Autor Tópico: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10  (Lida 39754 vezes)

Offline Wadrox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #15 Online: 30 de MAR?O de 2012, 13:53 »
Fiz essas modificações no arquivo /etc/profile e funcionou direitinho. Mas agora temos outro problema: Como proteger o conteúdo do arquivo para que ninguém veja nosso login e senha?  ???

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #16 Online: 30 de MAR?O de 2012, 14:37 »
você pode colocar os parâmetros em um arquivo que tenha permissão 0700 e pertença ao root. Pode inclusive usar o diretório /etc/profile.d pra colocar o script; teoricamente qualquer arquivo colocado lá vai ser lido e executado pelo sistema automaticamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucio Scaranaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2012, 22:34 »
Olá, estou, aparentemente, com os mesmos problemas do colega acima, porém sou iniciante no Ubuntu (11.10) e não consegui compreender como solucionar meus problemas:
1 - Não consigo actualizar meu sistema operacional há 24 dias nem pelo gerenciador de actualizações nem pelo terminal;
2 - Não consigo instalar nenhum software;
Quando tento, pelo Terminal ele carrega até 31% e depois falha. Quando tento pelo Gerenciador aparece uma mensagem dizendo que há problemas com minha internet, porém utilizo-a normalmente para todas as outras atividades.
Não consegui entender como "criar um arquivo" na pasta /etc/apt.conf.d/00proxy.

Agradecerei muito se puderem me orientar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2012, 00:09 »
Citar
Não consegui entender como "criar um arquivo" na pasta /etc/apt.conf.d/00proxy.

Não é "criar um arquivo na pasta", é pra cria esse arquivo, de nome "00proxy", na pasta "/etc/apt/apt.conf.d".

Acredito que no mesmo post onde eu sugeri para criar esse arquivo, tenha passado o comando para criar o arquivo, não? Se não passei, passo agora.

gksudo gedit /etc/apt/apt.conf.d/00proxy

Isso vai abrir um editor pra que você possa criar o arquivo e digitar o conteúdo apropriado.

Vc pode também usar o comando abaixo, que pode ser um pouco mais difícil de usar.

echo -e 'Acquire::HTTP::Proxy "http://usuario:senha@endereço:3128/"\nAcquire::FTP::Proxy "http://usuario:senha@endereço:3128/"\n' \
| sudo tee /etc/apt/apt.conf.d/00proxy
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucio Scaranaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2012, 00:46 »
Olá.
Consegui abrir o editor que você disse, porém ainda estou com dúvidas com relação ao passo-a-passo do processo, pois a linguagem utilizada é muito técnica e não tenho experiência nenhuma com programação. Você poderia colocar o passo-a-passo para mim até a conclusão do processo todo?

Grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2012, 01:37 »
Eu acabei de fazer isso, amigo. O comando de baixo já te entrega o arquivo pronto, só precisa substituir "usuario", "senha" e "endereço" pelos valores corretos.
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 01:48 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucio Scaranaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2012, 17:10 »
Tentei ambos os comandos substituindo usuário, senha e endereço, porém aparece a mensagem: comando não encontrado.

Offline rairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração de Proxy e Autenticação - Ubuntu 11.10
« Resposta #22 Online: 03 de Julho de 2012, 07:45 »
amigo, faltou configurar a linha

alias wget="wget --proxy-user=<seu usuário> --proxy-passwd=<sua senha>"

onde usuário é o seu usuário do proxy.