Autor Tópico: GIMP - Tutorial III  (Lida 11692 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
GIMP - Tutorial III
« Online: 19 de Dezembro de 2011, 11:26 »
Olá a todos usuários do fórum e da familia Ubuntu
Por: Jorge505



Olá a todos, e primeiro lugar gostaria de avisar que o tutorial de hoje já é baseado no visual KDE, assim sendo, após alguns problemas com a sobreposição das janelas do GIMP, resolvi por alinhá-las lado a lado, mais ou menos como é na forma Single Box, entretanto, é importante ressaltar que a versão utilizada continua sendo a versão 2.6.11.
Gostaria também de agradecer ao rjbgbo que incluiu o tópico  "GIMP - índice" nos seguintes links: http://wiki.ubuntu-br.org/DTPnoUbuntu e http://wiki.ubuntu-br.org/theGimp, obrigado Ricardo.
E pedir desculpas pelo atraso do post, estava previsto para ontem mas ocorreu alguns problemas que impossibilitaram isso.


Bom, sempre nos deparamos com vários tipos de formatos de imagem, mas... Qual a diferença entre eles? Antes de inciar o tutorial irei falar um pouco sobre isso  :)

BMP (ou então bitmap)
Prós: Possui uma ótima resolução, pois armazena pixel por pixel, mesmo que ela possua cores iguais.
Contra: Devido a grande quantidade de pixels armazenados, torna a imagem muito pesada, além de ser da Microsoft (rss, brincadeira)
Para isso, temos os formatos de compressão, os mais comuns são: JPG, GIF e PNG.

JPG (ou JPEG)
Esse é um dos mais utilizados por padrão, entretanto, é um formato indicado para fotógrafos, por essa razão é o formato utilizado em cãmeras digitais, aceitando cerca de 24 bits de cor por foto, entretranto, o se tamanho pode variar conforme  nível de comprensão, sendo 100 qualidade total e 0 a qualidade mais baixa, assim sendo, quanto mais próximo de 0 for a compressão, menor a qualidade e o tamanho da imagem.
 *Esse formato não suporte tranparência.

PNG:
Sigla para Portable Network Graphics (Gráficos de rede portáteis), é um dos melhores formatos, uma vez que, ele veio para substituir o GIF (também possuindo um animação, o APNG) que suporta apenas 256, já o PNG suporta 16 milhões de cores, aleḿ de suportar camadas trasparentes, oferece também bons níveis de compressão ser grande perda de qualidade.

GIF: Graphics Interchange Format (Formato de intercâmbio de gráficos)
Muito uitilizado no inicio da popularização da internet para dar "vida" as páginas através de animações criadas com a sobreposição de imagens, entretanto, peca na qualidade, pois suporta apenas 256 cores, apesar de suportar camadas de tranparência.

Mas Jorge, o GIMP não possui nenhum formato?
rss, possui sim, é o XFC, ao salvar uma imagem com ele, você podera continuar a editar uma imagem mais tarde sem peder o seu trabalho.
Mas e se eu quiser uma imagem menor?
Então utilize o formato XJT, nele você pode modificar a qualidade, a transparência entre outras coisas para diminuir o tamanho do seu projeto  ;)



Abra o GIMP e dessa vem, ao invés de  criar um arquivo, nós vamos abrir um (para  melhor entendimento do tutorial, é aconselhável que se utilize a imagem , para isso, faça o download dela aqui: http://turboseries.net/new/wp-content/uploads/2011/08/the_walking_dead_wallpaper_1280x800_2.jpg), então pressione “Ctrl+O” e abra a imagem no diretório em que foi salva (vide imagem 1.0).

(img. 1.0)

Agora, na aba de camadas, clique com o botão direito na única camada existente e escolha a opção “Duplicar camada” (vide imagem 1.1), após feito isso, clique com o botão direito na nova camada e escolha a opção “Adicionar máscara à camada...” (vide imagem 1.2), analise a janela que surgiu e então pressione “Enter” para adicionar (vide imagem 1.3).
  Obs: É recomendável que, após o tutorial, teste as outras opções apresentadas.

(img. 1.1)
(img. 1.2)
(img. 1.3)

Agora selecione a imagem que está ao lado da máscara – repare que o elemento selecionado possui uma borda branca, já o não selecionado uma borda preta –  (vide imagem 1.4), assim sendo, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e então: “Cores → Dessaturar...”  (vide imagem 1.5). Na nova janela que surgiu escolha a opção “Média” e pressione “Enter” (vide imagem 1.6).
 Obs: Novamente é recomendado que teste as outras opções ao término do tutorial.

(img. 1.4)
(img. 1.5)
(img. 1.6)

Agora sim selecione a máscara – observe que agora a imagem recebeu uma borda tracejada verde, e não amarela como anteriormente – (vide imagem 1.7)  e então pressione “R” para escolher a “Ferramenta de seleção retangular”  (vide imagem 1.8). Agora selecione o “THE”, após feito isso, permaneça pressionando  “Shift” e selecione o “WALKING DEAD” (vide imagem 1.9).

