  já  podem  imaginar  o  que  fiquei  fazendo.  Durou  dias  até  eu  terminar  a  tal  dita  tarefa.  E,  quando  eu  terminei,  exclui  minha  máquina  virtual  no  virtual box,  e  passei  a  passar  a  maior  parte  do  tempo  usando  o  Ubuntu  que  eu  havia  instalado  via  wubi.
Mas  também  devo  relembrar  que  essa  não  foi  a  primeira  vez  que  eu  havia  tido  contato  com  Linux  e  nem  que  eu  havia  usado  wubi,  pois  em  2007,  eu  instalei  via  wubi  o  xubuntu 7.04  se  eu  não  me  engano,  o  qual  eu  usei  pouco,  e  por  ter  travado,  e  não  saber  nada  de  comandos  Linux  e/ou  de  Linux  acabei  resetando  o  computador  através  do  botão  de  reset,  e  depois  quando  fui  tentar  de  novo  não  consegui  mais  entrar  no  xubuntu,  e  acabei  por  desinstalá-lo.  Claro  que  isso  não  me  levou  a  desistir  de  usar  Linux
Mas  voltando  a  2011,  fiquei  um  bom  tempo  usando  o  Ubuntu  que  havia  instalado  via  wubi.
,as  como  a  vida  sempre  nos  reserva  surpresas  e  nos  prega  peças,  e  como  há  coisas  que  têm  que  acontecerem,  queiramos  ou  não  queiramos,  num  certo  dia  lá  pelo  fim  de  junho,  se  eu  não  me  engano,  ocorreu  que  após  eu  ter  entrado  no  windows 7, após  reiniciar  o  Sistema,  o  bootloader  do  windows  deu  pau.  Já  não  entrava  nem  no  windows  nem  no  Ubuntu.
Pelo  visto,  à  esta  altura  já  deveis  estardes  cansados  de  lerem  esse  texto  e  já  considerando  que  esse  cara,  que  sou  eu,  escreve  demais.  Mas  tenham  um  pouco  mais  de  paciência.
Bom,  mais  uma  vez  foi  chamado  o  Técnico,  e  o  computador  levando  para  conserto.  E  tudo  que  estava  no  computador,  mais  uma  vez  se  perdeu,  sem  qualquer  chance  de  recuperação.  E,  mais  uma  vez  foi  feita  a  tentativa  de  um  dual boot  entre  Windows  7  e  Ubuntu.   E,  mais  uma  vez  o  windows não  conseguia  se  entender  com  o  Linux  E,  mais  uma  vez  não  estava  dando  certo.  E,  eu  já  cansado  dessa  historieta  toda,  e  querendo  já  ter  o  computador,  já  fiquei  enfezado  com  o  windows.  "Oras,  por que  o  Windows 7  não  quer  ser  entender  com  o  meu  Ubuntu?"  Já  que  o  Windows  não  queria  se  entender  com  o  Ubuntu,  e  já  que  não  estava  disposto  a  mais  uma  vez  ter  que  ficar  com  o  Windows 7  e  ter  que  usar  o  Ubuntu  ou  numa  máquina  virtual  ou  via  wubi,  resolvi  tomar  uma  decisão.  Liguei  para  o  Técnico.
Agora  se  preparem,.  Liguei,  perguntei  como  estava,  e  o  Técnico  falou  que  não  estavam  conseguindo  se  entender,  e  que  mesmo  instalando  o  windows primeiro  o  Ubuntu  depois,  ou  o  Ubuntu  primeiro  e  o  windows  depois  ambos  não  conseguiam  se  entender.
Então  falei:  "Instale  Ubuntu".  E  ele  me  perguntou  se  eu  tinha  certeza,  e  eu  respondi  que  sim.  E,  já  no  dia  20  de  julho  desse  presente  ano,  finalmente  veio  o  computador  instalado  com  o  Ubuntu 11.04,  e  bem  do  jeitinho  que  eu  queria.  E,  já  sem  windows.
,Mas  se  eu  fosse  contar  como  fiquei  sabendo  do  Linux,  e  como  planejei  a  migração  do  windows para  o  Linux,  o  que  incluiu  a  instalação  no  windows 98  do  BrOffice,  para  já  ir  me  adaptando  a  programas  não  microsoft  e  que  não  rodassem  apenas  no  windows, o  qual  eu  baixei  em  2005  com  conexão  discada,  e  outras  coisas  mais  seria  muito  mais  longo  esse  texto  do  que  já  o  tem  sido.
Mas  dessa  forma  acabei  migrando  em  definitivo  para  o  Linux,  e  mais  precisamente  para  o  Ubuntu,  e  posso  garantir  de  que  a  cada  dia  gosto  mais  de  usar  o  Ubuntu.  Se  eu  for  contar  os  sonhos  que  eu  já  tive  com  o  Ubuntu  antes  de  tê-lo  no  meu  computador  também  seria um  pouco  mais  longa.
Bom,  vou  ficando  por  aqui,  pois  já  escrevi  bastante.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2011, 04:41 »
Parabéns cara, eu li o texto todo, hehe

