Autor Tópico: Servidor proxy/firewall squi usando um roteador D-link 524  (Lida 2941 vezes)

Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Servidor proxy/firewall squi usando um roteador D-link 524
« Online: 26 de Dezembro de 2011, 10:43 »
Olá a todos, tenho uma experiência com Linux desde 2004, mas nunca me aprofundei tantom nunca fiz um curso nem nada e sempre me virei no Google e aqui no fórum, haha.

E agora me deu na cabeça de brincar um pouco montando um servidor com squid, TeamSpeak, e um miniserver php em casa, mas eu estou um pouco perdido, fazendo uma pesquisa sobre squid aqui no fórum me levantou mais dúvidas ainda! Haha.

Eu tenho aqui um roteador DL-524.

Vou comprar uma máquina hoje mesmo provavelmente para servir de servidor. E minhas dúvidas:

1 - Preciso de duas placas de rede no servidor? Uma para a entrada do modem e outra para a saída da internet ou posso configurar de outra forma?

2 - Vou deixar a máquina em casa, compartilho a internet com 4 computadores. Vocês acham que precisa de ser uma máquina mais pontente ou pode ser qualquer celeron para fazer esse trabalho? Encontrei uma máquina meio antiga, Xeon, dois processadores de 2.8, por um preço muito bom, vale a pena? Ou melhor pegar uma máquina mais fraquinha?

3 - E quanto de memória RAM vocês acham necessário?

4 - Queria saber exatamente quais termos buscar quando tiver todo o equipamento em mãos, pois eu vejo tantas coisas que o squid faz, e eu quero mais mesmo usar ele para fazer cache da navegação, a internet ficará livre, o máximo que quero bloquear é algumas extensões do tipo .scr, os tutos são imensos e o pessoal fala mais de como usar para bloquear sites e tal, só quero para cache, tem algum termo que posso usar para buscar para esse tipo de informação mais direta? Haha.

Muito obrigado.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Servidor proxy/firewall squi usando um roteador D-link 524
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2011, 11:59 »
Você pode fazer assim:

1) Configura o modem para só liberar a porta 80,443 para o servidor (que precisará de apenas uma placa de rede).
2) Usa o DHCP no modem.
3) Configura o proxy no servidor e permite acesso às outras máquinas.
4) Configura o squid para barrar as extensões que deseja. Sugiro pesquisar por dansguardian que pode ajudar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor proxy/firewall squi usando um roteador D-link 524
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2011, 15:57 »
Olá a todos, tenho uma experiência com Linux desde 2004, mas nunca me aprofundei tantom nunca fiz um curso nem nada e sempre me virei no Google e aqui no fórum, haha.

E agora me deu na cabeça de brincar um pouco montando um servidor com squid, TeamSpeak, e um miniserver php em casa, mas eu estou um pouco perdido, fazendo uma pesquisa sobre squid aqui no fórum me levantou mais dúvidas ainda! Haha.

Eu tenho aqui um roteador DL-524.
Meus pêsames. :-(

Citar
Vou comprar uma máquina hoje mesmo provavelmente para servir de servidor. E minhas dúvidas:

1 - Preciso de duas placas de rede no servidor? Uma para a entrada do modem e outra para a saída da internet ou posso configurar de outra forma?
Não. Mas será mais fácil trabalhar assim, com duas placas de rede. Observe que esse seu servidor vai trabalhar antes do roteador wireless, pra sua brincadeira ser mais eficiente.

Citar
2 - Vou deixar a máquina em casa, compartilho a internet com 4 computadores. Vocês acham que precisa de ser uma máquina mais pontente ou pode ser qualquer celeron para fazer esse trabalho? Encontrei uma máquina meio antiga, Xeon, dois processadores de 2.8, por um preço muito bom, vale a pena? Ou melhor pegar uma máquina mais fraquinha?
Um Pentium 100 dá conta. Vc não precisa de processador forte, nem muita memória, e pra ser sincero nem de HD pra esse serviço.
Um Xeon, pra esse serviço, será uma espingarda de elefante pra matar um mosquito.

O Squid é que pode pesar um pouco; mas pra quatro máquinas, um celeron da vida dá conta com um pé nas costas.

Citar
3 - E quanto de memória RAM vocês acham necessário?
Se vc fosse ter apenas o compartilhamento, o mínimo do sistema bastaria. Com o squid, eu recomendo mínimo de 1GB. Pra ter conforto, 2GB. Não coloque mais do que 4GB, ou vai ter que rodar o sistema em 64Bits pra poder aproveitar a memória.

Citar
4 - Queria saber exatamente quais termos buscar quando tiver todo o equipamento em mãos, pois eu vejo tantas coisas que o squid faz, e eu quero mais mesmo usar ele para fazer cache da navegação, a internet ficará livre, o máximo que quero bloquear é algumas extensões do tipo .scr, os tutos são imensos e o pessoal fala mais de como usar para bloquear sites e tal, só quero para cache, tem algum termo que posso usar para buscar para esse tipo de informação mais direta? Haha.
Eu sempre recomendo o site do Squid Ninja, apesar dele já ser meio antigo.
http://www.linuxman.pro.br/squid/

Citar
Muito obrigado.
Muito de nada. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cyberlords

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Servidor proxy/firewall squi usando um roteador D-link 524
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2011, 16:07 »
Muito obrigado zekkerj e agente100gelo!

Até a próxima dúvida ou quem sabe, resolução, haha.

Abraços