Linux subindo em participação em usuários desktop.

Iniciado por Ioca100, 28 de Novembro de 2011, 08:53

tópico anterior - próximo tópico

Dionnatan

Ainda acho que o Linux nos Desktops tem futuro, se sou otimista ou sonhador não sei,
acho que nesses ultimos tempos, as principais distros sofreram algumas mudanças mais drasticas
em termos de interface grafica, o que não fez nenhum linuxer deixar de usar o linux, mas pode ter
feito algumas pessoas esperarem um pouco mais para mudarem de sistema.
Nos proximos anos, o gnome 3 e o unity ficarão mais polidos e isso deve melhorar cada vez mais.

rjbgbo

Citação de: uruburei online 28 de Novembro de 2011, 16:24
Graças ao linuxmint que vem puxando muita gente do windows para o linux. :D

é mesmo é?
agora mesmo estava vendo um um link do olhar digital, que recebo via newsletter que assino, sobre essa 'queda' do ubuntu: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ubuntu-perde-popularidade,-ficando-em-4-lugar-entre-os-sistemas-com-base-linux

olha só a imagem:

nela o ubuntu perdeu terreno para o open suse o fedora, mas esses já estão caindo e o ubuntu subindo
naturalmente a novidade do lançamento dos dois; o fato deles estarem usando o gnome3, que também ainda está cru; fora a tradicional, contrariedade e dificuldade de rodar o unity e certos pcs, lembrando que o unity não passa de um theme de interface; curiosidade de certos usuários de linux, principalmente os iniciantes e aqueles meta testadores.

quanto a essa liderança do linux mint, eu até gosto dessa distro, mas ela não passa de um ubuntu e de um debian personalizado. lá não se tem engenharia nenhuma, é mera cópia dos outros. inclusive, aqui o fórum foi obrigado a abrir um suporte para eles, porque quando se precisa de suporte é para o ubuntu, que todos correm.

como a pesquisa mostra, depois de um tempo de experiência muitos voltam para o ubuntu com o rabinho entre as pernas, tendo que se render as imposições da empresa dona do ubuntu, a canonical.

eu já tive a minha fase de iniciante e testador de distro, hoje não perco mais o meu tempo, sou ubuntutero. e a única distro que me faria migrar era o debian. essas distrozinhas ai de 'comunidades de gurus' não me convencem.

devemos e muito a canonical isso sim, sem ela esse linux mint nem existiria
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Rafa Henrique

isso é apenas uma má fase do Ubuntu,

na 12.04 ele continuara sendo Lider ;)

agente100gelo

Distrowatch ranqueia baseado na quantidade de pageviews.
Não tem como mensurar a quantidade de instalação/uso de uma distro Linux.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Davidr

Pessoal, isso não é uma má fase, embora alguns queiram que seja. Mas sim, começando a focar em outras direções. No meu ver, toda essa ideia de software livre tem bloqueado o crescimento do Ubuntu e do Linux como um todo, pois existe resistência da comunidade à parcerias com empresas, como se pode ver abaixo:

CitarA participação das empresas no software livre

Na visão de Shuttleworth, a participação das empresas é vital para levar o desktop Linux a um novo patamar, e não existe um caminho que empresas que trabalhem exclusivamente com software possam seguir para passar a produzir software livre. Existe um largo "desfiladeiro coberto por espinhos" entre o mundo proprietário e o mundo das licenças livres. As empresas que nem sequer tentam seguir um rumo "mais livre" são ignoradas pela comunidade, e as que tentam dar seus primeiros passos nesse sentido são "hostilizadas" e "menosprezadas". Ou seja, as empresas têm que saltar o desfiladeiro num salto só ou enfrentar a ira dos "defensores das ideologias" da comunidade. Isso forma uma "situação perversa na qual as empresas que tentam aderir têm a pior experiência", segundo ele.
http://www.hardware.com.br/artigos/shuttleworth-empresas-software-livre/

É tudo muito bonito, software livre, liberdade, essas coisas... mas ela tem privado o crescimento do Linux, a Canonical é uma empresa com fins lucrativos, ela precisa de retorno. Penso(opinião minha) que o Ubuntu não espera muito do desktop, graças a tal liberdade, que ironicamente também tem bloqueado o crescimento, temos visto notícias de que o Ubuntu está para estar presente em tablets, smartphones e outros dispositivos...

Bom, eu vejo dessa forma.

uruburei

Citação de: rjbgbo online 28 de Novembro de 2011, 21:07
é mesmo é?
olha só a imagem:

nela o ubuntu perdeu terreno...

Calma. Mas foi bom você ter póstado esta foto como prova. O pessoal do mint foi inteligente. Também é uma boa equipe. Mas o tópico não é meu então só postei minha opinião. Abraços. :D

rjbgbo

Citação de: uruburei online 28 de Novembro de 2011, 22:39
Citação de: rjbgbo online 28 de Novembro de 2011, 21:07
é mesmo é?
olha só a imagem:

nela o ubuntu perdeu terreno...

Calma. Mas foi bom você ter póstado esta foto como prova. O pessoal do mint foi inteligente. Também é uma boa equipe. Mas o tópico não é meu então só postei minha opinião. Abraços. :D

agradeço muito ao uruburei por ter linkado o meu coment, assim fica claro ao leitor minhas observações sem serem deturpadas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alarcon

Engraçado como equívocos se repetem:

CitarEm sua última versão, o Gnome foi substituído pelo Unity, o que parece não ter agradado muitos usuários.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ubuntu-perde-popularidade,-ficando-em-4-lugar-entre-os-sistemas-com-base-linux

CitarSegundo análises, a nova versão não agrada pois o Unity foi feito para os usuários inexperientes, com um design simples, se comparado ao visual e experiência do Gnome. Podemos ver isso em comparação com o Mint, líder da lista. Ele possui uma interface parecida com a do Gnome, mas que suporta elementos como o Flash e outros programas que os usuários não querer ficar sem.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ubuntu-perde-popularidade,-ficando-em-4-lugar-entre-os-sistemas-com-base-linux

Acho que quem pretende escrever sobre informática deveria ser mais antenado, mais informado das coisas e parar de escrever impropriedades como essas.

Davidr

Citarmas que suporta elementos como o Flash e outros programas

Li isso lá, fico imaginando como um leigo encara essa informação...

Enquanto isso a gigante Microsoft reina supremo...

jorge505

Mas se minhas contas estiverem certas, se o crescimento continuar e 19% ao ano, até 2020 o Linux irá dominar 4.70% do mercado, e considerando que esse número pode aumentar mais ainda com o lançamento do WIN8 e agora que a Canonical está focando mais nos investimentos(como por exemplo por em destaque softwares pagos na central) o aumento pode ser maior ainda, uma vez que se essa queda do Windows continuar, até lá estará com aproximadamente 70%, ou seja, embora o Linux não domine entre os desks, ele será uma boa concorrente, ainda mais contando com o crescimento do MAC... É difícil fazer previsões assim, ainda mais no meio da informática, mas acredito que futuramente a divisão de SOs será mais equilibrada ;D

Rafa Henrique

Citação de: jorge505 online 29 de Novembro de 2011, 21:54
Mas se minhas contas estiverem certas, se o crescimento continuar e 19% ao ano, até 2020 o Linux irá dominar 4.70% do mercado, e considerando que esse número pode aumentar mais ainda com o lançamento do WIN8 e agora que a Canonical está focando mais nos investimentos(como por exemplo por em destaque softwares pagos na central) o aumento pode ser maior ainda, uma vez que se essa queda do Windows continuar, até lá estará com aproximadamente 70%, ou seja, embora o Linux não domine entre os desks, ele será uma boa concorrente, ainda mais contando com o crescimento do MAC... É difícil fazer previsões assim, ainda mais no meio da informática, mas acredito que futuramente a divisão de SOs será mais equilibrada ;D

Deus,te ouça  :D

Davidr

Acho que a partir de x% as empresas vejam no Linux um mercado viável. Então, surgirão mais aplicativos e jogos compatíveis com o mesmo, cada vez mais, chegando ao ponto de cada vez mais pessoas se interessarem através das vantagens apresentadas.

Mas, tem um porém. O Linux deve deixar de ser hostil aos softwares proprietários, quando esse dia chegar, haverá uma real chance de crescimento. Eu tenho certeza que o Ubuntu tende a ser favorável a isso, mas como eu havia postado a pouco(está logo acima aqui na página), existe ainda muita resistência por parte da comunidade conservadora.

jorge505

Sim sim, mas é que assim, muitos acreditam que o pessoal irá comecar a "piratear" os programas pagos para utiliza-los em uma base que tem como objetivo ser livre, mas isso depende da ética de cada um, e acredito que usuarios nao irao decepcionar, não é mesmo?

Davidr

O "piratear" é praticado a muitos anos no Windows, os desenvolvedores já se "acostumaram" com essa realidade, então acho que da parte deles não teria problema. Agora o ato de piratear quando a plataforma em questão é o Linux, tem que ver como fica na prática, uma vez que costuma-se pensar que é o reino dos hackers(ou crackers, no caso de uso mal intencionado de seus conhecimentos).
É claro que entre pagar e usar de graça a tendencia é preferir o último, embora não seja legal. Nesse caso a situação seria favorável para a maioria.

Ioca100

Usuário Linux- 449417