E pelo que eu percebi esse cara ai que você chama de técnico, ta mais para técnicU, viu,
já vi vários assim, falando que nhemnhemnhem, para você ficar com windows e depois dar problema e você ter que levar lá novamente e ele sempre ganha uns $$ a suas custas, sabendo que se instalar o Linux(Ubuntu) a pessoal não vai ter problema e baubau $$ direto.

É melhor trocar de técnico viu, pois o que ele fez é errado, e eu já instalei vários dualboot's por ai e todos funcionam perfeitamente.

bem, mas parabéns mesmo é bom da uma olhada e uma estudada sobre linux em geral, para se precisar você poder fazer em vez de chamar terceiros.

Se for de São Bernardo é só dar um toque, hehe.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2011, 07:34 »
Meu pc funciona em dual boot (Só por causa do dxva do Windows) e nunca tive problema algum. Certamente esse tecnicU não tinha noção do que estava fazendo.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:02 »
Li tudo! Muito bom!

Faz um bom tempo que não levo meu computador para um técnico, também pudera... não dá mais problema! Heheheh...

Também só tenho o Ubuntu instalado na máquina, sem me preocupar com trojans/spywares, desfragmentação, cracks, seriais, upgrade no PC pra rodar jogos (não jogo), não tenho mais medo de acessar sites que requerem senhas (tinha esse medo quando usava Windows). Tudo é um pouco mais simples, e mais rápido (os atalhos do Ubuntu ajudam *bastante*), instalação de codecs automatizada... meu... tudo de bom esse Ubuntu!

Só alegria!  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2011, 10:01 »
Só lembro aos colegas que o nosso Linux realmente é bem mais seguro que o Windows, porém não é "inviolável",  portanto um pouco de cuidado nunca é demais. Sugiro, especialmente aos iniciantes, que deêm uma lida no link abaixo, como forma de se protegerem melhor contra malwares e coisas do tipo.

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-harden-desktop/index.html

Abraço a todos.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2011, 10:18 »
Henrique1977, tanto o Ubuntu quanto qualquer outro sistema operacional hoje em dia é bem fácil de se instalar, como você mesmo disse já instalou em máquina virtual, deixe de lado esses técnicos meia boca e faça a instalação do seu sistema sozinho.
Realmente esses caras que fazem serviços de manutenção de computadores não são a favor do Linux, outro dia ví uma placa que dizia:"Formatação e instalação de sistemas operacionais...", fui e perguntei quanto fica pra instalar uma distribuição Línux, 32bit em dual-boot com o Windows xp? O "malandro" me respondeu que só instalava Windows xp, e qual não mexia com o Windows da Línux, que isso não presta, e que era vírus puro... Sem falar que o cidadão me disse que não tinha como colocar "dois Windows" na mesma máquina, ou eu usava o Windows  original ou o Windows da Línux... Ou seja, o cara tava falando mal de algo que ele desconhecia completamente. Complicado em... eu não consegui segurar e comecei a rir.  ;D



[]'s

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2011, 11:16 »
Saudações.

