Autor Tópico: Unity - barra superior - como personalizar?  (Lida 7272 vezes)

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Unity - barra superior - como personalizar?
« Online: 16 de Dezembro de 2011, 23:37 »
Me desculpem se este é um tópico repetido. Tomei o cuidado de procurar um tópico que fale do mesmo assunto mas não encontrei nada aqui.
Também já usei o Google e não achei nada parecido. Daí chego a conclusão que o Unity foi feito para ser blindado, ou seja, quase impossível de ser personalizado, apesar do MyUnity e do Compiz tentarem alguma coisa.

>> Como modifico a barra superior do Unity? Quero colocar ali os programas abertos para eu poder alternar entre eles (como é no KDE, Xubuntu, Gnome clássico) sem usar <ALT> + <TAB>.

Sou canhoto e é chato demais toda hora largar o mouse pra teclar <ALT> + <TAB>.

Sei que a barra lateral do Unity mostra os programas abertos, mas ela agrupa os programas, de forma que quando você clica, ela te dá as opções pra escolher qual você quer acessar naquele momento. Resultado: "burocrático" demais.

Aguardo ajuda.

Obrigado.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, 10:37 por auguzto »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2011, 16:44 »
Caro colega auguzto, sei que não é isto que pede mas veja e leia a ver se pelo menos mitiga um pouco a Barra esquerda

http://shopensource.com/ubuntu/unity-e-ambiente-classico-personalize-o-seu-sistema

Eu estou usando em máquina virtual o 12.04 e estou experimentando estas soluções que vão aparecendo, porque sempre uso os LTS e como não quero outro S.O. vou vendo o que me poderá servir melhor, por não me habituar com aquela barra, não é prático não consigo procurar programas por agrupamento

JFMMF

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2011, 16:53 »
Bom, a barra superior do Unity não foi criada para mostrar os programas abertos (para isso existe o lançador) e sim para ser mais como uma barra de notificação e infelizmente as personalizações possíveis no Unity ainda são poucas e não permitem isso, mas... Logo acharemos uma maneira de facilitar isso, se eu encontrar algo parecido postarei aqui  :)

Por que não troca a "posição" (valores) das teclas de lugar? Você poderia tentar o "Enter" no lugar do "Tab" e o "Alt" no lugar do "Alt Gr", assim não precisaria largar o mouse para escolher os programas  ;)

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2011, 18:33 »
Caro colega auguzto, sei que não é isto que pede mas veja e leia a ver se pelo menos mitiga um pouco a Barra esquerda

http://shopensource.com/ubuntu/unity-e-ambiente-classico-personalize-o-seu-sistema

Eu estou usando em máquina virtual o 12.04 e estou experimentando estas soluções que vão aparecendo, porque sempre uso os LTS e como não quero outro S.O. vou vendo o que me poderá servir melhor, por não me habituar com aquela barra, não é prático não consigo procurar programas por agrupamento

JFMMF

JFMMão de Ferro, já uso aqui no ambiente clássico e realmente não é isso que procuro. O pior é que eu "acredito" que o que quero é muito simples: apenas o Unity com a barra no topo me mostrando os programas abertos para alternar entre eles, mas já percebi que o Unity é "blindado" e a Canonical está querendo fazer um sistema "fechado", como já são "outros" sistemas por aí.

Obrigado pela atenção.

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2011, 18:39 »
Bom, a barra superior do Unity não foi criada para mostrar os programas abertos (para isso existe o lançador) e sim para ser mais como uma barra de notificação e infelizmente as personalizações possíveis no Unity ainda são poucas e não permitem isso, mas... Logo acharemos uma maneira de facilitar isso, se eu encontrar algo parecido postarei aqui  :)

Por que não troca a "posição" (valores) das teclas de lugar? Você poderia tentar o "Enter" no lugar do "Tab" e o "Alt" no lugar do "Alt Gr", assim não precisaria largar o mouse para escolher os programas  ;)

O CompizConfig Setting Manager eu sempre usei mas nunca me possibilitou mudar a barra no topo. Hoje instalei o MyUnity achando que poderia algo mais, mas não posso nada além de coisas muito simples.