(img. 1.7)
-
(img. 1.8')
(img. 1.9)

 Vá até a “Caixa de ferramentas” e clique no pequeno box de cor preta (vide imagem 2.0), e a arraste até a sua seleção (vide imagem 2.1), e para terminar pressione “Shift+Ctrl+A” para “descelecionar” o que estiver selecionado (vide image 2.2).

(img. 2.0)
(img. 2.1)
(img. 2.2)


Muito bem, terminamos o terceiro tutorial sobre o GIMP, se desejar mais tutoriais visite o "GIMP - Índice", e se houver dúvidas, críticas, sugestões e elogios, não hesite em postá-los, um abraço a todos e até a próxima
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2012, 12:03 por jorge505 »

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:26 »
Olá jorge505,

Fiquei meio farpado aqui:

Citar
Agora selecione a camada representando a imagem ao invés da máscara – repare que a camada selecionada possui uma borda branca, já a não selecionada uma borda preta –  (vide imagem 1.4), assim sendo, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e então: “Cores → Dessaturar...”  (vide imagem 1.5). Na nova janela que surgiu escolha a opção “Média” e pressione “Enter” (vide imagem 1.6).

Mas no fim tudo deu certo espero que meu feedback seja útil de alguma forma!



Saudações natalinas a todos e moderação nas festas de fim de ano!

T+

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2011, 19:44 »
Hehe, acredito que não me expressei da melhor forma, assim que tiver um computador em mãos irei arrumar, grato pela observação, ficou muito boa a sua imagem, se utilizou bem do logo do Ubuntu :D
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 19:45 por jorge505 »

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2011, 13:17 »
Consertado colega Creto, grato pela observação, se perceber mais alguma coisa, não hesite em perguntar  :D

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2011, 16:02 »
Tenho sim, você já pensou em fazer um tuto com esta ferramenta - plugin do Gimp?

G'MIC - GREYC's Magic Image Converter

Vale a penas elaborar alguma coisa com ela, veja de onde fiz um idêntico, mas com um logo; veja a dica:

http://www.ogimp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:relva-flora&catid=4:intermediario&Itemid=6

Espero que isso lhe ajude na sua empreitada.

Valeu Jorge505! Você fez eu voltar a estudar essa poderosa ferramenta.

T+

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2011, 16:30 »
Olá Jorge muito bom seu tutorial parabéns.
Cara to com um probleminha e talvez vc possa me ajudar , tenho procurado na interne mais não consegui achar nada
parecido com o que eu preciso.
Como fazer uma placa de carro no gimp, se vc puder fazer um tutozinho eu agradeceria muito.
Att: Marcelo   

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2011, 16:38 »
Olá colega Creto, irei estudar melhor essa ferramenta e postarei algo sobre ela, no momento estou impossibilitado disso, devido alguns problemas, mas assim que tudo normalizar colocarei tudo em ordem.
Marcelo, tem sim, como já disse logo acima, assim que puder irei fazer un tutorial sobre.
Grato pela atenção.

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2011, 19:54 »
Gente me esqueci de dizer o G'MIC está nos repositórios do Ubuntu, certo!

É só abrir o Synaptic e digitar no campo de busca "gmic" sem as aspas é claro ou via terminal

sudo apt-get install gimp-gmic

T+

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2012, 13:34 »
Marcelo e Creto, os tutoriais já começaram a serem desenvolvidos, serão postados o mais rápido possível para compensar o atraso  ;D

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2012, 20:43 »
Acho que a palavra atraso nem é a mais ideal para o caso já que todos temos afazeres, apenas quero continuar a te dizer que você está fazendo uma grande colaboração ao SL.

Um ano de 2012 cheio de realizações para você Jorge e para todos também.

T+

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:18 »
Muito bom esse plugin G'MIC  ((:

Bela Dica Creto,

Se achar mais Plugins manda aew  ;D

abrass Feliz Ano Novo e pega no meu Ovo  :D :D :D

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:55 »
Seus palavreados não são condizentes com minha educação.

Sinto muito

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2012, 16:11 »
Seus palavreados não são condizentes com minha educação.

Sinto muito

Estou brincando cara,

Desculpe por isso intaum  :o

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2012, 21:45 »
Brincadeiras são coisas saudáveis que crianças sempre fazem em uma infância feliz!

Brincadeira - Wikipédia

Mas sem bronca, como disse minha educação, não me deixa acreditar que homens são capazes de tais "brincadeiras".

Fique com Deus!

T+

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial IV
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2012, 22:33 »
Pessoal, sem "crise" rss, em primeiro lugar temos as regras do fórum:
"Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara, logo, não são permitidas gírias e abreviações que atrapalhem a leitura dos demais."
 
Assim como o colega Andry já nos alertou:

Posso escrever da mesma forma como faço no MSN, twitter, Orkut etc, com girias e abreviação de palavras?
R: Não. Este é um forum internacional escrito em  ligua portuguesa.
Não somente brasileiros acessam este fórum, mas todos os que se comunicam em português, como africanos, portugueses etc.

Isso também evita conflitos desnecessários ;)