Autor Tópico: NVIDIA ou ATI  (Lida 2462 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
NVIDIA ou ATI
« Online: 24 de Dezembro de 2011, 17:08 »
Um amigo quer instalar placa de video no seu desktop, e me perguntou : qual instalar NVIDIA ou ATI?
Eu recomendei NVIDIA pq tenho a impressão que é a mais compativel e a que dá menos problemas!
Minha opinião procede ?
Ou não há essa diferença?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2011, 17:14 »
Nvidia era sempre mais simples. Sempre a escolhi e nunca deu problema no Linux. Pode ser que recentemente as coisas possam ter se equilibrado mas nvidia não dá problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2011, 22:20 »
Eu tive ati off board, o problema eram os drivers, não são tão redondos quanto os da nvidia que já tive.
Atualmente tenho ati onboard, porque a off queimou, e mesmo problema com drivers, funciona normal, mas não me arrisco a ligar compiz porque dá uma certa bugada nas coisas.
Isso foi meu caso, mas ja vi caso do driver funcionar perfeito.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2011, 17:56 »
não me arrisco a ligar compiz porque dá uma certa bugada nas coisas.

Alguns membros daqui do fórum afirmam que o problema é justamente no compiz que é bugado, e não na placa gráfica... ;)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2011, 18:42 »
Nvidia.

Parece ser mais compatível com Linux. Agora é o seguinte: Se esse seu amigo for rodar jogos no Windows em dual-boot, tudo bem, beleza. Mas acho que seria um desperdício de dinheiro comprar uma placa de vídeo cara-pra-caramba *só* pra rodar compiz, no Linux.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:16 »
não me arrisco a ligar compiz porque dá uma certa bugada nas coisas.

Alguns membros daqui do fórum afirmam que o problema é justamente no compiz que é bugado, e não na placa gráfica... ;)

Tive duas nvidia e nunca aconteceu o que me acontece com a ati onboard e a off que pifou.
No geral funciona bem a ati, mas vejo por experiência própria que tem algo errado no driver.
O compiz sim tem alguns efeitos meio cabulosos que bugam, mas nunca fui de deixar extremamente firulento, apenas o básico, cubo, queimar e algum mais, mas nem uso mais para deixar a maquina mais rápida.

Exemplo com minha ati onboard, quando reinicio ou desligo a maquina forma vários quadradinhos na tela como se tivesse com defeito a imagem e na off também fazia isso, muita semelhante a situação, já nas nvidias que tive nunca vi isso acontecer.
Fora isso não tenho o que reclamar da ati, tanto que passou duas placas off board, uma de cada marca e a onboard está ai firme e forte.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

clodoaldops

  • Visitante
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:24 »
garfo... ele vai deixar ubuntu num hd antigo de 80gb e o seven em um hd de 500gb, que ele usa p/ jogar.. tbem acho desperdicio placa-video dedicada só p/ linux

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:41 »
Na minha opinião... placa de vídeo atual/parruda no GNU/Linux só tem valia em uma única situação: utilização profissional na renderização 3D no Blender. Tirando isso, as placas de vídeos on board servem tranquilamente. Tenho uma NVidia 8600 GT DDR2 no Ubuntu 11.10 32 bits que sinceramente é um desperdício, mas, como já estava instalada no tempo em que ainda utilizava Windows aqui no meu PC, resolvi continuar com ela...!!!!

P.S.: se for utilizar placas gráficas on board recomendo imperiosamente as placas gráficas da Intel que são as mais compatíveis...!!!
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, 19:44 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2011, 19:50 »
jkmsjq ... concordo plenamente contigo... nunca tive problemas com minhas placas com chipset intel no desktop e nem nos notebooks

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: NVIDIA ou ATI
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2011, 21:14 »
garfo... ele vai deixar ubuntu num hd antigo de 80gb e o seven em um hd de 500gb, que ele usa p/ jogar.. tbem acho desperdicio placa-video dedicada só p/ linux

Ahh... então vai ficar beleza.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"