Parabéns pela escolha do Ubuntu Linux.
Uma pena que o amigo tenha se deparado com um dito "técnico" de tão pouca qualificação e com menor ainda ética profissional.
De qualquer forma, ainda existe salvação. Na medida do possível, procure informações sobre hardware e como fazer substituições de peças com defeito em computadores.
Faça também algumas pesquisas sobre como instalar Sistemas Operacionais.
O amigo verá que quase tudo em computação acaba sendo de fácil resolução e vai poder aproveitar o que a filosofia do GNU/Linux tem mais valioso: liberdade!
Tendo o conhecimento necessário, podemos escolher cada componente que colocamos em nosso PC e qual, quais e quantos S.O. teremos instalados sem ser obrigados a pedir permissão ou dar satisfação a ninguém. Algo como: "Eu quero e terei, apenas porque eu posso", isso foi dito por Henry Ford.
No mais, sugiro ao amigo se familiarizar com o Ubuntu e suas ferramentas. Não se acanhe em instalar Maquina Virtual no Ubuntu e fazer os testes que julgar necessários em todos os Sistemas que desejar.
Para complementar as dicas de segurança que já estão postadas neste tópico, sugiro que se crie uma conta de Usuário comum e faça por lá todos os trabalhos e rotinas cotidianos. Deixe a conta de Administrador apenas para fazer instalações de programas, gerenciamento do Sistema e atualizar o Ubuntu.
Para garantir que nunca vai "quebrar" o Sistema, faça as personalizações e mudanças diversas apenas na conta de Usuário, deixando a conta Administrador sempre em default.
Procure ter cópias dos arquivos mais importantes em uma mídia (pen-drive ou DVD) que fique guardada em local seguro e que seja atualizada periódicamente. O famoso back-up de arquivos.
Pesquise também sobre o Remastersys, garanto que este recurso já salvou muitos usuários de reinstalar todo o Sistema do zero e economizou muito tempo de muita gente.
E finalmente, quero reforçar o que já foi dito aqui: -Fuja destes "técnicos" que falam, fazem e disseminam bobagens de todo o tipo. O melhor modo de identificar gente de pouca qualificação, que tentar "passar a perna" nos clientes é adquirindo, você mesmo, conhecimento a respeito do serviço que vai contratar.
Afinal, como diz o popular: "É preciso saber fazer para poder mandar que se faça"

