Autor Tópico: Iniciantes leiam isso antes de postar.( Discussão do tópico)  (Lida 64585 vezes)

Offline plorenzetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
PROBLEMAS DE INICIANTE - Chaveiro Padrão
« Resposta #120 Online: 01 de Fevereiro de 2024, 17:40 »
Galera, to usando o Ubuntu 20.04, minha primeira vez com o Linux.

a parada é que não consigo usar o Google Chrome. Já pesquisei aqui no fórum, no google, não achei nenhuma solução.
O notebook é novo, quando liguei ele a primeira vez usei o chrome suave, acessei meus e-mails de trabalho que estão vinculados com a google e deu tudo certo.
A segunda vez que liguei o computador já foi diferente... ele pede a senha do Chaveiro Padrão. A questão é que eu não cadastrei senha nenhuma como chaveiro padrão, apenas a senha de login, que não serve.

Já tentei a parada de alterar a senha de login para algo em branco e não funciona. tô perdidão e precisando urgente abrir o google chrome e resolver coisas do trampo pra ontem

valeu

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:PROBLEMAS DE INICIANTE - Chaveiro Padrão
« Resposta #121 Online: 13 de Fevereiro de 2024, 19:52 »
Galera, to usando o Ubuntu 20.04, minha primeira vez com o Linux.

a parada é que não consigo usar o Google Chrome. Já pesquisei aqui no fórum, no google, não achei nenhuma solução.
O notebook é novo, quando liguei ele a primeira vez usei o chrome suave, acessei meus e-mails de trabalho que estão vinculados com a google e deu tudo certo.
A segunda vez que liguei o computador já foi diferente... ele pede a senha do Chaveiro Padrão. A questão é que eu não cadastrei senha nenhuma como chaveiro padrão, apenas a senha de login, que não serve.

Já tentei a parada de alterar a senha de login para algo em branco e não funciona. tô perdidão e precisando urgente abrir o google chrome e resolver coisas do trampo pra ontem

valeu

Resposta curta.

Basta instalar o pacote libpam-gnome-keyring:

Código: [Selecionar]
sudo apt install libpam-gnome-keyring -y
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:PROBLEMAS DE INICIANTE - Chaveiro Padrão
« Resposta #122 Online: 13 de Fevereiro de 2024, 23:25 »
Galera, to usando o Ubuntu 20.04, minha primeira vez com o Linux.

a parada é que não consigo usar o Google Chrome. Já pesquisei aqui no fórum, no google, não achei nenhuma solução.
O notebook é novo, quando liguei ele a primeira vez usei o chrome suave, acessei meus e-mails de trabalho que estão vinculados com a google e deu tudo certo.
A segunda vez que liguei o computador já foi diferente... ele pede a senha do Chaveiro Padrão. A questão é que eu não cadastrei senha nenhuma como chaveiro padrão, apenas a senha de login, que não serve.

Já tentei a parada de alterar a senha de login para algo em branco e não funciona. tô perdidão e precisando urgente abrir o google chrome e resolver coisas do trampo pra ontem

valeu

Resposta longa.

PAM significa Pluggable Authentication Modules ("Módulos Conectáveis de Autenticação"): consiste em uma biblioteca - o arquivo libpam.so - que utiliza outros arquivos (denominados módulos) para automaticamente conectar programas a "chaveiros" (keyrings ou "repositórios de senhas").

Exemplo: o Google Chrome quer saber se você que está abrindo o Google Chrome realmente é quem você diz ser, e para isso o Google Chrome precisa consultar sua conta de usuário logado e a respectiva senha dessa conta, armazenados no Linux (esse par é acessado pelo módulo pam_unix, que descriptografa o conteúdo do arquivo /etc/group e também o do arquivo /etc/passwd para fazer essa verificação).

Se o PAM estiver instalado no Linux e também existir um módulo instalado que permita ao Google Chrome enviar esse pedido a esse módulo por intermédio do PAM, vai ocorrer a seguinte sequência: Google Chrome envia o pedido para libpam.so, que repassa esse pedido ao módulo PAM respectivo (neste exemplo, a biblioteca acessa o módulo pam_unix), que então consulta seu usuário e senha naqueles 2 arquivos que mencionei e repassa essa informação-confirmação para o Google Chrome, que então "libera" seu acesso aos recursos desse navegador.

Esquema do que descrevi no parágrafo anterior (imagine, por exemplo, que o programa gdm é o Google Chrome e que ele quer confirmar seu usuário e senha no recurso Unix/Linux ali do esquema):


Como o Ubuntu Linux utiliza o chaveiro (keyring) do Gnome, e como o pacote libpam-gnome-keyring contém um módulo que permite que a biblioteca PAM automaticamente acesse esse chaveiro, se você instalar esse pacote o que vai acontecer é que, toda vez em que o Google Chrome necessitar confirmar seu usuário e senha, ao invés de o gerenciador de janelas lhe mostrar uma janela solicitando a senha de abertura do chaveiro, essa solicitação do Google Chrome será enviada à biblioteca PAM, que redirecionará esse pedido àquele módulo, que então obterá suas credenciais (usuário e senha, inclusive suas informações de grupos e respectivas permissões) e as repassará (via PAM) ao Google Chrome. Isso validará sua identidade (via chaveiro do sistema) no Google Chrome e o navegador então lhe dará acesso aos recursos dele (navegador).
Yuri Sucupira ("Sampayu")