Autor Tópico: Como posso ver e modificar o kernel do sistema operacional?  (Lida 3389 vezes)

Offline Neo_oeN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Como posso ver e modificar o kernel do sistema operacional?
« Online: 21 de Dezembro de 2011, 08:41 »
Bom dia, quero desenvolver o meu próprio SysOp baseado em Unix/Linux e gostaria de saber como visualizar o kernel para posterior modificações, fazendo uso das licenças de distribuição vigentes. Obrigado.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 09:32 por Neo_oeN »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como posso ver e modificar o kernel do sistema operacional?
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2011, 09:26 »
Pra saber a versão do kernel em execução:

uname -a

Pra visualizar o código fonte do kernel, vc pode baixar os fontes do mesmo a partir do Site http://www.kernel.org.

No Ubuntu, estes fontes estão disponíveis por pacotes, o que é conveniente pois cada distribuição inclui alterações ("patches") específicos para ter recursos diferenciados, estes patches não são incluídos no chamado "kernel padrão". Sem os patches, recursos como módulos de dispositivos podem não funcionar --- o caso mais comum são adaptadores de rede wireless.

Os pacotes de fonte do kernel no Ubuntu têm o nome "linux-source-<versão>" (p.ex. linux-source-2.6.38"). Uma vez instalado, os fontes ficam disponíveis para consulta a partir da pasta "/usr/src/linux".

Acredito que vc vai gostar deste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.0.html
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 09:27 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como posso ver e modificar o kernel do sistema operacional?
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2011, 09:29 »
Em tempo... vc disse que pretende desenvolver um sistema operacional. Note que o Linux é o kernel, não o sistema operacional. Se vc desenvolver um sistema operacional baseado no kernel Linux, deve observar as licenças de distribuição vigentes (GPL, LGPL, BSD, etc).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como posso ver e modificar o kernel do sistema operacional?
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2011, 13:09 »
Bom dia, quero desenvolver o meu próprio SysOp baseado em Unix/Linux

Ola

como não citou qual seu nivel de conhecimento em programação e em compilação, pode ser que isto ajude => http://lfs-br.codigolivre.org.br/

Deido à pergunta ser genérica, não se atendo ao Ubuntu, movido para => Café com Ubuntu