Autor Tópico: Dúvida: Usar parte da memória RAM como "cache" da internet  (Lida 6477 vezes)

Offline ninow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Dúvida: Usar parte da memória RAM como "cache" da internet
« Online: 17 de Maio de 2012, 15:06 »
Sou novo no Linux, e estou ainda pegando o jeito, mas gostando muito do sistema.

Como meu HD pifou, inicio o Linux pelo pen drive (pelo CD não salva alterações no sistema), até juntar uma grana e comprar um HD novo.
O problema é que em alguns momentos o uso do pen drive fica muito alto, causando muita lentidão, principalmente usando a internet.

Uma solução que imaginei, mas não sei se é possível, é usar parte da memória RAM (tipo uns 200 MB) como uma unidade de armazenamento, assim como ocorre quando usamos o CD, para direcionar os arquivos temporários da internet a serem colocados lá.

Uso o Chrome, sei que no Windows existe um comando para direcionar a pasta temporária, mas ainda não testei no Ubuntu.

Offline ninow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida: Usar parte da memória RAM como "cache" da internet
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2012, 16:12 »
Desculpe se é proibido responder à própria pergunta, mas encontrei uma parte da resposta

1. Como indicar ao Chrome em que pasta salvar os arquivos temporários
No Windows eu adicionava a linha de comando ao atalho do executável do Chrome
--user-data-dir="DRIVE:\DIRETÓRIO"
No meu caso, o comando inteiro ficava assim:
"C:\Program Files\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --user-data-dir="D:\Internet\Chrome"

2. Como "montar" parte da memória RAM
Aparentemente há a possibilidade de montar parte da memória RAM com os comandos
mkdir -p /tmp/ram
sudo mount -t tmpfs -o size=256M tmpfs /tmp/ram/

(fonte: http://www.ubuntuka.com/ubuntu-ramdisk-ramdrive-easy-way/)

3. Teste com o Terminal
No terminal coloquei o comando
google-chrome --user-data-dir="/tmp/ram/chrome"