Autor Tópico: VSTi no Ubuntu/Mint - sim, é possível  (Lida 2509 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
VSTi no Ubuntu/Mint - sim, é possível
« Online: 06 de Janeiro de 2012, 00:38 »
Quem aqui no Fórum Ubuntu, além de mim, é tecladista? (nota-se pelo meu avatar, hehe  :P )
Bom... A vocês, que tocam por aí e que gostariam de usar seus sintetizadores virtuais (os chamados VSTi's) sem precisar usar "janelas com tapa-olhos" (entenderam, né?  ::) ), tenho uma dica muito interessante: como usar VSTi nos sistemas Linux, em especial no Debian e derivados (Ubuntu e Mint, principalmente).
Primeiramente vamos precisar do Wine 1.3:

sudo apt-get install wine1.3

Aí precisaremos da biblioteca "mfc42.dll", que está disponível no Winetricks (agora estou sem Wine aqui e não lembro exatamente como é o procedimento, mas nada que uma boa procura nas opções do Winetricks não resolva  ;) ).
Feito isso, vamos baixar um softsynth e conectar um teclado controlador. No meu caso uso SuperWave P8 e um M-Audio Oxygen 49, mas o princípio é o mesmo com qualquer VSTi/teclado.
Então, vamos baixar um programinha chamado SaviHost, que é para Windows, mas que funciona muito bem no Wine:

http://www.hermannseib.com/english/savihost.htm

Recomendo baixar a versão 32-bit sem teclado virtual, que é a mais leve de todas, e também porque a grande maioria dos VSTi's é 32-bit.
Baixados o SaviHost e o VSTi escolhido, coloque-os no mesmo diretório e renomeie o arquivo "savihost.exe" com o mesmo nome do arquivo DLL do VSTi. Por exemplo: se o arquivo do synth virtual se chama "synth.dll", renomeie o "savihost.exe" para "synth.exe". Não esqueça também de fazer com que o arquivo .exe abra com o Wine por padrão (clicando com o botão direito nele, depois em "Propriedades", "Abrir com" e então "Carregador de aplicativos Windows Wine") e de dar permissão de execução para o mesmo:

chmod a+x synth.exe (onde "synth.exe" é o nome do executável em questão)

E então vamos ao teste: clique duas vezes no executável e a tela do VSTi deverá abrir. Se tudo correu bem até aqui, vamos ao passo seguinte: configurar os dispositivos de áudio e MIDI. Aqui é mais complicado, pois os nomes dos dispositivos variam de um equipamento para outro; de qualquer maneira, isso é uma tarefa simples que pode ser feita no menu "Devices" do SaviHost (no caso, da janela do VSTi). Aí tem que ver lá em "Wave Devices" (ou "Audio Devices", não lembro bem agora) e "MIDI Devices".
Depois de todos os passos acima, toque no teclado controlador e veja se o som do VSTi sai da forma correta. Aproveite e teste os controles do teclado, tais como pitch bend, knobs, faders etc. e veja se todos funcionam legal (alguns VSTi's podem não reconhecê-los no início, mas aí é uma questão de configuração - e isso varia de um para outro).
E para finalizar: esse tutorial só precisa ser seguido na primeira execução do VSTi; depois, é só na base do duplo clique  ;D