Basicamente. o 11.10 é uma correção do 11.04, que inaugurou uma nova interface gráfica padrão para o ubuntu (unity). Antes, no 10.04LTS, o sistema rodava com o Gnome 2.30 numa interface que hoje chamamos de clássica, com menus de aplicativos, locais e sistema no painel superior (barra) e a possibilidade de colocar atalhos nele. Com o unity do 11.04, rodando sobre o mesmo Gnome 2.30, a interface foi modificada para um sistema de menus interativos e dos aplicativos em execução sempre fixos na barra superior (semelhante ao Mac OS X) e com lançadores numa barra dock vertical, na lateral esquerda.
Com o 11.10 o desempenho do unity foi melhorado, pois passou a rodar sobre o Gnome 3.2, usando a biblioteca GTK3. Com isso o tempo de abertura de aplicativos e comportamento geral do sistema ficaram melhores.
Para o 12.04LTS, a ser lançado em abril, a interface do unity não muda quase nada (talvez um novo conjunto de ícones...), mas haverá a possibilidade de iniciar, além do unity, sessões gnome-shell (que lembra o unity, mas é bem diferente), ou gnome-fallback (que é um modo clássico a estilo do Gnome 2.30, mas com todos os incrementos do gnome 3.2)
Outro ponto a se considerar, especialmente para quem gosta de usar o sistema com o máximo de recursos e possibilidades de aceleração gráfica, é que o unity e o gnome-shell apresentam conflitos com o gerenciador de janelas compiz (que permite os efeitos do cubo e da água). Já com o gnome-fallback o compiz roda tranquilamente, com um desempenho superior ao conseguido quando rodava sobre o gnome 2.30 (Testei tudo isso com o debian sid e as últimas versões do ubuntu)