Autor Tópico: Como "corrigir" o GRUB?  (Lida 2344 vezes)

Offline MVJunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Como "corrigir" o GRUB?
« Online: 22 de Dezembro de 2011, 16:47 »
Galera, tenho um notebook DUAL BOOT com Ubuntu e Win Vista.
Meu problema é que o Win. Vista no GRUB aparece listado como Windows Recovery e o Recovery aparece como Windows Vista, entenderam (Aonde se escolhe não é exatamente o que se quer kkk) ?

Como corrigir isto? Por favor, evitem palpites, quero soluções exatas que evitem qualquer risco de necessidade de formatação (acabei de fazer isto e não quero fazer novamente).

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como "corrigir" o GRUB?
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2011, 16:50 »
-já atualizou o grub c/ o comando sudo update-grub?

Offline MVJunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como "corrigir" o GRUB?
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2011, 09:33 »
Acabei de atualizar, agora ficaram apenas dois "Windows Vista" sem distinção. Provavelmente, terei que editar essas entradas né. Obrigado pela ajuda.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como "corrigir" o GRUB?
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2011, 14:19 »
Já li um caso como esse em outro tópico. Na instalação dual boot que o usuário faz sem apagar a tabela de partições do HD para preservar a partição de recuperação do windows a condição original de fábrica, a partição de recuperação do windows é percebida pelo grub simplesmente como uma partição windows bootável.

Acho que num caso desses a primeira coisa a se fazer é criar os discos de recuperação do windows (cada fabricante tem um software embarcado para essa finalidade, que cria uma imagem da instalação padrão de fábrica em um ou mais DVDs, para que se for necessário o usuário possa reparar o sistema com os DVDs).

Esse tópico tem um tutorial que acho que servirá para o problema: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

Depois, a pessoa decide o quanto o windows é importante para a sua vida. Se for importante, faz assim: Na sessão do ubuntu instalada no HD, pelo terminal
Citar
gedit /boot/grub/grub.cfg
Copie as entradas de sistemas operacionais presentes, até a }, inclusive
algo como:
Citar
}
menuentry 'Ubuntu, com Linux 3.0.0-13-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod ext2
   set root='(hd0,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 8cb2d237-e212-401c-be21-b8b2147f3f98
   linux   /boot/vmlinuz-3.0.0-13-generic root=UUID=8cb2d237-e212-401c-be21-b8b2147f3f98 ro   crashkernel=384M-2G:64M,2G-:128M quiet splash
   initrd   /boot/initrd.img-3.0.0-13-generic
}
Haverá uma entrada dessa para cada kernel Linux instalado e para o windows. Certifique-se de copiar a entrada do sistema windows e não a da partição de recuperação do windows.
Depois, em outro terminal:
Citar
sudo gedit /etc/grub.d/40_custom
Cole as entradas copiadas e edite o conteúdo entre aspas simples que aparece com cor lilás
Citar
menuentry 'Ubuntu, com Linux 3.0.0-13-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {...
Você pode substitui-lo pelo texto que quiser (Linux, Meu ubuntu....)

Depois de colar as entradas relativas ao kernel mais recente do ubuntu e a entrada do windows, salve e feche o arquivo. Se quiser que o windows apareça como primeira opção do menu, cole a entrada dela antes da entrada do ubuntu.

Agora, ainda no terminal:
Citar
sudo chmod -x /etc/grub.d/10_linux /etc/grub.d/20_memtest86+ /etc/grub.d/30_os-prober
sudo update-grub
Pronto. Com isso você terá apenas duas entradas para escolher no menu de inicialização.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline MVJunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como "corrigir" o GRUB?
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2011, 12:14 »
Caro xluisfernando, Muito obrigado pela ajuda! Funcionou perfeitamente!

Abraço!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como "corrigir" o GRUB?
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2011, 20:02 »
Só em um porém:

Se você estiver usando uma versão do ubuntu com kernel corrente (aquele que recebe atualização), toda vez que o sistema atualizar o kernel você teria que reverter e refazer o processo, para ter acesso ao kernel novo. Do contrário, você sempre carregará o kernel que você indicou para o 40_custom
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS