Autor Tópico: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro  (Lida 5814 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Online: 05 de Janeiro de 2012, 23:59 »
Antes de mais nada quero dizer que foi precipitado de minha parte ter optado por "sair" do fórum, então pensei bem, respirei fundo e resolvi voltar  :)
Bom... Como o título já diz, tenho uma sugestão para o fórum, que inclusive já andei comentando em privado com outro usuário: o de modificar o sistema de cadastro. Acredito que, para um enorme site público como o Fórum Ubuntu, seria de grande valia pensar na segurança. Logo, sugiro solicitar o nome completo dos novos usuários e um documento de identidade (RG, CPF ou o que for), tudo para evitar cadastros automáticos de spam e outras coisas que incomodam muita gente. E aos antigos usuários, pedir para que se coloquem esses dados no seu cadastro. Naturalmente que isso seria de controle interno da administração do fórum e os dados pessoais dos usuários jamais seriam divulgados nos perfis, até porque isso não seria bom para ninguém.
Então, gostaria que os moderadores e o administrador dessem uma olhada nessa sugestão para verem o que acham.

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2012, 13:47 »
É como te disse antes, o CPF é complicado pois o mesmo guarda informações preciosas da vida financeira e fiscal de um indivíduo.

Acredito que o Agente100Gelo pode opinar com mais propriedade, sobre o assunto.
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2012, 13:52 »
Olá,

sem ser moderador nem administrador acho que: 
Citar
sugiro solicitar o nome completo dos novos usuários e um documento de identidade (RG, CPF ou o que for), tudo para evitar cadastros automáticos de spam e outras coisas que incomodam muita gente.


- não resolve nada... pois enviar nome falso e nº documento falso é o que não falta!!!!


Citar
Naturalmente que isso seria de controle interno da administração do fórum e os dados pessoais dos usuários jamais seriam divulgados nos perfis, até porque isso não seria bom para ninguém.


- há que pensar na protecção e garantia dos utilizadores... bases de dados de cadastros completos sem finalidade comercial são muito apetecíveis neste nosso mundo dominado pelo marketing... 

Só para reflectirem...

K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2012, 14:09 »
Citar
Logo, sugiro solicitar o nome completo dos novos usuários e um documento de identidade (RG, CPF ou o que for)

Opinião pessoal:

1) É burocratizar demais o cadastro.
2) Eu nunca me cadastraria em qualquer site que solicitasse isso e acho que isto seria um pensamento seguido por muitos.
3) Conter SPAM dá trabalho, mas muito mais trabalho seria gerenciar este tipo de informação.
4) Receio que poderia gerar problemas para a Equipe do fórum com alegações que tal documento "vazou" depois de ser enviado para este fórum.
5) Liberdade de criação de conteúdo e um pouco de anonimato fazem parte da essência da internet.

Na boa, não se irrite, mas achei sua ideia muito ruim :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2012, 16:33 »
Citar
Logo, sugiro solicitar o nome completo dos novos usuários e um documento de identidade (RG, CPF ou o que for)

Opinião pessoal:

1) É burocratizar demais o cadastro.
2) Eu nunca me cadastraria em qualquer site que solicitasse isso e acho que isto seria um pensamento seguido por muitos.
3) Conter SPAM dá trabalho, mas muito mais trabalho seria gerenciar este tipo de informação.
4) Receio que poderia gerar problemas para a Equipe do fórum com alegações que tal documento "vazou" depois de ser enviado para este fórum.
5) Liberdade de criação de conteúdo e um pouco de anonimato fazem parte da essência da internet.

Na boa, não se irrite, mas achei sua ideia muito ruim :)

Concordo  com  o  Agente100gelo,  e  acrescento  algo  mais:  este  fórum  não  é  só  para  brasileiros,  mas  é  para  todos  os  que  falam  língua  portuguesa.  E  em  outros  países  de  língua  portuguesa  pode  não  ter  os  mesmos  documentos  que  no  Brasil.
  E  mesmo  que  houvesse  poderia  haver  cidadãos  de  dois  países  de  língua  portuguesa  com  números  idênticos,  o  que  não  é  impossível.
Portanto,  na  minha  consideração,  e  com  todo  o  respeito  Eliseu  Carvalho,  considero  uma  péssima  idéia.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2012, 16:49 »
OK, foi apenas uma sugestão  ;D
E sim, lendo agora, vi que essa ideia foi furada mesmo, mas enfim... Usuários de Linux também são humanos  ::)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2012, 17:45 »
Que bom se todas as discussões fosse assim, com civilidade.

Viva o direito de expressão!

redstormwind

  • Visitante
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2012, 15:55 »
Caro amigo eliseu-carvalho, em primeiro lugar fico feliz que não tenha abandonado o fórum por causa daqueles que de certa forma o ofenderam, mesmo que indiretamente.
Você sugestionou neste tópico mais rigidez com o cadastro de novos usuários, talvez pela presença de usuários que podem ser a mesma pessoa (acho) como pé preto, osvaldi147, raimundosacarose.
Bem, a idéia é boa, mas parece não ser viável pela administração utilizar documentos pessoais, mas e quanto ao endereço ip? Não pode ser usado mais rigorosamente para banir usuários infratores, sendo que aqueles que foram banidos não pudessem criar uma nova conta devido o ip bloqueado?
É só uma sugestão......

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2012, 16:02 »
Caro amigo eliseu-carvalho, em primeiro lugar fico feliz que não tenha abandonado o fórum por causa daqueles que de certa forma o ofenderam, mesmo que indiretamente.
Você sugestionou neste tópico mais rigidez com o cadastro de novos usuários, talvez pela presença de usuários que podem ser a mesma pessoa (acho) como pé preto, osvaldi147, raimundosacarose.
Bem, a idéia é boa, mas parece não ser viável pela administração utilizar documentos pessoais, mas e quanto ao endereço ip? Não pode ser usado mais rigorosamente para banir usuários infratores, sendo que aqueles que foram banidos não pudessem criar uma nova conta devido o ip bloqueado?
É só uma sugestão......

acho que a maioria das pessoas com banda larga usam ip dinâmico, ou não?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2012, 16:12 »
Sim sigur, a imensa maioria dos ips são dinâmicos.
Há um filtro por ip para ban mas, por cuidado, só é usado quando os ips são naturais de países que não dominam a língua portuguesa (ex: China e Rússia).
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 16:14 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: De volta e com uma sugestão - novo modelo de cadastro
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2012, 09:43 »
Citar
Você sugestionou neste tópico mais rigidez com o cadastro de novos usuários, talvez pela presença de usuários que podem ser a mesma pessoa (acho) como pé preto, osvaldi147, raimundosacarose.

Removi todos os meus post naquele tópico, pois cheguei exatamente na mesma conclusão, vendo as datas de registro dos referidos usuários (ainda faltou alguns, acho que a pessoa criou mais perfis) e o conteúdo que defendiam, caracterizado pela ausência de lógica argumentativa.

Aliás, gostaria de aproveitar a ocasião para sugerir o seguinte:

Sempre que ficasse óbvio que nós, usuários de Ubuntu, estivéssemos sendo vítimas de Trollagem ou Flood, que deletássemos todos os posts feitos por cada um no tópico "sob ataque" esvaziando-o, como forma de expressar falta de interesse de nossa parte em aceitar provocações sem sentido. E que silenciássemos completamente nas respostas, ignorando propositalmente o agressor.

Vou repetir uma frase que falei para um usuário aqui: Para quem quer muito nossa atenção, nada mais torturante que a falta dela.

Seria uma forma elegante e civilizada de dizer "não enche o saco", "vá catar coquinho".

Abraços
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal