Porque não adiconar o root no sitema?

Iniciado por Brodovisk, 01 de Dezembro de 2011, 07:25

tópico anterior - próximo tópico

Brodovisk

Entendo que o que talvez não seja projetado para adicionar , mais qual o problema nisso?
Fica  vulnerável?
Instabilidade no sistema?
Qual seria o mau nisso?
Muitas vezes tipo para fazer algumas alterações no painel da nvidia pede para ser usado como root?
Como faço nesses casos?
Adiciono e removo novamente ou abro o terminal de uso sudo nvidia-settings ?
Desde já agradeço os comentários.

clcampos

É uma questão de segurança, isso já foi discutido milhões de vezes, talvez se você pesquisar (eu mesmo já postei em vários tópicos) vai ver a discussão inteira e entender melhor.

Mas basicamente é segurança, quando menos se usar o root, menor a chance de um programa malicioso usar os direitos do usuário (root) e ter poder para fazer o que quiser no sistema.

Não sinto falta do root. Se precisa dos direitos de root no terminal você pode usar o sudo:

Citação de: Exemplosudo nvidia-settings

Agora se for no ambiente gráfico. Exemplo, você quer executar o programa anterior, digita Alt+f2 e na janela Executar digita:

Citação de: Exemplogksudo  nvidia-settings

Se quer que o terminal fique como se estive logado como root direto (não recomendo):

Citarsudo -s

Senão é só ir colocando sudo naqueles comandos em que ele é necessário, o que normalmente não são muitos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Brodovisk

Já vi alguns topicos mais não explica claramente o que se diz ser tão perigoso , seria tipo eu estiver com um malware aqui no user e logar como root e executar sem querer +-?Ou ao mesmo tempo que libero o root tiver o malware e ele estiver só esperando o momento do login p/ pegar meus dados?
Fiquei um bom tempo sem usar ubuntu , sempre adicionei o root principalmente em outros sistemas que não usa o sudo , me desatualizei bastante quanto a malwares.
Procurei os topicos antes de postar não achei nada especifico do genero , e somente alguns dizendo não adicione o root!
Pode passar os links das discussões se estiver na mão?
Já procurei , talvez seja pela palavra que coloquei na pesquisa , porém não achei nada especificando claramente.
Obrigado pela atenção.

hugoleal85

Basicamente colega é que se você instalar um malware logado como root ele terá acesso total ao sistema, da forma que ocorre com o windows.

Já logado apenas como usuário comum se houver algum problema com malware é só apagar a conta de usuário infectada, criar uma nova e o malware foi pro espaço, seu sistema volta a ficar limpo, entendeu?

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

rruella

basicamente não tire aquilo que temos e o rwindows não, hahahhhhaaaaaaaa ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

hugoleal85

Citação de: rruella online 01 de Dezembro de 2011, 16:20
basicamente não tire aquilo que temos e o rwindows não, hahahhhhaaaaaaaa ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Exato!   ;D ;D ;D
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

clcampos

São muitos os problemas, por exemplo, você navegando na internet com o root (pesquisando para resolver um problema). Qualquer "coisa" que vier vai ter direitos de root e acesso total a sua máquina.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

zekkerj

A diferença central entre o modelo do usuário root, acessado via "su", e o modelo do usuário administrador, com poderes de sudo, é a forma como você passa a autorização aos usuários.

Digamos que vc tenha uma máquina com 10 usuários. Desses 10, 3 precisam executar tarefas de administração.

No modelo "su", você define uma senha pro root e passa essa senha pros três usuários autorizados. Vamos chamá-los de "Zezinho", "Huguinho" e "Luizinho".

Digamos agora que Luizinho foi um menino muito mau, e você decidiu que ele não pode mais mexer no sistema. Como fazer isso? Você tem que trocar a senha do root, passar essa senha pra Zezinho e Huguinho, e torcer que eles não a repassem pra Luizinho. Note também que Zezinho, Huguinho e Luizinho podem fazer tudo que o root faz, pois eles têm a senha do root.

Já no modelo "sudo", o acesso direto ao root fica bloqueado. Você não pode se logar como root, nem executar comandos com ele diretamente via "su".

Quando você quer tirar o direito de Luizinho agir como administrador, você edita um arquivo (/etc/sudoers), e puff, Luizinho não pode fazer mais nada. Zezinho e Huguinho não são afetados pela alteração.

E, a principal diferença, nesse mesmo arquivo vc pode autorizar Luizinho a fazer algumas coisas (p.ex. mexer na configuração da rede) mas não outras (p.ex. cadastrar novos usuários).

Quem usa Windows Vista e Windows 7 notou que agora o Windows pergunta a vc quando o programa tenta fazer alguma coisa que precise de direitos de administrador. Ou seja, você não é mais administrador o tempo todo. Basicamente, é o modelo "sudo" aplicado no Windows. Você só "vira administrador" na hora em que precisa ser administrador. No resto do tempo, vc é só o Luizinho, ou o Zezinho, ou o Huguinho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

clcampos

E nem é preciso editar o /etc/sudoers para dar direitos a um usuário, correto. Basta adicioná-lo ao grupo admin.

Eu nunca nem alterei o arquivo /etc/sudoers até hoje, por incrível que pareça não precisei.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

zekkerj

Com certeza!

A edição do arquivo é mais pra fazer aqueles "truques" avançados, tipo, Fulano pode executar este programa, Beltrano pode executar aquele.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Lembrei de outra coisa interessante do sudo: ele só funciona em um terminal. Significa que se vc tentar executá-lo em um script, ou em um processo aberto a partir de um serviço, ele não vai funcionar.

O objetivo é simples: se algum processo de sua máquina for invadido, o invasor não vai poder usar o seu sudo, a que você tem direito, pra virar root.

Tudo isso é parte de uma estratégia coordenada de defesa, pra tornar o mais difícil possível que um invasor consiga fazer escalada de direitos em sua máquina.

garfo

E também com o sudo fica mais simples no caso da senha, pois você precisa decorar só uma senha ao invés de duas (uma pro usuário e outra pro root, como acontece no Debian e CentOS que usam o 'su').  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Brodovisk

Ah entendi ,eu sempre uso da forma que o clcampos disse no 3º post por ser um pc home. (adiciono o root,porém deixo ele lá quieto).
No caso que o zerkkerj diz é tipo , eu usar o serviço de ssh para acessar o sistema de um pc que só tenha o sudo sem senha de root definida?(ele não vai responder pq o sudo só executa via terminal , este seria o segredo da defesa?).Sempre adicionei com medo de deixar sem , e nego chegar lá e meter um sudo passwd root e o bixo entrar , aí lascou de vez , mais se só executa via terminal creio que seja isso que eu estava procurando saber.
Essa que é a dúvida , o pq desta artimanhã , quanto a navegar é lógico nunca abro o root com nada aberto junto , principalmente navegador.
Obrigado pelas explicações pessoal agora ficou bem claro!

zekkerj

SSH é um terminal.

Mas um serviço não é. Por exemplo, o servidor MySQL. Se o invasor corromper o servidor MySQL, não vai poder disparar o sudo lá de dentro.

clcampos

Só um detalhe, apesar de ter falado do sudo -s não recomendo seu uso indiscriminado. Já vi pessoas no fórum com problemas de permissão porque usou o sudo onde não deveria, o comando criou arquivos de configuração no diretório do usuário (/home/nome-do-usuário) e depois o aplicativo não rodava porque não tinha direitos de acesso aos arquivos de configuração (aqueles iniciados com ponto).

Tome cuidado com isso.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!