Autor Tópico: .  (Lida 4686 vezes)

Offline rafael09

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
.
« Online: 22 de Novembro de 2011, 12:20 »
.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 00:42 por rafael09 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2011, 12:32 »
ola

Sim, é possivel usar o Ubuntu sem placa de video, mas você só podera usar a maquina remotamente.

Porém como cita ter poucos conhecimentos de informática, isto não será uma tarefa facil para você.

Não imagine instalar e sair usando.

O melhor mesmo é comprar uma placa de video usada em bom estado.

[]'s

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2011, 12:33 »
O PC tem vídeo onboard, pelo menos? Se sim, aí é possível.
Pela configuração dada, acho melhor o Xubuntu ou o Lubuntu, que são versões mais leves do Ubuntu.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2011, 13:05 »
Se você tirou a placa de vídeo e ainda tem como espetar o monitor e usar o xp, é porque tem onboard, logo, o ubuntu também rodará.
Entenda que o xp tem 10 anos de vida, isso significa que ele tem obrigação de rodar em máquina mais antigas, o ubuntu 11.10 tem 1 mês de vida, ou seja pensado com base na atualidade dos hardwares, por isso é possível (não é certeza) que a performance dele não seja a melhor.
Se queres uma performance muito boa, siga a dica do eliseu_carvalho, ou instale o ubuntu 10.04. Qualquer um deles ficará muito bom.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2011, 14:49 »
Caro  rafael09  sobre  o  xubuntu  têm  o seguinte  vídeo  no  youtube  mostrando  o  xubuntu:  http://www.youtube.com/watch?v=gG6suh2arMM
E  tu  podes  encontrar  mais  informações  sobre  o  xubuntu  aqui:  http://wiki.ubuntu-br.org/Xubuntu-BR
E  é  só  dar  uma  pesquisada  que  encontrarás  ainda  mais  informações  sobre  o  xubuntu.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2011, 15:12 »
Esse Xubuntu é bom?
Não conheço bem. Vcs podem me passar alguns links para eu me familiarizar com ele?
Preciso de informações sobre a instalação, particionar o Hd, programas, etc.

Descobri que a tem uma placa de video onboard no meu pc.
Segundo o programa de diagnostico, aqui é uma AGP 3.0 (transfer rate 8x - Max. Suported: 8x)

Será que dá pra rodar o ubuntu com essa placa + as configurações do meu pc, ou tenho que ir de Xbuntu mesmo?
(É que li mais coisas sobre o ubuntu e já estou mais familiarizado) :)




vc pode testar,  rodando o live cd do Ubuntu.
Usuário Linux- 449417

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2011, 17:42 »
Deixe a ext4 com 12 gb e a Swap com 1,2 gb.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2011, 17:56 »
Saudações.

Vamos por partes:

Xubuntu é o Ubuntu com ambiente gráfico XFCE, que torna o Sistema mais leve e facilita para rodar em máquinas com menos recursos.
No geral, o uso do Xubuntu não será tão diferente do Ubuntu com Gnome/Unity.

/dev/sda1 ntfs = refere-se a partição onde está instalado o Window$$ no seu HD.
/dev/sda2 ext4 = partição onde será instalado o Linux.
/dev/sda3 swap = pode ser chamada de área de troca swap. Serve como reserva de memória para o computador, caso a memória RAM fique totalmente ocupada.

Sugiro que faça algumas pesquisas no seu buscador preferido quanto aos termos usados aqui (sda1, 2, 3... , HD, XFCE, GNOME, NTFS, EXT3, EXT4), pois são de grande importância para uma boa configuração da sua máquina e vão ajudar a economizar dinheiro com técnicos para fazer tarefas corriqueiras no computador.

Em um HD de 80 giga, máquina mais antiga e vídeo onboard, sugiro uma versão mais antiga do Ubuntu. Talves 10.04 ou até a 8.04.
As versões mais antigas ainda serão capazes de servir aos propósitos de uso menos exigentes e farão seu computador ter uma sobrevida maior.
Uma sugestão de particionamento, levando em conta que já tem outro Sistema instalado, e provavelmente alguns arquivos guardados lá:

50 GB para o Win.
10 GB para a partição raiz do Ubuntu
1  GB para SWAP
e o restante para /home

Talvez precise de mais informações para conseguir fazer sua primeira instalação de Linux por conta própria.
Lembre-se de fazer pesquisas sobre os termos citados.
Todo esforço de aprendizagem será recompensado com mais liberdade para você.

Estamos aqui para ajudar no que for necessário.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2011, 18:08 »
Warhead,

Muito obrigado pela ajuda.
Quero instalar o Xubunto.
Vou apagar o Win XP e ficar apenas com o linux.
Terei que fazer um backup dos meus arquivos que estão no windows para depois transferir pro Linux Xubuntu.
Estou com dúvida sobre como dividir o Hd de 80gb para utilizar apenas o linux.

valeu.




Não apague o XP agora, não, você pode precisar e vai ter mais trabalho.Espere mais até vc, realmente, poder escolher.Vá com calma e boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2011, 18:16 »
Saudações novamente.

O Ioca100 tem razão. Deixe o Win XP onde está.
Acredite, muitos dos usuários mais experientes em Linux matém Dual-boot (Win+Linux) em suas máquinas.
Os motivos são muitos para isso, desde garantir compatibilidade em qualquer ambiente onde precise usar seu equipamento até a migração mais gradual e menos dolorosa entre Sistemas.

Mas de qualquer forma, faça sim o backup dos seus arquivos. Nunca é demais ter redundância de dados guardados.

Faça o particionamento usando o live cd do Ubuntu/Xubuntu e instale em dual-boot. É fácil de usar e poderá escolher com qual Sistema iniciar em cada sessão. Quase tudo  é configurado automáticamente pelo instalador do Linux.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2011, 18:27 »
Também recomendo deixar o xp por enquanto. Idas e voltas são comuns no início.
Vá ao youtube e veja alguns vídeos sobre como instalar ubuntu 11.10. O xubuntu tem um instalador igual.
Quanto as partições, isso tem uma variedade de opções conforme o gosto. Eu recomendo deixar assim:
20 gb ntfs (windows)
12 gb (xubuntu)
1gb (swap)
Estendida
47gb ntfs (para guardar seus arquivos)
9mb vazio (o windows necessita desse pequeno espaço)
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: É possível instalar o ubuntu em um computador que não possua placa de vídeo?
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2011, 23:06 »
Meu camarada, boa noite!
Faz tempo que fiz um "manual" de como instalar o ubuntu junto com windows, ele era usado por meus educandos que queriam instalar o ubuntu.
Note que se trata da versão 9.10 (não o atualizei), porém, a parte de particionamento e instalação poderá ajudar-lhe.
Algumas imagens são diferentes, mas a ideia central é a mesma. Veja se ajuda:

http://www.4shared.com/document/_9EIg0hZ/instalao_ubuntu_910_com_window.html
Boa sorte e Muito AXÉ!!!