Boa sorte e bons estudos.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2011, 13:52 »
Nom,  pessoal, desde  julho  até  hoje  só  precisei  mandar  na  assistência  técnica,  mas c om  outro  técnico,  só  porque  queimou  a  fonte  chaveada  no  meu  computador.
Obrigado  a  todos  pelos  comentários  e  recomendações.
Andry  eu  não  sou  de  São  Bernardo, sou  do  Distrito  de  Engenheiro  Schmitt -  Município  de  São  José  do  Rio  Preto.  A minha  Schmitt  é  conhecida  como  a  Terra  do  doce. 
Luis  Carlos,    quanto  a  instalar  o  Sistema  Operacional  essa  atual  versão  do  Ubuntu 11.10  eu  instalei  sozinho.  E  quanto  a  esse  que  falou  que  ou  instalava  o  windows original  ou  o  windows da  linux,  o  tal  nem  deve  saber  o  que  é  linux.  E a onde  será  que  ele  achou  esse  tal  de  windows da linux  que  nunca  fiquei  sabendo?  Ser[a  que  a  microsoft  deve  ter  criado  algum  windows da linux?  Bom,  o  que  esse  cara  falou  não  dá  para  ficar  sem  dar  uma  risada,  pois  é  muito  desconhecimento.
ugoleal85  vou  dar  uma  olhada  nesse  Tutorial.
Warhead  concordo  contigo.  E  tenho  algumas  máquinas  virtuais  no  meu  virtual box,  nas  quais  eu  testo  algumas  distribuições  linux.
E  quanto  a  escolher  componentes  e  montar  meu  próprio  computador,  eu  até  poderia  fazer  isso  já  que  anos  atrás  fiz  um  Curso  de  Manutenção  e  Montagem  de  Computador.  Portanto,  tenho  sim  algum  conhecimento  em  hardware.  Mas  por que  não  o  faço?   Uma  boa  pergunta;.
Mas  deixo  explicar.  Primeiramente  nunca  exerci  a  profissão  de  Técnico, e  faz  tempo  que  o  fiz.  Teria  que  reaprender  na  prática.  Talvez  isso  não  fosse  tão  problema.  Mas  só  que  eu  não  tenho  uma  boa  coordenação  motora,  Além  disso  tenho  um  problema  de  visão  que  me  impede  de  enxergar  coisas  muito  péquenas.  E  bem  sei  que  se  colocar  ou  instalar  algo  de  forma  errada,  um  driver  no  pino  errado, pode  acabar  queimando  o  driver.  É  a  primeira  vez  que  falo  isso  aqui  na  internet.
Portanto,  por  essas  razões  acima  citadas  não  monto  nem  o  meu  mesmo  computador.
Já  que  estou  a  falar  um  pouco  de  mim,  e  falei  de  coordenação  motora,  apesar  de  aqui  vocês  poderem  lerem  o  que  eu  escrevo,  mais  grafia  não  é  boa.  Nos  meus  cadernos,  se  forem  lerem,  não  entenderão  nada. Já  usei  caderno  de  caligrafia.  Mas,  mesmo  depois  de  usá-lo,  não  demorou  muito  e  voltei  a  ter  a  escrever  como  se  fosse  um  garrancho.
Pbrogadp  a  todos  pelos  seus  comentários.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:19 »
Conte conosco  e filosofando, a vida é uma luta desde o nascimento até o final.Muita gente é perfeita e ainda reclama , força e paz .
Dá uma olhada:  http://www.youtube.com/watch?v=QhInL_8sh_k
Usuário Linux- 449417

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2011, 18:20 »
Saudações novamente.

Henrique1977, você é daqueles que desperta em todos um certo orgulho de pertencer a esta comunidade.
Continue no bom caminho e mantenha o espírito de luta.
"O sucesso está ao alcance daqueles que acreditam em seus sonhos e lutam por seus objetivos", essa é do Mestre, Airton Senna.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline hebertaragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2011, 22:24 »
Sei não viu tem muito tecnicu mesmo por ai eu mesmo como tecnico ja tento incentivar meus clientes a migrarem para linux para nao terem problemas com os computadores mais eles insistem ainda em usar a porcaria da micro$$sft e gastar $$$ do que economizar temos que mostrar os beneficios para as pessoas começarem a ver o linux com outros olhos e nao com olhos do dificil de se mexer que nao tem nada na verdade de dificil. abraços a todos.

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2011, 23:48 »
Faz um tempinho ja que eu tbm naum sei oq é levar o pc pro tecnico kkkkkk


Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2011, 11:18 »
Só lembro aos colegas que o nosso Linux realmente é bem mais seguro que o Windows, porém não é "inviolável",  portanto um pouco de cuidado nunca é demais. Sugiro, especialmente aos iniciantes, que deêm uma lida no link abaixo, como forma de se protegerem melhor contra malwares e coisas do tipo.

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-harden-desktop/index.html

Abraço a todos.


Realmente útil essa informação. Confesso que eu nem o firewall habilitava. ClamAV, rkhunter, chkrootkit, Firewall, fez-me lembrar um pouco a neurose que tenho com o Windows no trabalho. Alguém alivie minha tensão e diga-me que o linux é 100% mais seguro.  ;)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, 11:27 por andreceara »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2012, 00:50 »
Levar pc para o técnico?
Só se for problema grave de "hardware".
Os outros, a gente resolve, com apoio da comunidade.
Linux User 586375

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: como migrei do windows para o ubuntu
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2012, 01:22 »
Cada um podia contar sua história de como Migrou do Windows para  o Linux ne

 ;)