Uso o Linux desde abril (Ubuntu 11.04) e sempre ouvi que é um sistema operacional "super-customizável", mas aí veio o Unity (que apesar de tudo, eu gosto, ao contrário de muitos usuários antigos, pois fui apresentado ao Linux já com ele) e decepcionou a galera em certos aspectos.

Esse negócio de agrupar programas na barra do lançador é chato demais. Será que tem como configurar em algum lugar para nunca agrupar?

Bom, jorge505, obrigado também pela atenção. Gostei da sua idéia quanto a selecionar novas teclas para alternar entre programas.

Acho que posso fazer isso com o CompizConfig Setting Manager, não?

Se também souber de algo para o lançador do Unity nunca agrupar os programas, me avise por favor.

Obrigado.

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2011, 20:11 »
Caro colega auguzto, sei que não é isto que pede mas veja e leia a ver se pelo menos mitiga um pouco a Barra esquerda

http://shopensource.com/ubuntu/unity-e-ambiente-classico-personalize-o-seu-sistema

Eu estou usando em máquina virtual o 12.04 e estou experimentando estas soluções que vão aparecendo, porque sempre uso os LTS e como não quero outro S.O. vou vendo o que me poderá servir melhor, por não me habituar com aquela barra, não é prático não consigo procurar programas por agrupamento

JFMMF

onde vc  axou o ubuntu 12?
pode me passar o link por favor?
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2011, 21:41 »
Caro colega auguzto, sei que não é isto que pede mas veja e leia a ver se pelo menos mitiga um pouco a Barra esquerda

http://shopensource.com/ubuntu/unity-e-ambiente-classico-personalize-o-seu-sistema

Eu estou usando em máquina virtual o 12.04 e estou experimentando estas soluções que vão aparecendo, porque sempre uso os LTS e como não quero outro S.O. vou vendo o que me poderá servir melhor, por não me habituar com aquela barra, não é prático não consigo procurar programas por agrupamento

JFMMF

onde vc  axou o ubuntu 12?
pode me passar o link por favor?

Olá colega Dj Sequela

Aqui vai ligação para o 12.04, mas não se esqueça de que ainda não é a versão final e sim beta

http://www.cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

JFMMF

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2011, 22:28 »
O problema relatado pelo auguzto é que me fez desistir do Unity: a péssima produtividade quando há mais de uma janela de um mesmo aplicativo.

Tenho usado o gnome-shell que se utiliza do simples botão Super para mostrar prévias das janelas. Me pareceu mais produtivo que o próprio sistema que estavamos acostumados no gnome 2.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2012, 09:56 »
Pessoal, obrigado pela ajuda/atenção mas o mais perto que cheguei foi usar o Gnome clássico personalizando pra ficar apenas uma barra.

Desculpa, mas não me canso de repetir: não acredito que a Canonical até hoje não tenha percebido que manter uma barra que não mostre os programas abertos não seja nada produtivo para quem quer alternar rapidamente entre os programas. Sou canhoto e é chato demais largar o mouse pra ficar dando <ALT> + <TAB>. Já usei programas pra configurar outra forma de alternar programas mas nunca me lembra de usar.

Não sou programador, mas acho que a coisa mais simples do mundo seria colocar uma opção de ter uma barra para mostrar os programas abertos.

Bom, vamos esquecer o Unity então e usar o Gnome Shell.

Já vi em alguns screenshots por aí (apesar de nunca achar a explicação de como deixar desse jeito, nem em inglês) o Gnome Shell com apenas UMA barra (inferior) mostrando os programas abertos (assim como é a barra do Gnome clássico, Windows...).

Alguém sabe como fazer?

Obrigado.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 10:00 por auguzto »

Offline auguzto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Unity - barra superior - como personalizar?
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2012, 10:15 »
Pessoal, resolvido!

Acabei achando aqui no Fórum mesmo um outro tópico que indicava o Cinnamon para ser instalado no Ubuntu.

http://jomafras.blogspot.com/2012/01/cinnamon-no-ubuntu-1110-oneiric-ocelot.html

Era tudo o que eu queria!

Abraço!